Trabalho em equipe melhora a qualidade de vida.

trabalho em equipe
Por: Carina Martins

Ao lado da inteligência emocional, o trabalho em equipe é uma das habilidades comportamentais mais requisitadas pelas empresas da América Latina, segundo constatou a pesquisa realizada pela PageGroup, empresa europeia focada em soluções de recrutamento de pessoas. Os dados reforçam a importância dessa característica para um bom clima organizacional e o que é qualidade de vida nas organizações.

No entanto, as vantagens não são apenas coletivas. Trabalhar em conjunto promove profissionais mais engajados e uma competitividade saudável entre os membros de um time. Quer saber mais sobre a importância do trabalho em equipe? Continue a leitura.

Como o trabalho em equipe impacta a qualidade de vida dos colaboradores?

Primeiro, é importante conceituar a qualidade de vida no trabalho: a expressão se refere ao nível de satisfação que um colaborador tem em seu local de trabalho. Cabe ao empregador, principalmente, implementar programas de qualidade de vida e adotar iniciativas que melhorem esse índice, pois, quanto melhor ele for, maior será a produtividade e a força da marca empregadora.

Além disso, na pressão do dia a dia para apresentar resultados, é reconfortante saber que existe o apoio dos seus colegas e que é possível contar com as expertises deles para solucionar problemas. Naturalmente, as divergências podem aparecer — e a melhor forma de lidar com elas é respeitando o espaço de cada um e prezando pelo bem-estar da equipe.

Para a gestão, o estímulo ao trabalho em conjunto é essencial para exercer uma boa liderança. Dessa forma, extrai-se o melhor de todos os profissionais, valorizando-os e potencializando os resultados da organização. Com o devido direcionamento, a autoestima e produtividade só aumentam.

Quais são os benefícios de se trabalhar em equipe?

Ao estimular o esforço coletivo, uma empresa pode se beneficiar de empregados mais criativos e comprometidos. Mas, para eles, quais são as principais vantagens? Conheça-as a seguir.

Criação de conexões

Muitos relacionamentos têm início no ambiente de trabalho. A convivência é um incentivo para estreitar os laços. Colegas se tornam amigos e, às vezes, a relação até evolui para outro campo. Certamente, isso suaviza os dias mais difíceis e ajuda a combater a ansiedade no trabalho: saber que há outros no mesmo barco, que entendem perfeitamente o que você vive. Além das trocas afetivas, o trabalho também pode ser excelente para fortalecer seu networking, conhecer gente nova e fazer boas conexões na sua área.

Objetivos em comum

Trabalhar em prol do resultado almejado é uma premissa válida para qualquer time. Quando o trabalho em equipe se faz presente, cada um pode dar sua contribuição e fazer sua parte até se tornar realidade. Manter esses objetivos alinhados é um papel do gestor e cabe a ele direcionar seu grupo de trabalho para facilitar esse processo.

União

Em qualquer time, é natural que haja pessoas com diferentes personalidades e visão de mundo, mas isso não deve influenciar em sua integração e sinergia. Nesse caso, as diferenças devem fortalecer e se tornar estratégias para alcançar os resultados. Quanto mais unida for a equipe, mais rápidas serão as entregas e maior será seu reconhecimento.

Garantia de aprendizagem

A troca de conhecimento entre os profissionais do time é diária, especialmente, se a rotina do setor for dinâmica. Em uma área de medicina do trabalho, por exemplo, há o médico, o enfermeiro, o fisioterapeuta, o psicólogo etc. Cada um tem sua expertise e área de atuação, favorecendo uma troca mútua e rica de aprendizados.

Desenvolvimento de habilidades específicas

Lembra quando foi mencionado no início do artigo que a inteligência emocional também é uma das habilidades comportamentais mais valorizadas pelas empresas? Uma boa forma de aprimorá-la é por meio do trabalho em equipe. Além disso, ele favorece o desenvolvimento da paciência, da empatia e do senso coletivo. Afinal, tão importante quanto ter senso de dono, é tomar decisões ponderando seu impacto sobre outras pessoas.

Como estimular o trabalho em equipe?

Apesar de ser uma habilidade benquista pelos recrutadores — e bastante falada durante entrevistas de emprego —, nem sempre as pessoas, de fato, reconhecem a importância do trabalho em equipe. Se você sente que é algo a desenvolver em si ou é um gestor e deseja colher melhores resultados do time, fique de olho nas dicas abaixo.

Incorpore o trabalho em equipe como parte da cultura da empresa

Se trabalhar em conjunto já é uma realidade na sua empresa, é mais fácil integrar um time, pois, independentemente das expertises, há uma cobrança sutil por esse modelo de trabalho. Estimular de maneira continuada, por meio das lideranças e de atividades planejadas, é uma boa estratégia para unir as pessoas e fomentar a cooperação entre elas.

Conheça sua equipe

Conhecer seus colegas de trabalho é um dos passos para extrair o melhor deles. Nesse processo, os feedbacks são necessários e encorajados, bem como a definição de indicadores individuais, que lhe permita acompanhar periodicamente como cada um vem se desenvolvendo. Metas compartilhadas também são bem-vindas e incentivam o esforço coletivo, fazendo com que todos trabalhem para alcançá-la.

Reconheça as conquistas e aprendizados

O acompanhamento de resultados vai lhe permitir saber onde cada um melhorou — e isso não deve passar despercebido. A valorização de um colaborador é indispensável para sua motivação e, quando isso é feito em equipe, o peso é maior. Então, assim como as críticas construtivas, preste atenção em momentos importantes, que representem algum tipo de avanço para o empregado. Por menor que seja, essa valorização pode fazer a diferença.

Seja transparente

Uma comunicação objetiva e transparente evita ruídos e retrabalho no time. Quanto mais honesta for sua forma de se comunicar com as pessoas do time, mais vai poder cobrar o mesmo delas. A relação com a gestão deve ser pautada pela confiança dos dois lados. Quando isso não acontece, tanto o colaborador quanto o gestor se sentem desamparados. Para uma equipe funcionar bem, não basta que os membros confiem uns nos outros — eles também precisam confiar em quem lhes direciona.

Trabalhar em equipe pode soar como um desafio para muitos, mas, após a leitura deste artigo, ficou claro que seus benefícios — tanto individuais como coletivos — se sobressaem, e isso deve influenciar a sua postura profissional. Afinal, manter bons hábitos de vida e aumentar a qualidade do ambiente de trabalho também é uma responsabilidade do próprio funcionário.

Já conhecia todas as vantagens do trabalho em equipe? Acompanhe a BeeCorp também nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos sobre o mundo organizacional. Estamos no FacebookInstagramLinkedIn e YouTube.

Author
Carina Martins
x

Solicite uma proposta






    Fale com consultor!

    Fale com um consultor