A saúde integral consiste no equilíbrio entre os fatores físico, mental, social e emocional de uma pessoa. Para que ela esteja saudável, é preciso que haja harmonia entre os aspectos que a formam como indivíduo e a afetam.
Por isso, para ter uma vida saudável, é fundamental dar atenção para cada um desses fatores. Nenhum pode ser negligenciado, pois haveria desequilíbrio, alguma necessidade não seria atendida e haveria prejuízos para a saúde.
Sendo assim, o cuidado precisa acontecer de uma forma integral, e neste conteúdo você vai entender como fazer isso. Continue lendo para descobrir como alcançar a saúde integral para ter mais qualidade de vida.
O que é saúde integral?
Muita gente ainda se prende a um conceito equivocado de saúde, acreditando que para ser saudável basta não estar doente. Porém, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apresenta uma definição muito mais abrangente.
Segundo ela, saúde consiste no bem-estar físico, mental e social do indivíduo. Então, para que a pessoa esteja bem e saudável, como dito, é fundamental que haja equilíbrio entre os aspectos que fazem parte dela e da sua vida.
Você viu na introdução que a saúde integral é o equilíbrio entre os fatores físico, mental, social e emocional. Ou seja, é preciso:
- um quadro clínico estável;
- saúde mental equilibrada;
- relacionamentos saudáveis;
- conhecer suas próprias emoções e saber lidar com elas.
Quando eliminamos um desses aspectos, há um impacto no bem-estar e na qualidade de vida. Afinal, de nada adianta, por exemplo, ter uma boa saúde física e não conseguir lidar com as próprias emoções.
Isso pode afetar os aspectos sociais e trazer prejuízos no trabalho e na vida pessoal. Em certos casos, é tão significativo que a saúde física é prejudicada. Perceba a influência de um fator em todos os demais.
É justamente por isso que a saúde integral olha para cada um deles. Inclusive, existe a preocupação com o cuidado do ser humano como um todo desde a infância, já que isso tende a influenciar o desenvolvimento pleno da pessoa.
Os pilares da saúde integral
Podemos dizer que a constituição do ser humano é similar a um quebra-cabeça. Existem diversas peças que se encaixam umas às outras e formam o todo. A saúde integral considera cada uma dessas peças de grande importância para uma vida plena e saudável.
Mas podemos resumir esse conjunto tem três pilares centrais: corpo, mente e emoção.
Corpo
É a constituição física do indivíduo, suas características, possíveis limitações e o bom funcionamento de órgãos e sistemas. Também tudo aquilo que influencia ou impacta no organismo, como alimentação e prática de exercícios.
Mente
Esse pilar engloba a saúde mental, inclusive a ocorrência de estresse, ansiedade, depressão, síndrome de Burnout e outros que prejudicam a tomada de decisão, o comportamento e o bem-estar. Pode-se incluir aqui, também, os pensamentos do indivíduo e como impactam o dia a dia.
Emoção
Os dois pilares anteriores influenciam os sentimentos e as emoções de forma positiva ou negativa. Ao mesmo tempo, o pilar da emoção reflete na saúde mental e física, inclusive, pode intensificar o estado atual da pessoa.
Alimentação equilibrada: a base da saúde integral
É muito comum vermos a associação entre os alimentos e o combustível colocado no tanque de um veículo. Mas isso porque é uma comparação muito verdadeira, já que aquilo que uma pessoa come influencia o funcionamento do seu organismo.
Todos os órgãos do corpo humano dependem de nutrientes e outras substâncias para operarem de maneira equilibrada. Quando existe algum excesso ou deficiência, há um comprometimento desse funcionamento e um prejuízo para a saúde.
Isso também envolve aspectos mentais. Afinal, o cérebro necessita de oxigenação e nutrientes assim como qualquer outro órgão. Se houver falhas nesse abastecimento haverá um impacto negativo na saúde mental.
O desequilíbrio entre corpo e mente afeta outros fatores da vida da pessoa. É por isso que a saúde integral começa com uma alimentação balanceada. Trata-se de entregar para o organismo exatamente aquilo que ele precisa, nem mais nem menos, para que a pessoa tenha bem-estar, disposição e um bom desempenho.
Atividades físicas e sua relação com a saúde integral
Os benefícios da atividade física são muito amplos, e é por isso que ela é fundamental para alcançar a saúde integral. Veja alguns impactos positivos de se exercitar regularmente:
- prevenção de diferentes classes de doenças;
- controle de quadros clínicos existentes;
- melhor funcionamento do organismo;
- maior oxigenação do corpo e do cérebro;
- equilíbrio químico do organismo;
- estímulo da produção de hormônios e neurotransmissores;
- maior sensação de bem-estar e satisfação;
- melhoria da saúde mental;
- mais disposição, atenção e concentração;
- fortalecimento estrutural do corpo;
- manutenção do peso saudável;
- melhoria da qualidade do sono.
Sem falar que, dependendo da atividade, ocorre a interação com outras pessoas. Ou seja, uma contribuição positiva para a socialização.
Saúde integral mental: como cuidar do seu psicológico
O cuidado com a saúde mental, o estado psicológico e as emoções requer algumas mudanças de hábitos e comportamentos. Também a adoção de estratégias para promover o próprio bem-estar.
Confira as dicas para alcançar a saúde integral com foco nesse aspecto:
- invista na qualidade do sono;
- mantenha relações saudáveis;
- respeite o seu tempo de descanso;
- procure vivenciar momentos de lazer;
- reduza o tempo na internet;
- invista em atividades ao ar livre e com outras pessoas;
- estabeleça metas e objetivos plausíveis;
- evite situações estressantes e conflitos;
- respeite seus limites;
- seja gentil com você;
- valorize suas características e qualidades;
- aprenda a se perdoar;
- não sinta medo nem vergonha de pedir ajuda;
- vença as barreiras do preconceito e faça terapia.
O impacto do sono de qualidade na saúde integral
Quando uma pessoa dorme, ela parece inerte, mas muita coisa está acontecendo em seu organismo. Durante o sono:
- a atividade cerebral diminui e o corpo relaxa;
- o organismo e o cérebro descansam e se recuperam;
- o organismo produz e libera diferentes hormônios;
- os tecidos orgânicos são restaurados e a proteína é sintetizada;
- a memória se limpa e se consolida;
- as toxinas são eliminadas;
- o sistema imunológico se reforça.
A lista ainda continua. Por isso, você precisa de uma boa noite de sono para ter saúde integral. Ou melhor, precisa de um descanso de qualidade todos os dias para manter a mente e o organismo saudáveis e equilibrados.
Não é difícil perceber o impacto que isso provoca. Basta comparar a sua disposição, o seu humor e estado geral depois de uma noite bem dormida e quando dorme pouco ou mal.
Dicas práticas de como ter uma saúde integral
Você já deve ter percebido que alcançar a saúde integral não é complicado, mas requer comprometimento e dedicação. Talvez você já tenha registrado algumas ideias ao longo da leitura, mesmo assim, confira uma lista de dicas para promover a sua própria saúde integral.
- Prefira alimentos naturais, frescos e bem diversificados.
- Reduza o consumo de sal, açúcar, gorduras e alimentos processados e industrializados.
- Beba bastante água ao longo do dia.
- Pratique atividades físicas de forma regular.
- Faça alguma atividade prazerosa.
- Invista em momentos de lazer e relaxamento.
- Estabeleça uma rotina.
- Utilize ferramentas, técnicas e estratégias para evitar e combater o estresse.
- Evite a sobrecarga de trabalho e de compromissos.
- Procure fazer boas amizades e se relacionar com pessoas interessantes e agradáveis.
- Busque o autoconhecimento para compreender suas características e lidar com as emoções.
- Evite o isolamento social.
- Reserve um tempo para você fazer aquilo que quiser.
- Faça os exames médicos de rotina e cuide de qualquer condição que exija tratamento.
- Aproveite a tecnologia para ter mais autonomia no controle e cuidado com a sua saúde.
A promoção da saúde integral depende muito das ações e decisões da própria pessoa. Então, para você ter mais bem-estar e qualidade de vida, precisa reavaliar os seus próprios hábitos e promover mudanças positivas para ter um estilo de vida mais saudável.
Que tal começar pela saúde mental? Acesse este kit de conteúdos para compreender as suas próprias emoções e recuperar o equilíbrio por meio do autocuidado.