7 vantagens em implantar palestras nas empresas

Categoria: Gestão

O conhecimento das boas práticas de saúde e segurança do trabalho, assim como de bem-estar e qualidade de vida, deve constituir o objetivo de toda empresa. A utilização da palestra como ferramenta nesse processo produz efeitos muito bons e permite alcançar os resultados pretendidos.

É indispensável que seja orientada pelos gestores, mas elaborada e conduzida por profissionais experientes e especializados. Isso é tão mais importante quando a empresa valoriza a qualidade de vida e o clima organizacional entre seus colaboradores.

Continue a leitura e descubra 7 vantagens em implantar palestras nas empresas.

1. Capacitação do trabalhador

O espírito de educação continuada paira sobre todas as instituições modernas, públicas ou privadas. Trata-se, na verdade, de garantir que haja um constante acompanhamento ou, pelo menos, uma frequente atualização no conhecimento próprio de cada atividade.

Assim, não importa o nível técnico da atividade de cada colaborador, uma vez que todos são essenciais naquilo em que laboram. Por essa razão, a capacitação deve envolver a equipe de maneira geral, diferenciando o treinamento quando se tratar de conteúdo específico de cada função.

No entanto, de modo geral, muitos aspectos de saúde e segurança, motivação e valores da organização, entre outros, são aplicáveis a todos os colaboradores. Desse modo, as palestras nas empresas são iniciativas indispensáveis e devem ser elaboradas e conduzidas do modo mais profissional possível.

2. Melhoria no ambiente de trabalho

Palestras são ferramentas de orientação e instrução e, quando realizadas por profissionais experientes, produzem um efeito que vai além da simples informação. Nesse sentido, tendem a motivar algumas posturas e determinadas ações por parte da equipe.

Essa movimentação promove mudanças no ambiente de trabalho, seja pelo maior cuidado com a saúde e a segurança, por exemplo, seja pelo estímulo positivo ao clima organizacional da empresa. Palestras constituem, além disso, uma ótima oportunidade de contatos que o dia a dia acaba limitando.

Na verdade, as palestras se consolidam como instrumento essencial nos programas de melhoria, especialmente quando se trata da qualidade de vida dos colaboradores da empresa. Na verdade, devem ser utilizadas antes, durante e após a implementação de iniciativas dessa natureza.

3. Proteção da integridade física e psicológica

Palestras com foco em saúde e segurança do trabalho orientam para os cuidados devidos e visam à proteção da integridade física dos colaboradores, assim como à construção de uma vida mais saudável. Da mesma forma, palestras voltadas para qualidade de vida fortalecem a autoestima e motivam os colaboradores.

As palestras, propriamente, não devem ser vistas em um contexto isolado ou evento único, mas dentro de programas que envolvem outras ações. Para isso, é importante não perder de vista que a força das apresentações e seus efeitos se estendem na medida em que são sucedidos por outras iniciativas na mesma direção.

4. Troca de opiniões entre empresa e colaboradores

A comunicação efetiva é uma via de duas mãos e não deve considerar a existência de lados opostos, mas lados que se comunicam. Palestras podem trazer para um público interno amplo informações e esclarecimentos para os colaboradores.

Mas, ao mesmo tempo, permitem a manifestação de qualquer um expondo seus pontos de vista e promovendo uma verdadeira troca de opiniões entre a organização e seus colaboradores. É, na verdade, um fórum sadio e dinâmico, sobretudo quando bem conduzido por palestrantes experientes.

5. Estímulo ao engajamento e motivação

Uma das grandes dificuldades de muitas empresas é garantir a retenção de talentos nos seus quadros e promover o engajamento dos colaboradores. Os programas de qualidade de vida e de aprimoramento do clima organizacional são de grande relevância nesses casos.

As palestras, por sua vez, constituem excelentes oportunidades de promover a motivação, estimulando os colaboradores da empresa para uma ou outra direção. Estruturadas como componentes daqueles programas referidos são capazes de mudar o clima em uma organização.

6. Construção de uma cultura de desenvolvimento

A empresa não deve permitir a estagnação profissional de sua equipe e, portanto, deve agir no sentido de estimular a capacitação permanente. A melhor forma de se realizar um objetivo dessa natureza consiste na construção de uma cultura de desenvolvimento da organização e de cada um de seus colaboradores.

É muito importante que a empresa esteja em constante evolução, desde as ferramentas de gestão e o uso de tecnologia até a busca por processos mais eficientes. Da mesma forma, deve se voltar para seus colaboradores e engajá-los nessa política de aprimoramento, de modo que haja anseio por se desenvolver.

Nessa direção, valorizar a meritocracia e premiar bons desempenhos pode ser de grande ajuda. De todo modo, o essencial é que no dia a dia se tenha o desenvolvimento como pano de fundo e, para esse fim, as palestras constituem um meio pelo qual são capacitados e mobilizados os colaboradores.

7. Construção de uma cultura da prevenção

Assim como uma cultura de desenvolvimento tem nas palestras um grande facilitador, a prevenção é um tema que também deve se constituir em cultura dentro da organização. Considere fazer uso insistente de apresentações associadas a outras ferramentas com apoio do SESMT ou da equipe de segurança do trabalho existente.

O mais estratégico nessa empreitada é considerar a prevenção para a segurança como um valor indissociável da cultura da empresa, em vez de ser vista como uma prioridade. É preciso que cada colaborador aprenda a pensar tendo como pressuposto as considerações prevencionistas.

Por sua vez, este é um tema que deve ser repetido sempre como pano de fundo de qualquer palestra realizada na empresa, como as palestras da SIPAT. Dessa forma, ao explanar, por exemplo, o funcionamento de uma nova máquina, os aspectos relacionados à prevenção deverão transparecer a todo momento.

Como você pode ver, o uso da palestra na empresa como instrumento de fomento à prevenção, ao conhecimento e ao aprimoramento dos colaboradores oferece inúmeras vantagens. É indispensável que se leve em conta a importância de fazer uso de uma equipe profissional no desenvolvimento de apresentações e palestras.

Nesse sentido, entre em contato com a BeeCorp e descubra como uma empresa experiente e especializada pode contribuir para que você aproveite todos os benefícios de palestras dirigidas e bem conduzidas.

Assine nossa newsletter

    Autor
    Luíza Terra

    Coordenadora de Marketing BeeCorp | Relações Públicas e Especialista em Marketing Digital

    Preparado para transformar pessoas e negócios?
    O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
    Fale com nossos especialistas
    x

    Solicite uma proposta







      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo