A importância da saúde digital e como implantar na empresa

Categoria: Saúde

Quando a tecnologia se uniu à saúde, as possibilidades de diagnóstico e de tratamento se ampliaram significativamente, além de outras vantagens disponibilizadas. Uma das soluções que têm sido incentivadas pela própria OMS e aqui no Brasil adotadas pelo Ministério da Saúde é constituída pelo sistema saúde digital.

Saúde digital traz agilidade nas respostas, integração de diferentes bancos de dados, precisão nas informações e inúmeras outras facilidades. Nesse sentido, são beneficiados os profissionais de saúde, os pacientes em geral, as empresas e seus colaboradores.

Continue a leitura e descubra a importância da saúde digital e como implantar em sua empresa.

O que é saúde digital?

A saúde digital é, por vezes, representada por eSaúde (do termo em Inglês eHealth), ou saúde 4.0, mas a expressão “saúde digital” tem maior abrangência. Trata-se da utilização mais intensa da tecnologia de informação e comunicação no segmento da saúde, sobretudo na interface de relacionamento com os profissionais de saúde.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), visa “produzir e disponibilizar informações confiáveis, sobre o estado de saúde para quem precisa, no momento que precisa”. Para esse fim, “incorpora os recentes avanços na tecnologia como novos conceitos, aplicações de redes sociais, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), entre outros”.

Assim, a saúde digital não se confunde com a prática da telemedicina, pois é muito mais abrangente. Na verdade, constitui uma estratégia com vistas ao aprimoramento do cuidado com os pacientes e à inovação dos procedimentos.

Ao mesmo tempo, está no escopo da saúde digital o treinamento e a capacitação de médicos, além da pesquisa, análise e descoberta de novas abordagens no tratamento. Seguindo orientação global da Organização Mundial da Saúde (OMS), o MS elaborou a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil, para o período 2020-2028.

Quais os principais benefícios para o colaborador?

A implantação de um sistema de saúde digital na empresa traz diversas vantagens para a organização e facilidades para os colaboradores. Acompanhe, a seguir, os principais benefícios para os usuários quando uma empresa adota a saúde digital.

Praticidade e comodidade

A tecnologia associada aos sistemas de saúde digital permite a adoção do autoatendimento, com serviço mais atrativo e ainda mais funcional. Dessa forma, são facilitadas demandas como a marcação de consultas, a liberação de procedimentos e os resultados de exames, entre outras.

Agilizar o contato e a comunicação entre o paciente e o serviço de saúde é uma expectativa de todos os operadores da saúde. Para o paciente, além de tudo, as facilidades se apresentam como mais profissionais e modernas, permitindo melhor interação.

Esse contato facilitado é um grande promotor, também, da saúde coletiva.

Auxílio ao colaborador

Com a saúde digital implantada na empresa, o colaborador pode ser mais facilmente monitorado com a utilização de diversas vias digitais. Assim, é possível agilizar o contato a qualquer momento e, em certos casos, até a realização de monitoramento contínuo.

Ao mesmo tempo, as orientações necessárias e os trabalhos de conscientização pertinentes a cada caso são facilitados sem a necessidade da presença física do paciente. Os mecanismos de interação viabilizam respostas muito mais rápidas às dúvidas e inseguranças.

Precisão nos diagnósticos

A integração de diversos sistemas, como o prontuário eletrônico do paciente, permite maior precisão no diagnóstico. Assim, mesmo um médico que não seja o responsável pelo acompanhamento de um caso específico pode facilmente acessar os dados de consultas anteriores, inclusive dados socioeconômicos do paciente.

Agilidade com automação de processos

A saúde digital promove a automação de processos trazendo mais precisão, confiabilidade e agilidade aos resultados esperados. Os encaminhamentos automatizados permitem atendimentos mais organizados e a disponibilidade das informações necessárias resultantes da interação com outros sistemas e banco de dados.

Como implantar a saúde digital em sua empresa?

Para uma empresa implantar a saúde digital, é indispensável que antes conheça as soluções que se encontram disponíveis no mercado. Para esse fim, a melhor opção é contar com uma assessoria especializada, capaz de trazer até você o que há de melhor e mais adequado à realidade de sua organização.

As possibilidades são muitas, mas, de todo modo, considere as tecnologias que são tendência no mercado mostradas a seguir e que dão sustentação aos sistemas de saúde digital. Acompanhe.

Big Data

O volume de dados em saúde é muito grande: caracterização do paciente, histórico, consultas, medicação, intervenções, resultados laboratoriais. Isso apenas para os pacientes. Considere a necessária interação entre profissionais de saúde, instituições, laboratórios e a quantidade torna-se imensurável.

Nesse sentido, quando se fala no processamento de grandes volumes de dados, a solução é o Big Data. A inovação desse sistema é sua capacidade de coletar e processar um número imenso de dados bem variados com um velocidade simplesmente espantosa.

Chatbots

Um chatbot é um software que conversa com o usuário com o uso de linguagem natural, por meio de aplicativos de mensagens ou no próprio site da empresa. Sua utilização crescente se deve ao fato de oferecer suporte imediato para o usuário, quer dizer, não há fila para conversar com um atendente.

Como os processos em um chatbot são todos automatizados, a interação com o usuário se dá sem a necessidade de uma equipe de profissionais atendentes e supervisores, no mínimo, para que o atendimento seja realizado na maior parte das vezes.

Prontuários eletrônicos

O prontuário eletrônico é uma realidade já implementada, mas que vai muito além da simples digitalização dos dados. Na verdade, constitui um verdadeiro sistema integrado que permite aos profissionais da saúde de diferentes áreas consultarem dados do paciente.

Dessa forma, histórico de intervenções, consultas, medicação e tratamentos anteriormente adotados estão disponíveis e agilizam o atendimento com um ganho precioso em muitos casos. Os prontuários também podem fazer link com históricos familiares, ajudando a ter maior precisão nos diagnósticos.

Como você pode ver, a saúde digital veio para ficar e aprimorar a oferta e o atendimento dos serviços de saúde nas empresas e nas instituições em geral. Para sua implantação, é indispensável contar com a orientação de uma assessoria especializada.

Entre em contato conosco agora mesmo e deixe a BeeCorp auxiliá-lo com as questões que envolvem saúde e bem-estar em sua empresa. Estamos prontos para ajudar!

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Saúde
Pressão baixa: entenda como agir, sintomas e causas

Pressão baixa: entenda como agir, sintomas e causas Por: Christine Ornelas

Quando a pressão arterial se encontra abaixo dos valores considerados normais, ou seja, 9 por 6, estamos diante do que é clinicamente conhecido como pressão baixa ou hipotensão arterial,...
Saúde
Saúde coletiva: o que é, como promovê-la e atuações profissionais

Saúde coletiva: o que é, como promovê-la e atuações profissionais Por: Anderson Rodrigues

A promoção da saúde coletiva é resultado de um pensamento sistêmico relacionado à saúde da população no geral. A partir disso, um estudo abrangente investiga as doenças mais comuns...
Saúde
CID 10: o que é, como consultar, códigos e classificações

CID 10: o que é, como consultar, códigos e classificações Por: Anderson Rodrigues

A CID 10 é uma lista de códigos que classifica doenças e condições médicas em categorias. O objetivo é padronizar a nomenclatura das patologias para facilitar a identificação delas...
Saúde
Lombalgia (dor lombar): causa, sintomas, diagnóstico e tratamento

Lombalgia (dor lombar): causa, sintomas, diagnóstico e tratamento Por: Alice Araujo

Se você nunca teve lombalgia, certamente conhece alguém que já sofreu por causa dela. Segundo estudo da OMS (Organização Mundial da Saúde), nada menos que 80 a cada 100...
Saúde
Febre: o que é, causas, sintomas e mais!

Febre: o que é, causas, sintomas e mais! Por: Anderson Rodrigues

A febre é uma alteração comum associada a várias doenças. Infecções, estresse, viroses, entre outros problemas de saúde, como dor de cabeça intensa, podem ocasionar o aumento da temperatura...
Saúde
Ansiedade: quais são os sintomas e como controlar

Ansiedade: quais são os sintomas e como controlar Por: Paola Sobral

Essa sensação natural é um estado de angústia caracterizado pela sensação de medo, insegurança e incerteza. A ansiedade desencadeia diversos sintomas, como excesso de preocupação, pensamento acelerado, insônia, fobias,...
Saúde
Checkup: o que é feito, quais são os exames e frequência indicada

Checkup: o que é feito, quais são os exames e frequência indicada Por: Anderson Rodrigues

Muitas pessoas ainda costumam procurar o médico apenas quando estão doentes. No entanto, o ideal é que todos façam um checkup periódico para monitorar sua saúde, a fim de...
Saúde
Psicologia: áreas de atuação e o que faz um psicólogo

Psicologia: áreas de atuação e o que faz um psicólogo Por: Paola Sobral

A Psicologia se refere ao estudo do comportamento humano e sua relação com o meio. Ela se ramifica em diversas áreas específicas, como Psicologia Ocupacional, Comportamental, do Esporte, Clínica,...
Saúde
ASO: esclareça as principais dúvidas sobre o Atestado de Saúde Ocupacional!

ASO: esclareça as principais dúvidas sobre o Atestado de Saúde Ocupacional! Por: Anderson Rodrigues

O Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) é um documento que comprova quando o trabalhador tem a condição de saúde adequada para executar certas funções. É uma exigência para todos...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Felipe Lacerda

      Fundador e CEO BeeCorp | Escalou a BeeCorp para todo o Brasil, contabilizando mais de 900 clientes e 1 milhão de colaboradores beneficiados.

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo