Os sentimentos são a percepção que cada pessoa tem sobre as suas próprias emoções. É algo mais subjetivo, porém, percebido de maneira consciente. Basicamente, é o sentido que cada um dá para as suas reações emocionais.
Perceba que existe uma diferença significativa entre os sentimentos e as emoções. De toda forma, ambos afetam a qualidade de vida e a saúde mental. Logo, precisam ser gerenciados da melhor forma, inclusive quando existe uma relação com o trabalho.
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O ambiente laboral tende a despertar diferentes tipos de sentimentos e emoções, que podem ser intensos. Portanto, é essencial que você saiba como lidar com eles, e este artigo mostra como fazer isso. Continue lendo e confira.
O que são emoções?
As emoções são reações neurológicas que uma pessoa apresenta quando exposta a um determinado estímulo. Elas ocorrem de forma inconsciente e resultam em experiências fisiológicas, como riso, lágrimas, dilatação da pupila, tremores e vermelhidão na face.
São mais instintivas e afetam o corpo. Além disso, as emoções tendem a ser influenciadas por desejos, pensamentos, experiências e crenças da pessoa. Assim, cada uma pode reagir de uma maneira diferente a uma mesma situação. Essas reações podem ser negativas e prejudicar a saúde, como é o caso da alergia emocional e de problemas gastrointestinais.
Exemplos: quais são as 5 emoções?
As emoções podem ser classificadas como primárias ou secundárias. As primárias são aquelas que todas as pessoas tendem a manifestar. São reconhecidas em qualquer parte do mundo, como:
- tristeza;
- medo;
- alegria;
- raiva;
- surpresa.
Nessa lista, ainda podemos acrescentar o desprezo e o nojo.
Já as secundárias dependem da experiência social e tendem a combinar diferentes emoções primárias. Medo e tristeza, por exemplo, podem levar à ansiedade ou à depressão.
O que são sentimentos positivos e negativos?
Os sentimentos se originam a partir das emoções. São manifestações mais conscientes, a partir da experiência que a pessoa vivencia de acordo com uma emoção. Por isso, existem as positivas e as negativas.
Os pensamentos, as memórias, as crenças e as experiências anteriores podem modificar a maneira como cada um reage às emoções. Quem tem um bom autoconhecimento costuma saber como se sentirá em uma situação.
Um sentimento negativo tende a provocar desconforto e faz com que a pessoa tente se afastar daquela sensação. Dessa forma, o indivíduo tem dificuldade para enfrentar a situação ou pedir ajuda. Então, ela tende a ficar sobrecarregada ou tomar decisões que trazem prejuízos.
O sentimento positivo desperta uma sensação de bem-estar no indivíduo. Ele se sente bem com as emoções que está percebendo em si mesmo. Elas desencadeiam reações benéficas, que fazem com que a pessoa se sinta satisfeita e confortável.
Exemplos: quais são os 10 sentimentos?
Existem diferentes tipos de sentimentos, devido a maneira como cada pessoa pode reagir às emoções. Veja a seguir alguns exemplos:
- gratidão;
- angústia;
- ciúme;
- inveja;
- otimismo;
- segurança;
- saudade;
- solidão;
- estresse;
- confiança.
Os sentimentos e as emoções no trabalho
O ambiente de trabalho tende a despertar diferentes emoções. No entanto, muitas vezes elas são negativas. Isso porque estão associadas às situações estressantes, como sobrecarga de trabalho, prazos muito curtos, conflitos e desentendimentos.
Com isso, ocorrem sentimentos prejudiciais que levam à queda na produtividade e insatisfação por parte do colaborador. Logo, as emoções e sentimentos no trabalho influenciam de forma direta os resultados da organização.
Daí a importância de olhar com atenção para esse aspecto. Assim é possível minimizar as consequências de emoções negativas.
Exemplos
Como dito, é comum que as emoções no ambiente do ambiente de trabalho sejam negativas, como:
- estresse;
- irritação;
- mau humor;
- nervosismo;
- frustração.
Mas se o clima organizacional for positivo, também ocorrem emoções e sentimentos bons, como:
- bem-estar;
- confiança;
- coragem;
- determinação;
- disposição;
- interesse;
- otimismo.
Como lidar com emoções e sentimentos no trabalho
Saber como lidar com as emoções e os sentimentos no ambiente de trabalho é uma forma importante de autocuidado. Sem falar do fato de a produtividade, a satisfação e o desempenho serem afetados por essas situações. Além disso, é fundamental para preservar a saúde mental.
É importante lembrar que o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Isso se relaciona com a falta de habilidade para gerenciar as próprias emoções e sentimentos. A seguir estão algumas dicas para lidar com eles da melhor forma.
São práticas que vão evitar o cansaço mental e promover mais bem-estar e qualidade de vida.
Trabalhe a cultura de feedback
Fornecer feedbacks é muito importante para trazer mais segurança para o colaborador. Ao saber que seus esforços estão sendo reconhecidos, as pessoas se sentem mais motivadas. Além disso, os feedbacks construtivos auxiliam no desenvolvimento, incentivando o crescimento e auxiliando nas dificuldades.
Promova o diálogo
Promover o diálogo é fundamental para esclarecer mal entendidos e resolver pendências. A conversa baseada no respeito media os conflitos e permite que cada qual se expresse. Assim, os sentimentos e as emoções de todos são levados em consideração.
Invista em autoconhecimento
Conhecer a si mesmo é fundamental para entender as próprias emoções e as situações que fazem com que elas se manifestem. Isso também possibilita lidar melhor com o próprio estado emocional. É uma forma de evitar os sentimentos negativos e buscar o aprendizado em uma situação desafiadora.
Mantenha uma boa comunicação
É fundamental que a comunicação aconteça sem ruídos. A mensagem precisa ser transmitida de uma forma clara e objetiva para que não haja dúvidas nem má interpretação. Isso mantém o clima organizacional saudável, promovendo respeito e transparência entre todos.
Pratique a empatia
O ideal é enxergar as situações de acordo com a realidade do outro. Isso é a empatia. Entender como as pessoas se sentem para compreender as reações delas e o seu comportamento. A prática da empatia é fundamental para gerenciar melhor as emoções e sentimentos dos demais e os próprios.
Quando uma pessoa aprende a lidar com suas emoções e sentimentos ela também adquire mais autoestima. Isso porque passa a compreender a si mesma e a ter reações mais equilibradas. Também consegue tomar decisões estratégicas e inteligentes, e tudo isso contribui para o seu crescimento pessoal e profissional.
Uma das formas de gerenciar emoções e sentimentos é por meio do mindfulness. Faça o download gratuito deste material e veja como ter mais qualidade de vida com essa prática.