Trabalho em equipe melhora a qualidade de vida.

trabalho em equipe
Categoria: Qualidade de Vida

Ao lado da inteligência emocional, o trabalho em equipe é uma das habilidades comportamentais mais requisitadas pelas empresas da América Latina, segundo constatou a pesquisa realizada pela PageGroup, empresa europeia focada em soluções de recrutamento de pessoas. Os dados reforçam a importância dessa característica para um bom clima organizacional e o que é qualidade de vida nas organizações.

No entanto, as vantagens não são apenas coletivas. Trabalhar em conjunto promove profissionais mais engajados e uma competitividade saudável entre os membros de um time. Quer saber mais sobre a importância do trabalho em equipe? Continue a leitura.

Como o trabalho em equipe impacta a qualidade de vida dos colaboradores?

Primeiro, é importante conceituar a qualidade de vida no trabalho: a expressão se refere ao nível de satisfação que um colaborador tem em seu local de trabalho. Cabe ao empregador, principalmente, implementar programas de qualidade de vida e adotar iniciativas que melhorem esse índice, pois, quanto melhor ele for, maior será a produtividade e a força da marca empregadora.

Além disso, na pressão do dia a dia para apresentar resultados, é reconfortante saber que existe o apoio dos seus colegas e que é possível contar com as expertises deles para solucionar problemas. Naturalmente, as divergências podem aparecer — e a melhor forma de lidar com elas é respeitando o espaço de cada um e prezando pelo bem-estar da equipe.

Para a gestão, o estímulo ao trabalho em conjunto é essencial para exercer uma boa liderança. Dessa forma, extrai-se o melhor de todos os profissionais, valorizando-os e potencializando os resultados da organização. Com o devido direcionamento, a autoestima e produtividade só aumentam.

Quais são os benefícios de se trabalhar em equipe?

Ao estimular o esforço coletivo, uma empresa pode se beneficiar de empregados mais criativos e comprometidos. Mas, para eles, quais são as principais vantagens? Conheça-as a seguir.

Criação de conexões

Muitos relacionamentos têm início no ambiente de trabalho. A convivência é um incentivo para estreitar os laços. Colegas se tornam amigos e, às vezes, a relação até evolui para outro campo. Certamente, isso suaviza os dias mais difíceis e ajuda a combater a ansiedade no trabalho: saber que há outros no mesmo barco, que entendem perfeitamente o que você vive. Além das trocas afetivas, o trabalho também pode ser excelente para fortalecer seu networking, conhecer gente nova e fazer boas conexões na sua área.

Objetivos em comum

Trabalhar em prol do resultado almejado é uma premissa válida para qualquer time. Quando o trabalho em equipe se faz presente, cada um pode dar sua contribuição e fazer sua parte até se tornar realidade. Manter esses objetivos alinhados é um papel do gestor e cabe a ele direcionar seu grupo de trabalho para facilitar esse processo.

União

Em qualquer time, é natural que haja pessoas com diferentes personalidades e visão de mundo, mas isso não deve influenciar em sua integração e sinergia. Nesse caso, as diferenças devem fortalecer e se tornar estratégias para alcançar os resultados. Quanto mais unida for a equipe, mais rápidas serão as entregas e maior será seu reconhecimento.

Garantia de aprendizagem

A troca de conhecimento entre os profissionais do time é diária, especialmente, se a rotina do setor for dinâmica. Em uma área de medicina do trabalho, por exemplo, há o médico, o enfermeiro, o fisioterapeuta, o psicólogo etc. Cada um tem sua expertise e área de atuação, favorecendo uma troca mútua e rica de aprendizados.

Desenvolvimento de habilidades específicas

Lembra quando foi mencionado no início do artigo que a inteligência emocional também é uma das habilidades comportamentais mais valorizadas pelas empresas? Uma boa forma de aprimorá-la é por meio do trabalho em equipe. Além disso, ele favorece o desenvolvimento da paciência, da empatia e do senso coletivo. Afinal, tão importante quanto ter senso de dono, é tomar decisões ponderando seu impacto sobre outras pessoas.

Como estimular o trabalho em equipe?

Apesar de ser uma habilidade benquista pelos recrutadores — e bastante falada durante entrevistas de emprego —, nem sempre as pessoas, de fato, reconhecem a importância do trabalho em equipe. Se você sente que é algo a desenvolver em si ou é um gestor e deseja colher melhores resultados do time, fique de olho nas dicas abaixo.

Incorpore o trabalho em equipe como parte da cultura da empresa

Se trabalhar em conjunto já é uma realidade na sua empresa, é mais fácil integrar um time, pois, independentemente das expertises, há uma cobrança sutil por esse modelo de trabalho. Estimular de maneira continuada, por meio das lideranças e de atividades planejadas, é uma boa estratégia para unir as pessoas e fomentar a cooperação entre elas.

Conheça sua equipe

Conhecer seus colegas de trabalho é um dos passos para extrair o melhor deles. Nesse processo, os feedbacks são necessários e encorajados, bem como a definição de indicadores individuais, que lhe permita acompanhar periodicamente como cada um vem se desenvolvendo. Metas compartilhadas também são bem-vindas e incentivam o esforço coletivo, fazendo com que todos trabalhem para alcançá-la.

Reconheça as conquistas e aprendizados

O acompanhamento de resultados vai lhe permitir saber onde cada um melhorou — e isso não deve passar despercebido. A valorização de um colaborador é indispensável para sua motivação e, quando isso é feito em equipe, o peso é maior. Então, assim como as críticas construtivas, preste atenção em momentos importantes, que representem algum tipo de avanço para o empregado. Por menor que seja, essa valorização pode fazer a diferença.

Seja transparente

Uma comunicação objetiva e transparente evita ruídos e retrabalho no time. Quanto mais honesta for sua forma de se comunicar com as pessoas do time, mais vai poder cobrar o mesmo delas. A relação com a gestão deve ser pautada pela confiança dos dois lados. Quando isso não acontece, tanto o colaborador quanto o gestor se sentem desamparados. Para uma equipe funcionar bem, não basta que os membros confiem uns nos outros — eles também precisam confiar em quem lhes direciona.

Trabalhar em equipe pode soar como um desafio para muitos, mas, após a leitura deste artigo, ficou claro que seus benefícios — tanto individuais como coletivos — se sobressaem, e isso deve influenciar a sua postura profissional. Afinal, manter bons hábitos de vida e aumentar a qualidade do ambiente de trabalho também é uma responsabilidade do próprio funcionário.

Já conhecia todas as vantagens do trabalho em equipe? Acompanhe a BeeCorp também nas redes sociais e fique por dentro de mais conteúdos sobre o mundo organizacional. Estamos no FacebookInstagramLinkedIn e YouTube.

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Qualidade de Vida
biohacking

O que é Biohacking? A prática que pode transformar o corpo e a mente Por: Barbara Franca

O Biohacking é a aplicação de mudanças sistemáticas em seus hábitos diários com o intuito de melhorar sua saúde e qualidade de vida. É um processo personalizado, levando em...
Qualidade de Vida

Espiritualidade: o que é, como praticar e benefícios Por: Barbara Franca

A espiritualidade é a busca do ser humano por um significado de vida maior que si próprio. O contato com algo que vá além das limitações do corpo e...
Qualidade de Vida
Massoterapia: tipos de técnicas, benefícios e indicações

Massoterapia: tipos de técnicas, benefícios e indicações Por: Felipe Alvares

Massoterapia é a classificação dada para as técnicas que visam proporcionar saúde e bem-estar para as pessoas, como Quick Massage, reflexologia e Shiatsu. Ela pode ser aplicada, exclusivamente, por...
Qualidade de Vida

Cãibra: o que é, causas e como tratar de forma eficaz Por: Christine Ornelas

A cãibra é uma contração muscular involuntária, que resulta em dor e rigidez. Suas causas são bem variadas, podendo ser associadas a doenças ou ao sedentarismo. Praticamente todos já...
Qualidade de Vida

Ginástica laboral: o que é, tipos e principais benefícios Por: Carina Martins

Ginástica Laboral é o tipo de ginástica realizada no trabalho com exercícios de curta duração (entre 10 e 15 minutos) com o objetivo de melhorar a saúde e a...
Qualidade de Vida

Higiene do sono: o que é e como impacta a saúde? Por: Carina Martins

A qualidade do sono é um dos pilares para uma vida equilibrada. Praticar a higiene do sono vai muito além de deitar e fechar os olhos: é sobre criar...
Qualidade de Vida

Conheça 7 doenças causadas pelo estresse no ambiente de trabalho Por: Ana Flávia Oliveira

Você sabia que existem algumas doenças causadas pelo estresse e que podem afetar a vida profissional? Para muitos, o ambiente corporativo é extremamente tóxico e, em boa parte dos...
Saúde
Janeiro Branco: saiba como abraçar essa causa!

Janeiro Branco: saiba como abraçar essa causa! Por: Paola Sobral

O início de um novo ano traz projetos, expectativas e esperanças para todos em uma organização. No entanto, as boas condições de saúde mental e emocional precisam estar presentes...
Qualidade de Vida

Pensamentos Intrusivos: o que são e como lidar com eles? Por: Christine Ornelas

Os pensamentos intrusivos são pensamentos indesejados que surgem de forma espontânea na mente, causando estresse ou prejudicando seu bem-estar. Sua natureza pode variar bastante, envolvendo impulsos potencialmente nocivos ao...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Carina Martins

      Head de Marketing e Inside Sales BeeCorp | Jornalista e Especialista em Comunicação Corporativa

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo