Descubra como o nutricionista pode ajudar no desempenho profissional

Alimentação saudável e desempenho
Atendimento nutricional na empresa
Formas de oferecer
Categoria: Saúde

O desempenho profissional dos colaboradores pode estar bem abaixo do que poderia ser e há uma razão para isso: uma alimentação não adequada, tão comum nos tempos modernos. Para avaliar cada caso e promover as orientações necessárias em prol de uma alimentação saudável, o nutricionista é o profissional apropriado.

Considere que, além de avaliar sua equipe, uma consultoria nutricional permite orientar, definir cardápios e realizar o acompanhamento especializado dos resultados alcançados. Sua empresa pode avançar na qualidade dos benefícios oferecidos e ser reconhecida por isso, além de apresentar melhores respostas na atuação da equipe.

Continue a leitura e descubra como o nutricionista pode ajudar no desempenho profissional.

Alimentação saudável e desempenho

O termo saúde traz um conceito amplo que envolve bem-estar físico, mental e social. Quando se fala em alimentação saudável, a referência não deve ser apenas a maneira de se alimentar.

Na verdade, deve ser levado em conta o tipo de alimento, a quantidade ingerida e a distribuição ao longo do dia, entre outras considerações pertinentes. Nesse caso, a forma e o conteúdo são essenciais para que a alimentação seja saudável.

No âmbito ocupacional, a alimentação saudável dos colaboradores está diretamente relacionada à sua capacidade de apresentar um bom desempenho nas respectivas atribuições. Pessoas com alimentação inadequada podem apresentar excessos ou carências de determinados nutrientes, o que reflete em sua saúde e em seu rendimento profissional.

Quando se trata de excessos, facilmente podem advir o sobrepeso, a obesidade e os riscos à saúde envolvidos com essa condição. Assim, dores nas articulações, pré-diabetes e cardiopatias estão entre os efeitos mais sérios do sobrepeso. Todos reduzem a capacidade de trabalho e provocam perdas no desempenho.

Por sua vez, a alimentação não saudável, em razão de carências nutricionais que apresenta, pode provocar o enfraquecimento, a perda de concentração e maior suscetibilidade às doenças, especialmente as infecciosas. Também nesse caso, o resultado é constituído por redução no rendimento e ausências frequentes.

Efeitos da alimentação inadequada

Como você pode ver, a adoção de hábitos alimentares inadequados pode induzir a pessoa a situações que colocam em risco sua saúde, tanto no curto quanto no longo prazo. Aquelas condições de excesso de carboidratos, por exemplo, ou de deficiência em determinadas vitaminas e minerais (ou outros nutrientes necessários), podem comprometer a qualidade e o desempenho do colaborador.

Assim, considere os principais efeitos possíveis sobre o próprio colaborador e na organização onde labora, resultantes do hábito de uma alimentação inadequada, conforme mostrados a seguir:

  • perda de concentração nas atividades;
  • perda de engajamento;
  • perda de proatividade;
  • aumento no quadro de distúrbios de saúde;
  • aumento do absenteísmo;
  • ocorrência de afastamentos;
  • redução na produtividade.

Atendimento nutricional na empresa

No ambiente corporativo, o atendimento nutricional pode ser realizado para a empresa como instituição, assim como para cada colaborador, e se constitui em ótima ferramenta para a construção do bem-estar no trabalho. O atendimento propriamente dito é personalizado, uma vez que envolve as características e os hábitos de cada pessoa.

O principal aspecto envolvido diz respeito à reeducação alimentar. No entanto, avaliações prévias, recomendações para adequação da alimentação e um acompanhamento especializado constituem a base do atendimento nutricional na empresa.

Como funciona

Como você viu, o atendimento nutricional é realizado por um nutricionista e dirigido a cada colaborador individualmente, de modo totalmente personalizado. Assim, uma primeira entrevista com o indivíduo permite fazer uma avaliação inicial da situação do colaborador.

Nessa primeira abordagem, o profissional de nutrição pode levantar informações a partir de medidas como:

  • aferição das condições corporais atuais (peso, altura, circunferência);
  • avaliação da situação de saúde (existência de doença crônica, presença de algum sintoma);
  • levantamento do histórico de saúde;
  • avaliação dos hábitos alimentares (tipo de alimentação, quantidade, periodicidade);
  • verificação de prática de alguma atividade física;
  • verificação da existência de alguma necessidade específica.

Dispondo desses dados, o nutricionista pode proceder às orientações com vistas à reeducação alimentar do colaborador, indicando a melhor composição da alimentação e a forma mais adequada de adotá-la. Nesse sentido, pode definir ainda uma periodicidade para se realizar um acompanhamento posterior.

Benefícios do atendimento

O atendimento nutricional na empresa facilita para o colaborador a orientação que precisa para aprimorar sua alimentação, para promover uma mudança de hábitos e, quando pertinente, corrigir alguma deficiência apresentada. Dessa forma, inicia um processo de reeducação alimentar que visa à melhoria da saúde.

Ao mesmo tempo, permite maior disposição ao indivíduo e, com isso, uma melhora em sua autoestima. Assim, em pouco tempo o colaborador poderá usufruir de uma sensação de bem-estar que caracteriza a vida mais saudável.

Para a empresa, esses resultados representam ótimas notícias, uma vez que se traduzem em melhores desempenhos individuais, menos absenteísmo, respostas mais efetivas e melhoria nos resultados. Além de trazer benefícios dessa natureza, fortalece os esforços por aprimorar a qualidade de vida na empresa.

Todo esse conjunto permite mais facilmente a retenção dos talentos da empresa. Além disso, melhora a imagem da organização pelo cuidado que dedica ao bem-estar profissional.

Formas de a empresa oferecer atendimento nutricional

A empresa pode disponibilizar atendimento nutricional para os seus colaboradores, de modo a oferecer uma avaliação das condições, dos hábitos alimentares e promover a orientação necessária. Nesse sentido, veja a seguir as maneiras pelas quais a organização pode promover esse cuidado.

Avaliação dos hábitos alimentares

O nutricionista pode avaliar a alimentação de um colaborador durante uma consulta em que este relata como costuma se alimentar. Assim, em razão dos alimentos tomados, dos horários, das quantidades e até mesmo das combinações, o profissional de nutrição procede às orientações necessárias.

Elaboração de cardápios

Cada colaborador é avaliado em uma consulta individualizada e, em função do diagnóstico, o profissional de nutrição pode elaborar cardápios específicos. Esses cardápios são utilizados juntamente com a orientação para a reeducação alimentar pertinente ao caso de cada um.

Acompanhamento especializado

Além da avaliação e da elaboração de cardápios, o nutricionista pode realizar o acompanhamento nutricional do colaborador, especialmente nos casos em que houver a recomendação de alguma restrição alimentar mais significativa. Com isso, garante a adoção dos procedimentos mais adequados e a verificação dos resultados alcançados pelo colaborador.

Como você pode ver, uma adequada condição nutricional é pressuposto para o melhor desempenho dos colaboradores de sua empresa. Nesse sentido, a atuação do nutricionista é indispensável para avaliação dos colaboradores, a orientação precisa para uma reeducação alimentar e o acompanhamento nutricional especializado.

Agora que você já conhece melhor a importância do nutricionista para o desempenho de sua equipe, aproveite este Guia completo para garantir a saúde dos colaboradores, um e-book para você baixar.

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Saúde
Pressão baixa: entenda como agir, sintomas e causas

Pressão baixa: entenda como agir, sintomas e causas Por: Christine Ornelas

Quando a pressão arterial se encontra abaixo dos valores considerados normais, ou seja, 9 por 6, estamos diante do que é clinicamente conhecido como pressão baixa ou hipotensão arterial,...
Saúde
Saúde coletiva: o que é, como promovê-la e atuações profissionais

Saúde coletiva: o que é, como promovê-la e atuações profissionais Por: Anderson Rodrigues

A promoção da saúde coletiva é resultado de um pensamento sistêmico relacionado à saúde da população no geral. A partir disso, um estudo abrangente investiga as doenças mais comuns...
Saúde
CID 10: o que é, como consultar, códigos e classificações

CID 10: o que é, como consultar, códigos e classificações Por: Anderson Rodrigues

A CID 10 é uma lista de códigos que classifica doenças e condições médicas em categorias. O objetivo é padronizar a nomenclatura das patologias para facilitar a identificação delas...
Saúde
Lombalgia (dor lombar): causa, sintomas, diagnóstico e tratamento

Lombalgia (dor lombar): causa, sintomas, diagnóstico e tratamento Por: Alice Araujo

Se você nunca teve lombalgia, certamente conhece alguém que já sofreu por causa dela. Segundo estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), nada menos que 80 a cada 100...
Saúde
Febre: o que é, causas, sintomas e mais!

Febre: o que é, causas, sintomas e mais! Por: Anderson Rodrigues

A febre é uma alteração comum associada a várias doenças. Infecções, estresse, viroses, entre outros problemas de saúde, como dor de cabeça intensa, podem ocasionar o aumento da temperatura...
Saúde
Ansiedade: quais são os sintomas e como controlar

Ansiedade: quais são os sintomas e como controlar Por: Paola Sobral

Essa sensação natural é um estado de angústia caracterizado pela sensação de medo, insegurança e incerteza. A ansiedade desencadeia diversos sintomas, como excesso de preocupação, pensamento acelerado, insônia, fobias,...
Saúde
Checkup: o que é feito, quais são os exames e frequência indicada

Checkup: o que é feito, quais são os exames e frequência indicada Por: Anderson Rodrigues

Muitas pessoas ainda costumam procurar o médico apenas quando estão doentes. No entanto, o ideal é que todos façam um checkup periódico para monitorar sua saúde, a fim de...
Saúde
Psicologia: áreas de atuação e o que faz um psicólogo

Psicologia: áreas de atuação e o que faz um psicólogo Por: Paola Sobral

A Psicologia se refere ao estudo do comportamento humano e sua relação com o meio. Ela se ramifica em diversas áreas específicas, como Psicologia Ocupacional, Comportamental, do Esporte, Clínica,...
Saúde
ASO: esclareça as principais dúvidas sobre o Atestado de Saúde Ocupacional!

ASO: esclareça as principais dúvidas sobre o Atestado de Saúde Ocupacional! Por: Anderson Rodrigues

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é um documento que comprova quando o trabalhador tem a condição de saúde adequada para executar certas funções. É uma exigência para todos...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Anderson Rodrigues

      Médico do Trabalho e Especialista em Ergonomia, Perícia e Gestão de serviços de saúde

      3 Comentários

      1. […] consegue ser menos abalado pelas investidas que o estresse promove no equilíbrio da saúde. A orientação de um nutricionista na empresa costuma ser muito bem […]

      2. […] Além de ajudar a melhorar a saúde mental, essa prática poderá reduzir a incidência de outras doenças, como pressão alta e diabetes. Nesse sentido, é essencial complementar com orientações direcionadas para uma reeducação alimentar. […]

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo