SIPAT online: Saiba como inovar durante o trabalho remoto

SIPAT online
Categoria: Ergonomia

Toda empresa com vínculos empregatícios precisa realizar anualmente a Sipat. Com a pandemia, as relações de trabalho passaram por algumas mudanças, mas isso não eliminou a necessidade de realizar a semana interna de prevenção de acidentes de trabalho. Na verdade, fez surgir um novo modelo: a Sipat online.

O objetivo desse evento é o mesmo do presencial: conscientizar os colaboradores sobre a importância de prevenir acidentes no trabalho e cuidar melhor da saúde. Porém, como as atividades são realizadas remotamente utilizando a internet e a tecnologia, alguns gestores têm encontrado certos desafios para realizar a Sipat dessa forma.

Neste artigo, mostraremos como fazer isso. Continue lendo e confira algumas ideias para Sipat na pandemia e como garantir a participação da equipe.

Por que é importante inovar na Sipat?

A realização da Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho é obrigatória por causa dos resultados positivos que ela promove. A Sipat melhora a empresa trazendo alertas importantes e a conscientização dos colaboradores sobre os riscos aos quais eles estão expostos.

Ao mesmo tempo, mostra o que fazer para evitar acidentes, e o desenvolvimento de problemas e doenças relacionados ao trabalho. No entanto, de 2020 para cá, houve algumas mudanças importantes que influenciaram também esse evento.

As ações de segurança do trabalho ganharam destaque durante pandemia porque, agora, é preciso trabalhar temas mais diversificados, além daqueles com os quais os colaboradores estão habituados. Além disso, o modo como a Sipat é realizada ganhou novo formato.

Como muitos profissionais passaram a trabalhar em sistema home office, e devido à necessidade de evitar aglomerações, as empresas precisaram inovar. Afinal, a Sipat continua sendo obrigatória, mas é preciso seguir os protocolos de segurança. Por isso, uma das soluções tem sido a sua realização online.

Por meio da Sipat online, conseguimos cumprir as exigências legais e garantir a proteção dos colaboradores. Isso porque não é preciso uma reunião presencial para realizar os eventos e atividades, sendo feito com auxílio da internet e de tecnologias.

Dessa forma, os colaboradores se sentem mais seguros de participar, mas existe o desafio de garantir que estejam presentes e engajados. A realização da Sipat online foi pensada para proteger a todos, abordando temas alinhados com a nova realidade das relações de trabalho e o momento de pandemia, além de planejar atividades atrativas.

Como fazer Sipat online?

O evento digital é uma boa alternativa para que as empresas cumpram essa exigência durante o período de pandemia. E se tornou a solução ideal também para aquelas que seguirão no formato de trabalho remoto, mesmo depois que o momento tiver sido superado.

Durante a Sipat, deve ser abordada a importância da saúde e segurança do trabalho na pandemia, juntamente a temas que estão relacionados com o setor de atuação de cada empresa. Tudo isso, de uma forma que chame a atenção do colaborador e o incentive a participar.

Realizar a Sipat na pandemia não é tão difícil quanto parece. A seguir, você confere algumas dicas para que o seu evento seja um sucesso, mesmo remotamente.

Organize eventos online e videoconferências

A Sipat online pode ser realizada da mesma forma como são feitas as reuniões de trabalho utilizando a internet. Existem diversas ferramentas, inclusive, gratuitas, para realizar os eventos e fazer videoconferências. É o caso do Google Meet e do Zoom.

O ideal é escolher uma que tenha os recursos de que você precisa e que seja acessível para todos os colaboradores. É válido, antes de realizar a Sipat pela internet, criar um tutorial sobre como acessar a ferramenta e enviar para todos os colaboradores, a fim de que eles não tenham dificuldades no dia do evento.

Faça palestras online

É interessante promover palestras online durante a Sipat. Convide especialistas de áreas em específico para falar sobre temas como:

Perceba que podemos ir além dos temas que estão relacionados com o trabalho nas dependências da empresa. Afinal, muitos colaboradores estão atuando de forma remota, portanto, é preciso organizar a palestra de modo que ela se relacione com o seu dia a dia no chamado “novo normal”.

Crie dinâmicas

Uma forma interessante de promover a interação dos colaboradores durante a Sipat online é organizar dinâmicas. Esses momentos, assim como as gincanas, são descontraídos e ajudam a abordar temas mais monótonos ou pesados de uma forma lúdica e agradável.

Libere a interação durante a Sipat online

Quando os eventos são realizados de forma remota, algumas pessoas podem se sentir distantes por causa da ausência de contato físico. Para quebrar essa barreira, libere a interação durante o evento, permitindo que todos conversem, deem sua opinião ou façam perguntas. Promova a humanização para garantir proximidade.

O que fazer para engajar os funcionários a participar da Sipat online?

Ainda que você organize boas ideias para Sipat online, o evento apenas terá bons resultados se houver o engajamento dos funcionários. A primeira medida que vai possibilitar isso acontecer é fazer a divulgação correta da semana.

Como dito, é importante escolher programas ou aplicativos que sejam acessíveis para todos e mostrar como eles podem ser acessados. Além disso, adote medidas como:

  • escolher uma data mais confortável para todos;
  • reservar um horário acessível e viável;
  • enviar notificações com antecedência;
  • enviar lembretes no dia da Sipat e próximo ao horário dela;
  • divulgar a programação do evento.

Não podemos negar que pode ser um desafio para a Cipa fazer a gestão de pessoas de forma remota para que todos participem do evento. Para ajudar você, listamos algumas ideias para Sipat online que funcionam bem!

Explore a gamificação

A gamificação é o uso da lógica dos jogos em algum tipo de atividade. Você pode utilizar essa técnica, também, na sua Sipat virtual, trabalhando com um sistema de pontuação ou prêmios e, até mesmo, utilizando algum jogo que esteja relacionado com o tema trabalhado no evento.

Trabalhe com enquetes

Fazer enquetes é uma boa forma de incentivar os colaboradores a participar. Elas podem ser lançadas durante a videoconferência ou a palestra, como uma forma de testar o conhecimento ou conferir a opinião dos profissionais sobre assuntos como sedentarismo, saúde ocupacional e a própria pandemia. Assim, eles percebem que estão sendo ouvidos.

Ofereça recompensas

As bonificações sempre foram uma forma interessante de motivar e incentivar a equipe, e isso não é diferente quando se trata da Sipat. Você pode oferecer recompensas para aqueles que participaram e interagiram, pode ser um e-book, um livro impresso ou materiais e objetos de escritório. Também é interessante fazer sorteios para aqueles que permanecerem até o final.

Organize slides criativos

Quando for elaborar as apresentações, procure montar slides criativos. Trabalhe com muitas imagens, traga um pouco de humor, use mídias como vídeos, músicas e, até mesmo, gifs. Os memes estão muito em alta e vão prender a atenção dos colaboradores, por serem divertidos.

Você pode contar com a BeeCorp para organizar o seu evento, disponibilizamos diversas soluções para Sipat, a fim de que ela seja mais atrativa e engajadora. São gincanas, dinâmicas, palestras e quizzes. Tudo feito de forma personalizada, conforme a necessidade da sua empresa.

O mais importante é que a sua Sipat online aconteça e traga bons resultados. Por isso, planeje muito bem o que será feito e conte com o suporte de especialistas. Assim, estará cumprindo os protocolos, atendendo à legislação e oferecendo um momento interessante e proveitoso para seus colaboradores.

Saiba mais sobre as soluções para Sipat disponibilizadas pela BeeCorp. Entre em contato conosco para conhecer esses e outros serviços à disposição da sua empresa!

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Ergonomia
Principais riscos ergonômicos encontrados nas empresas

Principais riscos ergonômicos encontrados nas empresas Por: Ana Flávia Oliveira

Os riscos ergonômicos são todas as condições que afetam o bem-estar, sejam elas físicas, mentais ou organizacionais. Podem ser compreendidas como fatores que interferem nas características psicofisiológicas do profissional,...
Ergonomia
Entenda agora como funciona o processo eleitoral da CIPA

Entenda agora como funciona o processo eleitoral da CIPA Por: Ana Flávia Oliveira

Para formar a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio), é preciso passar por um processo de eleição, no qual se escolhem os representantes da comissão. O...
Ergonomia
CIPA: você sabe o que é e o que faz?

CIPA: você sabe o que é e o que faz? Por: Ana Flávia Oliveira

CIPA é a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio que atua na prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. Seu objetivo é promover saúde, preservando a...
Ergonomia
Ergonomia: conceito, tipos e benefícios no trabalho

Ergonomia: conceito, tipos e benefícios no trabalho Por: Ana Flávia Oliveira

Ergonomia é o conjunto de regras e procedimentos que visam os cuidados com a saúde do profissional, dentro e fora do seu ambiente de trabalho. Regulamentada pela NR 17,...
Ergonomia
Tudo que você precisa saber sobre segurança do trabalho

Tudo que você precisa saber sobre segurança do trabalho Por: Ana Flávia Oliveira

Segurança do Trabalho (ST) é um conjunto de medidas de prevenção adotadas para proteger os colaboradores de uma empresa. Para isso, são reduzidos os riscos de acidentes de trabalho...
Ergonomia
Como escolher uma cadeira ergonômica para escritório

Cadeira ergonômica: como escolher uma para escritório Por: Felipe Alvares

Muitas pessoas podem considerar a beleza como um critério importante ao escolher uma cadeira para o seu escritório. Pensam na combinação da peça com o restante do mobiliário, mas...
Ergonomia
Nr17

Como a NR 17 pode reduzir o absenteísmo dentro das empresas? Por: Ana Flávia Oliveira

O absenteísmo nas empresas refere-se à ausência de um colaborador no período de trabalho, seja por algumas horas ou até mesmo por vários dias. Mas qual a sua relação...
Ergonomia
Conheça sobre Normas Regulamentadoras e sua relação com a saúde e bem-estar do trabalhador

Conheça sobre Normas Regulamentadoras e sua relação com a saúde e bem-estar do trabalhador Por: Ana Flávia Oliveira

Um conjunto de documentos normativos da legislação trabalhista representa importante papel para a segurança, saúde e bem-estar dos colaboradores de uma empresa: são as Normas Regulamentadoras, conhecidas por sua...
Ergonomia
Riscos ocupacionais: entenda mais e os 5 tipos!

Riscos ocupacionais: entenda mais e os 5 tipos! Por: Luíza Terra

Um dos principais focos de atenção em Saúde e Segurança do Trabalho (SST) reside nos riscos ocupacionais. São aquelas situações, condições ou procedimentos que oferecem possibilidade de danos à...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Ana Flávia Oliveira

      Especialista em Enfermagem do Trabalho, Ergonomia aplicada ao Trabalho e Gestão de Pessoas

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo