O RH estratégico é cada vez mais importante para as empresas, tornando-as prósperas e competitivas no mercado. De acordo com pesquisa, companhias que investem efetivamente no assunto têm desempenho 51% superior à concorrência, em média.
Mas como construir uma gestão de pessoas realmente estratégica? Para tanto, é preciso contar com a ajuda de algumas práticas, desde a utilização do People Analytics até a construção uma marca empregadora para atrair talentos.
Pensando nisso e na importância do assunto, decidimos criar um post especialmente para você. Nele, vamos falar das 5 melhores práticas para tornar seu RH estratégico. Confira!
Para atrair talentos, é cada vez mais comum a construção de uma marca empregadora. Essa marca tem como objetivo vender a imagem da empresa para o mercado de trabalho, mostrando que ela é um excelente lugar para trabalhar e construir uma carreira.
Muitas coisas podem ser feitas nesse sentido, porém o mais indicado é utilizar os atuais funcionários como embaixadores da marca. Mostre, por meio das redes sociais ou página de carreiras, como eles são felizes em fazer parte da sua empresa.
Muita coisa mudou nos últimos anos. Hoje, o processo de tomada de decisões não deve ser baseado apenas em palpites, mas na análise de diversos dados sobre as pessoas. Esse processo é chamado de People Analytics, e contribui para arquitetar um RH muito mais eficaz.
Para ficar mais claro, esse processo envolve ao menos três etapas principais: a coleta de dados importantes (por meio de softwares de gestão, pesquisas ou acompanhamento de métricas), a estruturação desses dados a fim de obter informações estratégicas e, por último, sua utilização para tomar importantes decisões, como a implementação de novas capacitações.
Mesmo que tenham muitos candidatos no processo de seleção, ele não será eficiente se não encontrar alguém realmente competente e com aderência à cultura da empresa. Para tanto, além das antigas táticas (dinâmicas, entrevistas etc.), é preciso contar com a ajuda da tecnologia.
Uma das ferramentas mais eficazes é o software de mapeamento do perfil comportamental dos profissionais. Com ele, é possível obter uma quantidade enorme de informações sobre o perfil de cada candidato, tudo em poucos minutos e com elevada objetividade.
Atualmente, não é difícil ver empresas que investem efetivamente na qualidade de vida dos colaboradores. O motivo é muito simples, companhias que apostam no assunto são (em média) 86% mais produtivas e 70% mais rentáveis que suas concorrentes.
Para tal fim, é possível implementar diversas medidas. Como exemplos, é possível destacar: incentivo a atividades físicas, implementação de academias corporativas e programas de controle de estresse. Mas, para isso, é importante contar com a ajuda de especialistas.
A metodologia de gestão à vista é bastante simples, mas pode contribuir para a construção de um clima de transparência e foco nos resultados. Grosso modo, consiste na apresentação dos principais indicadores de desempenho em murais fixos dentro da empresa, onde qualquer funcionário possa olhar e compreender os resultados alcançados.
Um exemplo seria a implementação de um mural na sala de reuniões. Nele, poderiam constar indicadores sobre a taxa de absenteísmo, turnover, satisfação dos clientes, índice de reclamações etc. Empresas como Natura e Ambev já utilizam essa prática.
Veja, essas são dicas incríveis para implementar na empresa e construir uma gestão de pessoas realmente estratégica. Desse modo, grandes resultados poderão ser alcançados e a companhia poderá ser beneficiada em seus diversos níveis e áreas de atuação.
Gostou do nosso conteúdo? Está pronto para construir um RH estratégico? Agora, aproveite para compartilhar conosco suas principais sugestões, dúvidas ou experiências sobre o assunto!
Artigo desenvolvido pela Solides, empresa especialista em software para gestão de pessoas sob a perspectiva comportamental.