Gestão de Crônicos
O que é Gestão de Crônicos?
A Gestão de Crônicos é um programa idealizado para melhorar a qualidade de vida e garantir que o tratamento seja seguido da forma correta — com foco na educação, prevenção de complicações, redução dos riscos e promoção da saúde.
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), são doenças multifatoriais que se desenvolvem no decorrer da vida e são de longa duração. Atualmente, elas são consideradas um sério problema de saúde pública.
As DCNT (como diabetes, hipertensão e obesidade) são resultado de diversos fatores, determinantes sociais e condicionantes, além de fatores de risco individuais como tabagismo, consumo nocivo de álcool, inatividade física e alimentação não saudável.
O monitoramento faz com que o paciente sinta-se valorizado, o que é ótimo para a autoestima. Quando a pessoa tem contato com uma equipe interessada no seu caso, ela acaba mudando sua postura em relação às suas patologias.
Dos grupos que necessitam de algum cuidado especial, temos também o Programa de Apoio à Gestação, que objetiva orientar as gestantes e seus parceiros quanto às principais alterações fisiológicas e emocionais, bem como reforçar os cuidados especiais durante a gestação.