
Excelência, conquista de clientes e expansão do negócio: embora bastante resumido, esse é o ciclo virtuoso que toda empresa deseja. No entanto, essa história de sucesso pode ser impedida — ou pelo menos dificultada — por um problema comum: a falta de gestores competentes e alinhados aos valores da companhia. Para evitar essa situação, a organização deve adotar políticas e realizar ações intencionais para o desenvolvimento de líderes.
Quer saber como transformar a sua empresa em um verdadeiro celeiro de líderes? Então confira este post. Selecionamos 6 práticas importantes para preparar a nova geração que vai comandar a expansão do seu negócio e a propagação dos seus valores. Confira!
Essa é uma prática que ganha cada vez mais popularidade desde o lançamento do livro “Pipeline de liderança”, de Ram Charam. Segundo o autor, nenhuma empresa cresce ou se sustenta no longo prazo se focar exclusivamente na estratégia de negócios — ela precisa trabalhar para o desenvolvimento de líderes.
E não basta ficar à espera de que um líder “caia do céu” ou se revele espontaneamente. Cabe à organização criar uma cultura e uma estrutura capaz de conduzir contribuidores individuais — ou os executores de tarefas — até o nível de liderança.
Como fazer isso? Charan vê a solução na aplicação do conceito de pipeline. Segundo ele, cada etapa dessa trajetória deve exigir que os colaboradores adquiram novas competências que os tornem aptos a gerir as situações atuais a que são submetidos, até que estejam prontos para atingir o topo.
Desde o recrutamento e a seleção, a empresa precisa ter como objetivo atender mais do que suas necessidades imediatas. Ela pode, em seu processo seletivo, dar preferência a candidatos que demonstram potencial para exercer papéis de liderança no futuro.
Para isso, o processo seletivo precisa mudar o foco. Tão importantes quanto a formação, a experiência e os requisitos técnicos — ou ainda mais relevantes do que eles — são os perfis comportamental e profissional dos candidatos avaliados. É através desses perfis que o desenvolvimento de líderes é trabalhado.
Sempre é válido lembrar que atitude é mais valiosa do que conhecimento. Um colaborador com características que o tornam candidato à liderança pode investir em formação apropriada e desenvolvimento de competências, o que acelera seu processo de ascensão. O caminho contrário tende a ter complexidade maior.
Mesmo depois da contratação, o novo colaborador deve ser testado na prática. Vale a pena delegar projetos e estabelecer metas, deixando-o livre para escolher os métodos e as ações. Esse procedimento vai mostrar quem tem iniciativa, consegue mobilizar a equipe em prol de um objetivo, otimiza recursos e alcança resultados.
Portanto, o teste por meio de projetos ajuda a identificar o potencial para a liderança. Ele também aponta pontos fracos que precisam ser melhorados, bem como competências que devem ser desenvolvidas para chegar ao nível de excelência esperado.
Em praticamente todas as equipes existe uma liderança não oficial. Trata-se daquele membro que, mesmo não ocupando o posto de chefe ou gerente, consegue mobilizar as pessoas. Esses indivíduos influenciam o grupo porque são respeitados por algum atributo — conhecimento, visão analítica, capacidade de gerar soluções etc.
Observe essa dinâmica nas equipes de trabalho da empresa. Ouça os colaboradores, colha suas opiniões sobre o que deve ser feito em determinadas situações.
Identifique falas que mostram que determinado profissional tem influência sobre os outros e modela, inclusive, suas percepções e ações. Depois disso, avalie essa pessoa e invista em práticas para desenvolver sua liderança.
Uma qualidade importante dos líderes é a visão sistêmica. Eles precisam enxergar o negócio como um todo, saber como tudo funciona e de que forma contribui para os resultados. Só com esse conhecimento é possível intervir nos processos com precisão.
Para desenvolver essa capacidade, é importante que os candidatos a postos de liderança tenham certa vivência em diferentes setores. Periodicamente, mude-os de função para que adquiram essa visão ampla e aprendam a atuar em cada departamento.
Nessa alternância, tome cuidado para que a rotatividade não seja tão frequente a ponto de prejudicar a produtividade e a experiência real de aprendizado.
É comum as empresas alçarem à liderança os profissionais que demonstram grande conhecimento e competência em determinado aspecto. De certa forma, prevalece o domínio de questões técnicas relacionadas ao negócio e suas operações.
O grande problema é que, no dia a dia, o líder nem sempre lida diretamente com essas questões técnicas. Ele precisará delegá-las a outras pessoas, e aí começam os desafios e conflitos tão comuns nas organizações.
O preparo e o desenvolvimento de um líder exige, portanto, que uma das suas principais competências seja a gestão de pessoas. Ele precisa ser conscientizado de que é seu papel:
O futuro líder precisa ter plena ciência de que só é possível obter sucesso à medida que ele desenvolve e motiva as pessoas à sua volta, criando justamente aquele ciclo virtuoso de excelência e crescimento.
Talvez hoje mesmo a sua empresa tenha líderes excelentes. No entanto, é comum que eles trabalhem de forma um pouco isolada, cada um em seu próprio departamento. A integração dessas peças-chave é essencial para gerar a troca de conhecimentos, fazendo com que contribuam para melhorar a performance do grupo.
Além disso, a conexão pode gerar a oportunidade de inserir colaboradores promissores nesse espaço. Eles podem obter benefícios com a mentoria de líderes experientes, ajudando-os a adquirir o conhecimento prático que nenhuma formação é capaz de proporcionar.
Dessa forma a empresa consegue multiplicar sua liderança, garantindo não só o desenvolvimento de competências, mas principalmente a disseminação da cultura organizacional. Isso permite que a próxima geração de líderes nasça alinhada aos valores praticados pela companhia, contribuindo para o crescimento.
Sua empresa já utiliza algumas dessas práticas para o desenvolvimento de líderes? Se você gostou do conteúdo e quer saber mais sobre como melhorar a performance e excelência da organização, confira este post sobre como ajudar os colaboradores a terem bons hábitos no trabalho e surpreenda-se ao ver como é possível torná-los ainda mais produtivos!