Algumas normas de segurança do trabalho foram atualizadas em 2022, objetivando desburocratiza-las e harmonizá-las.
A NR 17, conhecida como a norma da ergonomia, foi uma delas, com uma grande atualização. Agora, existem duas fases de avaliação: a primeira é a Avaliação Ergonômica Preliminar (AEP) e a outra a já conhecida Análise Ergonômica do Trabalho (AET).
Assim, se antes todas as avaliações do local de trabalho eram feitas com a AET, agora, privilegia-se a Avaliação Ergonômica Preliminar, obrigatória a todas as empresas. Já a Análise Ergonômica, mais completa, restringe-se a certas hipóteses previstas na norma.
Essa nova etapa tem o objetivo de simplificar e facilitar as adaptações necessárias para garantir condições de trabalho que não comprometam a saúde e segurança do trabalhador.
A AEP é um estudo detalhado da demanda, tarefa e atividade nos postos de trabalho, sendo capaz de identificar inadequações e nortear ações para o gerenciamento de riscos ocupacionais.
É um processo avaliativo que identifica os fatores de riscos relacionados às exigências das atividades do trabalho e atribui valor/importância a eles e aos riscos associados. Confira as etapas desse processo: