Preparamos um vídeo com os 10 benefícios mais conhecidos da técnica. Confira!
Quais desordens podem ser tratadas com a quiropraxia?
Além de problemas relacionados ao estresse e tensão emocional, a quiropraxia é bastante eficiente no tratamento de cervicalgias, hérnias de disco, desequilíbrios físicos provenientes de fatores externos, desvios posturais e compressão de nervos espinhais — sem falar que é bastante relaxante.
Entretanto, como qualquer tratamento, a quiropraxia apresenta algumas contraindicações. É fundamental encontrar um profissional qualificado, que faça uma avaliação do quadro geral de cada paciente, com a finalidade de evitar lesões ou complicações futuras.
Não é necessário que o quiropraxista tenha prévia formação em Fisioterapia, mas observe se o curso que ele realizou traz a certificação do Ministério da Educação (MEC) e segue as diretrizes da Organização Mundial de Saúde.
Destacamos abaixo alguns dos principais problemas que a quiropraxia é uma excelente alida. Acompanhe!
Dores (de cabeça, no pescoço e na lombar)
A quiropraxia é uma boa aliada no combate destes desconfortos, uma vez que reduz de forma significativa as dores ou mesmo elimina-as por completo.
A dor na lombar (região próxima ao quadril), conhecida também como lombalgia, é uma das dores mais comuns devido problemas de saúde e postura inadequada.
A quiropraxia, no entanto, é uma excelente alternativa, pois não trata apenas os sintomas e sim a causa do problema.
Hérnia de disco
A hérnia de disco é causada pelo desgaste de estruturas da coluna, o que faz com que os discos vertebrais se choquem uns com os outros. A quiropraxia não cura o problema — que costuma ser resolvido com cirurgia —, mas pode reduzir os sintomas da doença, trazendo mais conforto.
Nervo ciático
Dor que atinge as regiões do nervo ciático — pernas, nádegas e coluna — e limita os movimentos durante o dia a dia de trabalho ou lazer. A quiropraxia, no entanto, lida com as tensões musculares e foco da dor, aliviando os sintomas.
Sistema nervoso
A quiropraxia atua diretamente nos desequilíbrios do sistema nervoso, tratando sintomas de doenças como depressão e ansiedade, permitindo o equilíbrio emocional.
Tensão muscular e lesões
A quiropraxia permite equilibrar o organismo de forma que os músculos fiquem mais relaxados. Logo, reduz tensões musculares que causam dores e desconfortos. No caso das lesões, a técnica também complementa o trabalho da fisioterapia, uma vez que não é invasiva e é de baixo impacto.
Problema locomotor
Aliada à fisioterapia, a técnica fortalece a coluna vertebral e o sistema nervoso, deixando-os mais aptos a realizar movimentos devolvendo a mobilidade.
Problema respiratório
Muitos dos problemas respiratórios comuns na população, como a rinite, podem ter ligação direta com o sistema musculoesquelético. A técnica trabalha o alinhamento da coluna vertebral e isso influencia diretamente na redução dos sintomas.
Fibromialgia
Responsável por dores intensas que atingem o corpo todo, a fibromialgia ainda não tem cura. No entanto, investir na quiropraxia como aliada para a redução de dores e manutenção da qualidade de vida é uma boa opção.
A quiropraxia é segura?
Por fim, é interessante mencionar que a quiropraxia, embora ainda não seja muito difundida no Brasil, é um procedimento bastante seguro e com efeitos altamente positivos para os colaboradores de uma organização. Em geral, pode ser realizado em pessoas de qualquer idade e oferece resultados duradouros.
Financeiramente, ajuda a evitar gastos futuros com afastamentos, ausências, planos de saúde e inaptidões para o trabalho. Assim, constitui uma forma alternativa e sustentável de cuidar da saúde física e emocional dos funcionários, além de demonstrar cuidado com o bem-estar corporativo e auxiliar na retenção de talentos.
Como utilizar a quiropraxia com seus funcionários?
Problemas como má postura, movimentos repetitivos, estresse e sedentarismo são comuns no ambiente organizacional. Essas experiências causam o desalinhamento entre as vértebras, impedindo que se movimentem normalmente, gerando dores e desconfortos, muitas vezes de difícil convivência.
Além disso, no longo prazo podem ocasionar doenças graves e influenciar diretamente o rendimento profissional do colaborador. A quiropraxia corrige aqueles desvios, ao mesmo tempo em que é bastante útil em tratamentos para irritação, estresse, tensão e demais mazelas que costumam acometer quem convive em um ambiente organizacional.
A quiropraxia é uma grande aliada das ações de saúde assistencial. Para sua realização na empresa, considere as medidas apontadas a seguir.
Tenha uma sala reservada
Para o atendimento aos colaboradores, o ideal é dispor de uma sala reservada para as avaliações e sessões quiropráticas. O ambiente deve ser agradável, a fim de que o funcionário fique à vontade e se desligue por alguns instantes da rotina laboral.
É preciso dispor de uma maca própria para o diagnóstico e as sessões de tratamento que, de modo geral, duram cerca de 15 a 30 minutos. As intervenções são realizadas com o colaborador utilizando suas roupas normais do dia a dia e oferecem resultados bem interessantes em curto prazo.
Avalie o quadro clínico
Para elaborar um programa de sessões periódicas de tratamento, o trabalhador deve passar, logo na primeira abordagem, por uma entrevista com o quiropraxista. Com isso, é possível saber o que mais incomoda e quais as regiões afetadas por má postura, movimentos repetitivos ou outra causa qualquer.
Por meio de testes específicos e palpação muscular e articular, o profissional de quiropraxia deve realizar uma avaliação inicial do quadro clínico. Definido o tratamento necessário, já podem ser iniciadas as manobras apropriadas a cada caso.
Aplique técnicas específicas
O tratamento em quiropraxia é sempre personalizado para cada caso. Desse modo, dispondo de diversas técnicas de abordagem e manipulação, o profissional deve fazer uso daquelas mais específicas para a condição apresentada pelo funcionário.
Assim, dores e desconfortos apresentados podem ser trabalhados, reduzidos e eliminados em algumas poucas sessões. Na maioria dos casos, uma aplicação precisa proporciona alívio já na primeira sessão.
Qual é seu impacto no ambiente organizacional da empresa?
O tratamento em questão é indicado para o ambiente corporativo justamente por atenuar algumas das maiores queixas dos colaboradores. É comum que alguns indivíduos trabalhem exageradamente com determinados grupos musculares em suas funções e sofram compensações posteriores, causando novas dores.
Além disso, algumas atividades já são mais estressantes por natureza e afetam o colaborador de modo cumulativo. Sabe-se que pessoas mais estressadas induzem a formação de um ambiente funcional mais tenso, que não é propício para a criatividade e a produtividade.
Considerando que 72% dos trabalhadores brasileiros sofrem de estresse, a implementação da quiropraxia na empresa constitui um grande avanço na redução dessas estatísticas. Na verdade, essa é uma realidade mundial.
Ao mesmo tempo, a empresa também se beneficia com a redução de despesas futuras com saúde e de ocasionais faltas ao trabalho, além de contribuir para menor necessidade de benefícios previdenciários e afastamentos. Da mesma forma, observa-se ainda a capacidade de reduzir sinistralidade no plano de saúde.
De todo modo, colaboradores mais dispostos operando em um ambiente mais saudável propiciam resultados muito melhores para os negócios. Nesse sentido, a implementação da quiropraxia no local de trabalho pode trazer vantagens às recomendações de atenção primária à saúde realizada na empresa.
Sabemos como é difícil encontrar equilíbrio entre a rotina profissional e a vida pessoal. Por isso, estamos sempre dispostos a buscar soluções capazes de otimizar o ambiente organizacional.
Assine nossa newsletter e tenha a informação necessária para construir e manter o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores da sua empresa.