Gestão de pessoas: 7 dicas para incentivar o bom relacionamento entre os colaboradores

Gestão de Pessoas
Categoria: Qualidade de Vida

Entre os muitos desafios da gestão de pessoas, um dos mais importantes é promover um ambiente de trabalho em que o relacionamento entre elas seja o melhor possível.

Como você sabe, realizar esforços nesse sentido não se trata apenas de garantir um bom clima organizacional, onde todos cumprem felizes seus deveres. Ações que melhorem os índices de satisfação são capazes de afetar diretamente o desempenho, a qualidade e a produtividade das suas equipes e de toda sua empresa.

Afinal, estimular um convívio saudável entre funcionários nem sempre é uma tarefa simples. É desafiador conciliar personalidades, expectativas e interesses de indivíduos com perfis tão diferentes dentro de uma corporação. Porém, isso é algo perfeitamente viável. Utilizando recursos e estratégias adequadas, você certamente vai colher ótimos resultados.

Continue lendo e descubra como incentivar o relacionamento entre colaboradores e melhorar o meio organizacional.

Como um bom relacionamento entre funcionários traz resultados

Conseguir que as equipes atinjam performances expressivas depende, entre outras coisas, da motivação de cada profissional. É dela que vem o foco e o empenho em produzir mais e melhor. Muitos ainda acreditam que para manter indivíduos incentivados, basta oferecer consideráveis benefícios e remunerações. Claro que esses elementos contam bastante, mas nem sempre são suficientes.

Em uma pesquisa realizada pela Catho em 2014, 70% dos entrevistados disseram que a boa convivência entre colegas de serviço é o principal fator que os mantêm estimulados.

Isso mostra que benefícios e remunerações podem ser primordiais para atrair e até mesmo reter os melhores talentos. Porém, no dia a dia, um dos aspectos que mais faz a diferença para a motivação e o alto desempenho é o ambiente de trabalho e o relacionamento do grupo.

Gestão de pessoas a serviço do clima organizacional

Certamente você deve conhecer vários exemplos de situações e atitudes que afetam o clima dentro de sua companhia. Assim como sabe que grande parte disso é influenciado pelo modo como os colaboradores se relacionam entre si e, principalmente, com a empresa. Nesse sentido, a gestão de pessoas tem um papel essencial no processo de desenvolvimento desses vínculos.

A partir dela é possível colocar em prática ações estratégicas de comunicação interna que fortalecem pilares importantes como confiança, engajamento e transparência. Juntos, eles promovem o sentimento de pertencimento, algo que favorece os funcionários a conviverem melhor. Com isso, passam a se reconhecer como parte de um time e são direcionados a um propósito comum.

Algumas posturas são necessárias para conseguir isso. Veja a seguir sete dicas fundamentais:

1. Entenda as insatisfações e expectativas

A primeira coisa que você deve fazer é compreender quais são os desejos, insatisfações e expectativas dos membros da sua equipe. É preciso ter em mente as sugestões e os desconfortos de cada um e, em seguida, estabelecer prioridades que vão ajudar a melhorar o clima e a relação entre todos.

Para isso, vale investir em pesquisa interna ou simplesmente conversar com os profissionais, ouvindo seus pontos de vista, aspirações e queixas.

2. Mostre-se próximo e disponível e estimule isso nas lideranças

Você e os líderes da organização devem estar sempre acessíveis para que os colaboradores possam tirar dúvidas, dividir inseguranças ou fazer reclamações. Essa é uma ótima forma de criar um sentimento de confiança. Esteja disponível e deixe isso transparecer.

Também é relevante manter-se próximo aos times e falar com todos. Uma maneira de aplicar isso é separar um dia da semana para almoçar com alguém da equipe ou reservar um horário diário para uma pausa para um café, sempre com alguém diferente. Nesses encontros, você deve ouvir o que eles têm a dizer, conhecer seus interesses, projetos e dificuldades.

3. Dê feedbacks constantes e valorize o trabalho de todos

Procure oferecer feedbacks regularmente e deixe claro que estes podem ser pedidos por qualquer um e a qualquer momento. Muitas vezes, as pessoas se sentem inseguras sobre como estão lidando com os desafios e ter um retorno sobre o desempenho ajuda a direcionar melhor o foco.

Mesmo em companhias com políticas de feedbacks regulares, o intervalo entre um e outro pode ser bem grande. O resultado é que alguns funcionários são obrigados a esperar para saber como se saíram em um projeto específico ou como resolver algum obstáculo momentâneo.

Além disso, valorize o esforço do time sempre que possível. Dê créditos às conquistas, elogie boas performances e realize isso de jeito a agregar aos profissionais. Isso eleva a autoestima e faz com que eles se sintam parte importante dos ganhos do negócio.

4. Trate todos da mesma forma e nunca exponha as pessoas

Se tiver que discutir algum problema ou tema delicado, ou mesmo dar um feedback negativo, procure fazê-lo de maneira privada. Não exponha os colaboradores na frente dos colegas nem comente com outros o que foi discutido em particular.

Também é fundamental que todos se sintam tratados igualmente, não importando o cargo que ocupam. Uma das coisas que mais prejudicam o desenvolvimento da confiança e de um clima organizacional positivo é a sensação de que há privilégios.

5. Dê liberdade para a execução do trabalho

Embora a pressão e a cobrança constante façam parte de qualquer cenário competitivo, é necessário dosar o nível de interferência e supervisão de certas tarefas.

Principalmente, é preciso deixar que os funcionários se sintam à vontade para executarem suas atividades da maneira que acharem mais produtivas. Afinal, o primordial é que a entrega seja dentro do prazo e com a qualidade esperada.

Por isso, várias vezes vemos alguém cumprindo tarefas de uma forma muito diferente de como faríamos e temos de lidar com o impulso de interferir. Naturalmente, sinta-se livre para sugerir um caminho mais eficiente, mas sempre de um modo não impositivo, como se fosse uma sugestão amigável.

6. Crie eventos sociais periódicos

Patrocinados ou estimulados pela empresa, pequenos eventos sociais que reúnam as equipes informalmente são ótimos para incitar os relacionamentos. Podem ser almoços, happy hours, churrascos ou celebrações típicas, como Halloween ou festas juninas. O importante é promover momentos descontraídos onde todos possam conversar e fortalecer a amizade.

Nesses eventos, é significativo que as lideranças também participem, pois a presença de todos os níveis hierárquicos ajuda a aproximar ainda mais os indivíduos.

7. Mantenha os colaboradores motivados

Elabore estratégias que consigam manter a motivação alta. Premiações e recompensas costumam ajudar. Aqui, o essencial é reconhecer o serviço duro e fazer com que aqueles que tiveram os melhores desempenhos se sintam valorizados.

Considere prêmios em bônus e viagens, cursos e treinamentos, ingressos para shows e qualquer outra ideia criativa que esteja em sintonia com o time.

Investir na gestão de pessoas, promover entrosamento, respeito e amizade, além de proporcionar boas condições de trabalho, é uma fórmula que sempre traz bons resultados. Gostou desse artigo? Então compartilhe-o nas suas redes sociais. Além de disseminar conhecimento para outros profissionais, você ainda mostra que é antenado em informações úteis.

Gostou do artigo? Leia também:

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Qualidade de Vida
Sentimentos e emoções: entenda tudo sobre esses conceitos

Sentimentos e emoções: entenda tudo sobre esses conceitos Por: Christine Ornelas

Os sentimentos são a percepção que cada pessoa tem sobre as suas próprias emoções. É algo mais subjetivo, porém, percebido de maneira consciente. Basicamente, é o sentido que cada...
Qualidade de Vida
Terapia: entenda a importância e qual a mais indicada para você

Terapia: entenda a importância e qual a mais indicada para você Por: Paola Sobral

A busca pelo equilíbrio emocional e mental é uma jornada fundamental na vida das pessoas. Nesse caminho, a terapia (online ou presencial) emerge como uma ferramenta valiosa. Afinal, ela...
Qualidade de Vida
Paralisia do sono: entenda o que é e como evitar

Paralisia do sono: entenda o que é e como evitar Por: Felipe Alvares

Causada, principalmente, por traumas, estresse e outros transtornos psiquiátricos, a paralisia do sono pode ser evitada. Uma das maneiras é manter a saúde mental em dia. Esse distúrbio consiste...
Qualidade de Vida
Endorfina: tudo sobre esse hormônio e como aumentar

Endorfina: tudo sobre esse hormônio e como aumentar Por: Luíza Terra

Embora a sensação de bem-estar envolva nossas emoções, ela está relacionada a eventos químicos que acontecem em nosso organismo. Para que uma pessoa se sinta bem, seu cérebro precisa...
Qualidade de Vida
Narcisismo: entenda tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista

Narcisismo: entenda tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista Por: Paola Sobral

O narcisismo é um transtorno de personalidade que leva o indivíduo a ter um comportamento arrogante, insensível e manipulador. O narcisista acredita ser especial e superior, com direitos especiais....
Qualidade de Vida
Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve?

Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve? Por: Luíza Terra

A partir de Auriculoterapia é possível tratar diversos problemas que afetam a saúde do ser humano, a partir de um mapa de pontos no pavilhão auricular. Nesse sentido, a...
Qualidade de Vida
LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla

LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla Por: Felipe Alvares

A sigla LGBTQIAPN+ representa diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Por ser mais abrangente, ela acolhe uma quantidade maior de pessoas. Também substitui as siglas GLS e LGB,...
Qualidade de Vida
Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente

Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente Por: Paola Sobral

O significado de resiliência vem da física, que significa a capacidade de um material voltar ao seu estado original após sofrer alguma deformação. No campo da Psicologia, se refere...
Qualidade de Vida
Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão

Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão Por: Anderson Rodrigues

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde graduado em fonoaudiologia. Ele auxilia pessoas de todas as idades no desenvolvimento ou no restabelecimento de funções e habilidades relacionadas...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Luíza Terra

      Coordenadora de Marketing BeeCorp | Relações Públicas e Especialista em Marketing Digital

      3 Comentários

      1. […] A competitividade exacerbada e a busca intensa por resultados criam um ambiente propício para a ocorrência do estresse no trabalho. Vários fatores contribuem para agravá-lo, como atritos entre os profissionais, o que pode comprometer o relacionamento entre colaboradores. […]

      2. […] depressão e outros problemas psicológicos que comprometem a qualidade das atividades e o relacionamento entre as equipes de […]

      3. […] empresas precisam promover a felicidade no ambiente de trabalho. Essa também é uma estratégia da gestão de pessoas para um bom relacionamento entre os colaboradores, e pode fazer a diferença para melhorar a produtividade da […]

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo