Metaverso: entenda por que todo mundo está falando sobre e como utilizar na empresa

Metaverso: entenda por que todo mundo está falando sobre e como utilizar na empresa
O que é o metaverso?
Quais são os impactos e desafios do metaverso para o RH?
Como promover qualidade de vida na empresa com o metaverso?
Categoria: Qualidade de Vida

O mercado tende a mudar bastante com os impactos de cada grande inovação tecnológica que surge. Pense em como a popularização da internet, especialmente a navegação móvel, afetou a forma como buscamos produtos, serviços e informação. E isso já está acontecendo mais uma vez com a chegada do metaverso, a nova onda da transformação digital.

Diante do investimento que Mark Zuckerberg fez para construir uma infraestrutura, desenvolver a tecnologia e até mudar o nome oficial de sua empresa de Facebook para Meta, as expectativas são altas. Esse novo mundo deve afetar também o modo como as empresas trabalham, incluindo o setor de Recursos Humanos, ‘ e a qualidade de vida dos profissionais.

Acompanhe e entenda quais mudanças o metaverso deve trazer para o setor de RH.

O que é o metaverso?

Já viu aqueles filmes ou desenhos de ficção científica em que os personagens são seres virtuais ou pessoas que interagem em um mundo virtual? Em vez de existirem só como seres físicos, eles têm avatares para representá-los nesses ambientes digitais.

O metaverso é um desses ambientes. Ele simula um ambiente real utilizando realidade virtual, onde você pode interagir com outros usuários e configurar o ambiente de formas diferentes. Não é como um ambiente isolado de um jogo, mas sim um espaço com regras próprias, que funciona usando criptomoedas, NFTs e outros recursos de blockchain.

À medida que esse conceito ganha maior tração, mais empresas criam seus espaços dentro do metaverso e fazem negócios lá. Consequentemente, muitos profissionais também passam a organizar o seu trabalho de acordo com esse espaço.

Quais são os impactos e desafios do metaverso para o RH?

Esses ambientes digitais prometem mudar drasticamente a maneira como negócios atuam e como o mercado funciona. Conforme um estudo feito pela Accenture em 35 países, mais de 70% dos líderes de negócios e de tecnologia esperam um impacto positivo do metaverso nas suas organizações. Já 42% classificam o recurso como revolucionário e transformador.

Porém, há muitos pontos e desafios a serem observados no que se refere ao trabalho nas empresas, especialmente na gestão de RH. Conheça alguns dos principais.

Fortalecimento do trabalho híbrido

Com a pandemia, as empresas foram obrigadas a implementar o modelo de trabalho home office, em que os colaboradores cumpriam suas funções de casa por meio da internet. Porém, mesmo com o retorno à normalidade, esse padrão se manteve, ainda que em parte.

Com a ampliação do acesso à internet de qualidade, a tendência é que o trabalho híbrido se torne a norma em vários setores. E a presença do metaverso é mais um incentivo para as empresas se organizarem dessa forma.

Mudanças nas normas e nos valores das empresas

A tecnologia também afeta a ética nas empresas. Afinal, o que é considerado uma infração ou uma norma vai depender das necessidades da equipe, de seus objetivos e dos recursos disponíveis. Novas tecnologias também tendem a modificar os valores cultivados em uma organização.

Acompanhar essas mudanças é fundamental para o setor de RH, pois elas afetam diretamente o bem-estar e o engajamento dos funcionários. O mais importante é saber quais qualidades precisam ser reforçadas com esse novo modelo de trabalho e como manter a coesão da equipe.

Programas de treinamento ampliados

Recursos de realidade virtual são excelentes para promover treinamentos imersivos e muito mais detalhados. No lugar de pensar apenas na teoria de algum sistema, é possível colocar o colaborador em uma simulação mais concreta. Por exemplo, na operação de uma máquina ou ao lidar com situações comuns do dia a dia.

O metaverso promete revolucionar a forma como as empresas realizam treinamentos. A combinação dos recursos digitais, além de dar a possibilidade de ministrar esses treinamentos de qualquer lugar, aumenta bastante as opções do setor na hora do planejamento.

Novas maneiras de gerir o tempo

A gestão do tempo é um dos principais desafios da modalidade home office — e deve se tornar ainda mais evidente com a introdução do metaverso. Quando muitas tarefas podem ser realizadas a distância, a tendência é que a flexibilidade de horário ganhe maior prioridade. Com isso, também vem a questão de como distribuir o tempo de trabalho.

Recrutamento e seleção adaptados

Se muitas equipes atuam integralmente em home office ou outras formas de trabalho remoto, há menos restrição sobre a localidade de cada profissional contratado. Isso significa que a empresa pode buscar colaboradores em outros estados ou mesmo países, sem perder produtividade.

No entanto, para darem certo, os processos de recrutamento e seleção devem acompanhar essas mudanças. Os critérios de contratação, assim como as ferramentas de avaliação, precisam usar ao máximo os recursos disponíveis nos ambientes de realidade virtual.

Suporte tecnológico disponível para a equipe

Ainda há muitos lugares em que a infraestrutura não está pronta para lidar com esse tipo de tecnologia. Seja por não haver conexão de internet de qualidade, seja pela empresa não ter todo o poder de processamento necessário. É preciso fornecer esses recursos para os colaboradores antes que eles possam utilizar essas ferramentas plenamente.

Como promover qualidade de vida na empresa com o metaverso?

Existem boas formas de usar o metaverso para promover bem-estar e qualidade de vida à equipe, tanto no trabalho presencial quanto no remoto. Veja algumas das principais opções à sua disposição.

Ambulatório virtual

Promover a saúde da equipe é fundamental tanto para o desempenho nas atividades quanto para o seu bem-estar e engajamento. Por isso, muitas empresas incentivam os colaboradores a buscarem assistência médica sempre que necessário.

Uma das possibilidades de aplicação do metaverso é o ambulatório virtual. Por meio dele, é possível realizar triagens, marcar atendimentos e, quando necessário, prestar assistência médica remota.

Centro de bem-estar virtual

Práticas de bem-estar, como meditação, pilates, yoga e ginástica laboral, são muito úteis para quem tem uma vida e um trabalho majoritariamente sedentário. E você pode promovê-las com um centro de bem-estar virtual. É uma boa forma de incentivar a equipe a cultivar uma boa saúde física e mental.

Há grandes expectativas sobre o metaverso e seus impactos nos negócios, especialmente no setor de Recursos Humanos. Se bem utilizado, ele pode proporcionar mais qualidade de vida aos colaboradores, assim como saúde e bem-estar.

Quer continuar acompanhando nossas novidades? Então siga-nos no LinkedIn agora mesmo!

Assine nossa newsletter

    Autor
    Felipe Lacerda

    Fundador e CEO BeeCorp | Escalou a BeeCorp para todo o Brasil, contabilizando mais de 900 clientes e 1 milhão de colaboradores beneficiados.

    Preparado para transformar pessoas e negócios?
    O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
    Fale com nossos especialistas
    x

    Solicite uma proposta







      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo