O nutrólogo é o especialista que auxilia as pessoas a terem mais equilíbrio na saúde por meio da alimentação. Trabalha com reeducação alimentar, mantendo o foco na prevenção e no tratamento de doenças. Também diagnostica e receita medicamentos conforme a necessidade de cada um.
Por isso, a atuação desse profissional é mais ampla quando comparada à do nutricionista. Ela vai além da recomendação de uma alimentação saudável. Então, muitas vezes é preferível passar pela consulta com o nutrólogo para ter uma avaliação mais completa.
Se você está interessado em cuidar melhor da saúde de um colaborador de uma forma mais abrangente, baixe esse material abaixo sobre a saúde dos colaboradores.
Mas nem todo mundo sabe quando é necessário procurar esse especialista. Se você também tem essa dúvida, ela termina aqui. Neste artigo você vai entender o que o nutrólogo faz, os problemas que trata, a diferença dele para o nutricionista e quando buscar o auxílio desse profissional.
O que faz o médico nutrólogo?
O especialista em nutrologia diagnostica, acompanha e trata pacientes que apresentam doenças nutricionais. Também aqueles com condições clínicas relacionadas aos hábitos alimentares e alterações no metabolismo.
Ele avalia e investiga a relação do paciente com a comida e o modo como se alimenta. Ainda, identifica carências nutricionais e como todos esses fatores podem prejudicar a saúde da pessoa.
Então, sugere mudanças de hábitos e tratamentos para atender de uma forma mais satisfatória as necessidades orgânicas de cada um. Mas sempre levando em consideração suas características, problemas preexistentes e a tendência ou os riscos para desenvolver doenças.
O médico nutrólogo geralmente atua em seu próprio consultório, em clínicas ou em hospitais. Assim, pode oferecer uma boa contribuição para a saúde coletiva. Por exemplo, auxiliando em estudos e pesquisas com foco nas necessidades de grupos específicos, como alérgicos, celíacos e diabéticos.
Quais problemas ele trata?
Como dito, o nutrólogo trata as doenças nutricionais e metabólicas relacionadas aos hábitos alimentares. Entre essas condições estão obesidade, hipertensão arterial e diabetes. Ele também pode auxiliar no tratamento de distúrbios, como:
- anorexia;
- bulimia;
- compulsão alimentar;
- magreza excessiva;
- sobrepeso.
O papel desse especialista é conduzir o tratamento com foco na alimentação e na nutrição para promover:
- otimização metabólica;
- melhor performance física;
- saúde gastrointestinal.
Ainda, foca em promover correções nutricionais, realizar reposições vitamínicas e auxiliar no processo de emagrecimento saudável. Além de tudo isso, trata pacientes com condições especiais, como:
- doenças autoimunes;
- alergias alimentares;
- desequilíbrios hormonais;
- intolerâncias alimentares.
Como também trabalha com prevenção, o nutrólogo realiza diferentes avaliações nos pacientes. Ele faz uma análise de riscos para o desenvolvimento de problemas que possam estar relacionados à alimentação e ao metabolismo. Isso inclui, por exemplo, doenças cardiovasculares
Assim, pode definir e indicar o melhor tratamento conforme as necessidades de cada pessoa, suas características clínicas e os objetivos que pretende alcançar. Então, ajuda a promover a saúde como um todo.
Qual é a diferença entre nutricionista e nutrólogo?
Tanto o nutrólogo quanto o nutricionista têm um papel fundamental para promover hábitos alimentares mais saudáveis. Isso é muito importante porque a má alimentação lidera o ranking dos fatores de risco relacionados à carga global de doenças.
Sem falar que o excesso de peso e as doenças relacionadas a ele serão responsáveis pela redução da expectativa de vida dos brasileiros em 3 anos. Então, o suporte dos dois especialistas é indispensável para a saúde de pessoas de todas as idades.
Mas existe diferença entre eles. A principal delas é o fato de que o nutrólogo é um profissional formado em medicina que escolhe a especialização em nutrologia. O nutricionista não é médico, embora seja da área de saúde. Ele é formado em nutrição.
Ambos fazem o acompanhamento nutricional de pacientes. Também indicam dietas equilibradas e ajudam a promover saúde por meio da alimentação. Mas o trabalho do nutrólogo, como dito, é mais amplo.
Como ele é médico pode tratar quadros clínicos mais complexos. Além disso, tem capacitação para uma avaliação detalhada e a possibilidade de otimizar o tratamento por meio de medicamentos. O nutricionista, por não ser médico, não pode receitar remédios.
O que é melhor: nutrólogo ou endocrinologista?
A resposta é: depende. Isso porque estamos falando de médicos com especialidades diferentes. Logo, são responsáveis pelo diagnóstico, acompanhamento e tratamento de condições clínicas diferentes.
O nutrólogo é a recomendação ideal para quem precisa equilibrar a saúde com foco na alimentação e na nutrição. O endocrinologista trata as condições relacionadas ao metabolismo e aos hormônios. Ele cuida do sistema endócrino e trata de condições como:
- doenças ósseas;
- osteoporose;
- problemas na tireoide;
- tumores.
Mas também é responsável pelo tratamento de quadros que o nutrólogo trata, como diabetes, obesidade e doenças autoimunes.
Quando devo ir ao nutrólogo?
É interessante procurar o nutrólogo se você manifestar sinais ou sintomas que possam estar relacionados à alimentação ou nutrição, por exemplo:
- alterações gastrointestinais;
- desconforto após as refeições;
- sintomas após a ingestão de determinados alimentos;
- ganho ou perda de peso sem explicação.
Você também pode procurar esse especialista para ter mais qualidade de vida. Afinal, com o auxílio do nutrólogo, é possível ter mais disposição, energia e até melhorar o humor e o desempenho profissional. Carências nutricionais afetam o funcionamento do organismo, e isso se reflete no estado físico e psicológico.
Outro motivo é elevar a autoestima. O nutrólogo auxilia na manutenção de um peso saudável, seja ganhando massa corporal ou reduzindo a quantidade de gordura. Assim você alcança mais satisfação com a sua própria imagem.
Como é a consulta com esse médico?
Na primeira consulta, o nutrólogo vai compreender as queixas do paciente e seus objetivos. Também esclarecerá as dúvidas, além de investigar a origem dos sintomas que a pessoa apresenta.
Por meio da entrevista, ele vai estudar os hábitos da pessoa durante a rotina, sua relação com os alimentos e o modo como se alimenta. Poderá fazer o teste de bioimpedância e, se necessário, solicitará exames laboratoriais.
O objetivo é conhecer a saúde geral da pessoa, suas condições nutricionais e características clínicas. Esses e outros são importantes para uma avaliação mais completa e o diagnóstico de problemas ou doenças.
A partir daí, o nutrólogo recomendará o melhor tratamento e a reeducação alimentar. Vai sugerir novos hábitos, indicar suplementos, medicamentos ou outros. Sempre de acordo com aquilo que foi identificado.
O interessante do trabalho do nutrólogo é que ele não foca na doença da pessoa. Na verdade, faz uma investigação completa dos seus hábitos e estilo de vida, além de avaliar a saúde e condições clínicas. Por isso, tem um papel tão importante para promover o equilíbrio orgânico e mais qualidade de vida.
Por falar nisso, aproveite para acessar este material e conferir algumas práticas que podem contribuir para que você viva melhor e tenha mais saúde física e mental.