Em toda corporação, há conflitos — entre os colaboradores ou com a própria empresa. Afinal, cada pessoa tem um modo de pensar, e isso já é o bastante para gerar alguns desentendimentos. Mas, então, como lidar com as reclamações no ambiente de trabalho?
Esse tipo de situação pode ser como um fósforo aceso na gasolina, que toma proporções fora do nosso controle. O resultado? Clima organizacional ruim e baixa na produtividade. É por isso que devemos ter cartas na manga para saber mediar o caso e evitar tanto o desconforto da equipe quanto o prejuízo para a corporação.
Quer saber como isso é possível? Continue a leitura, pois é sobre isso que falaremos neste post!
Mantenha a calma e a paciência
Manter a calma e a paciência pode ser difícil para algumas pessoas, já que alguns acontecimentos nos tiram do sério, não é mesmo? Porém, é algo essencial para a resolução de divergências, já que você é o ponto de referência para o colaborador e deve ter sabedoria para atendê-lo nesses acontecimentos.
Ao ser procurado por um funcionário que deseja fazer uma queixa, escute tudo o que ele tem para falar e jamais o interrompa ou aja com ironia. Aprender a ouvir aumenta o seu potencial de comunicação, além de demonstrar o respeito à outra pessoa e ganhar sua admiração.
Transmita segurança e confiança
Nada pior do que precisar de ajuda e não ter com quem contar. Você já passou por uma circunstância assim? Perdemos o rumo e não sabemos como agir. Com isso, o nosso rendimento cai e a insatisfação é certeira.
Assim acontece com o colaborador que não sente confiança na empresa em que está. Por isso, transmita a segurança de que ele precisa, para ter em você um ponto de apoio para qualquer situação, inclusive nas reclamações no ambiente de trabalho.
Invista na boa comunicação
Grande parte dos problemas entre os colaboradores é causada por comunicação ruim ou insuficiente. O desentendimento de informações faz com que o trabalho não seja entregue ou saia de maneira diferente do esperado, e isso já é um motivo para desavenças.
Quando falamos em comunicação, não estamos nos referindo somente aos meios, como ligações, mensagens e e-mails, mas, também, à maneira como é feita. Mantenha a cordialidade e faça questão de que os funcionários também ajam assim.
Dê o exemplo para os colaboradores
Desde bebê, o ser humano aprende imitando os outros que estão ao redor, e no trabalho isso não é diferente. Imagine que você é o modelo que os seus colaboradores têm de como devem agir e se portar na empresa.
Tendo isso em vista, para exigir a atitude correta do funcionário, é fundamental que você também a tenha. Trate todos com respeito, gentileza e educação, além de fazer o seu trabalho com responsabilidade e comprometimento, e terá esse reflexo na sua equipe.
Incentive o bom relacionamento
Muitas vezes, preferimos não nos intrometer na relação dos colaboradores. No entanto, isso não significa que você não possa incentivar o bom relacionamento entre eles. No final das contas, uma equipe unida e entrosada é muito mais produtiva do que uma dispersa e com muitos desentendimentos.
Para ajudar nisso, propicie momentos de descontração, como um café ou um lanche, em que os colaboradores possam se conhecer e conversar sobre outros assuntos, que não sejam do trabalho, evitando, é claro, os que geram conflitos, como política e religião.
Seja imparcial ao mediar as situações
Por mais que você ache que um lado da história está mais certo do que o outro, não tome partido. Caso contrário, pode provocar ainda mais desconfortos entre os membros da equipe e, o que é pior, cometer injustiças sem querer.
Ouça ambas as partes e proponha soluções para resolver o problema sem dar nenhum veredito sobre quem está com a razão, ou seja, sem apontar culpados. Assim, você afasta qualquer tipo de novas situações desagradáveis e que aumentem a rivalidade entre os funcionários.
Promova ações de bem-estar e qualidade de vida
Um ambiente de trabalho carregado e cheio de tensão ocasiona o estresse, que, por sua vez, desencadeia uma série de reações negativas no clima organizacional, como a falta de empatia e as discussões desnecessárias.
Um funcionário bem atendido, no que se refere a bem-estar e qualidade de vida, tem mais satisfação com a corporação e, assim, menos reclamações no ambiente de trabalho.
Por isso, invista nas ações que promovam esse tipo de benefício e obtenha as vantagens que elas proporcionam tanto para os colaboradores quanto para a empresa.
Use livros e filmes a seu favor
Uma boa dica é utilizar linguagens de fácil entendimento por todos, como livros e filmes que ilustrem as situações do dia a dia. Dessa maneira, os colaboradores podem se identificar com os acontecimentos e conversar sobre as diversidades.
Proponha discussões positivas no grupo, que tragam soluções para os vários problemas que são enfrentados na rotina da equipe. Assim, você faz com que eles aprendam a lidar com as suas próprias divergências, diminuindo o atrito.
Seja apenas um facilitador
É importante que os colaboradores tenham autonomia para resolver os conflitos entre eles, evitando ao máximo a intervenção por parte dos superiores para isso. Portanto, seja apenas um meio de facilitar o acordo e a pacificação dos ânimos.
Desse jeito, você os ajuda a dar conta dos próprios desentendimentos da melhor forma possível, sem criar situações ainda mais desconfortáveis. Além do mais, faz com que você não tenha maior demanda de tempo para solucionar essas questões.
As reclamações no ambiente de trabalho são constantes e acontecem em qualquer corporação. O que não pode acontecer é isso virar uma rotina e atrapalhar todo o clima organizacional, já que diminui o rendimento dos colaboradores e a produtividade da empresa. Se você quer prevenir esse tipo de situação, ponha as nossas dicas em prática!
Um dos maiores desafios da gestão é incentivar o comprometimento da equipe, concorda? Então, já que você está por aqui, leia o nosso artigo que aborda o assunto e traz 8 ações eficientes para promover o engajamento dos funcionários!
[…] que um processo trabalhista tem o objetivo de resolver conflitos entre o empregado e empregador, precisamos entender o que é um vínculo empregatício. Para isso, listamos quais são os […]
[…] disso, é muito útil para lidar com reclamações no ambiente de trabalho que podem tomar proporções indesejadas. Mas para que essa ferramenta realmente sirva como […]