O trabalho remoto, modelo similar ao home office, ganhou espaço durante a pandemia como forma de conter o avanço de casos de covid-19. Agora, mesmo com o retorno presencial às empresas, as demandas pelo teletrabalho continuam crescendo. Inclusive, já foi regulamentado até no âmbito da Administração Federal.
Isso não é por acaso. Afinal, sua implementação traz inúmeras vantagens para as organizações e seus colaboradores. No entanto, há também muitos desafios envolvidos. Quer descobrir quais são eles? Continue a leitura para conferir os principais e o que fazer para superá-los.
1. Saúde dos trabalhadores
Um dos grandes desafios que colocam as empresas à prova constantemente se refere à saúde dos seus colaboradores. Esse é um aspecto que se destacou ainda mais com a maior incidência do modelo de trabalho remoto.
As organizações estão reconhecendo o valor da abordagem da saúde e considerando o assunto em sua concepção mais ampla. Assim, não se trata apenas da saúde física, mas sobretudo das situações que envolvem a saúde mental ou emocional dos colaboradores.
O fato é que o trabalho à distância requer a adoção de novas maneiras de investir na saúde dos funcionários. Nesse sentido, é preciso promover iniciativas com o intuito de melhorar a comunicação, aumentar a autoestima e reduzir o estresse.
2. Trabalho híbrido
A instituição do modelo híbrido de trabalho, no qual parte das atividades é realizada nas instalações da empresa e o restante à distância, por si, já traz importantes desafios. Isso porque é preciso viabilizar e equilibrar os dois contextos.
Assim, é necessário planejar quais atividades serão conduzidas nos diferentes ambientes. Além disso, cada local deve estar adequado para o desempenho do trabalho. E, considerando a condição do trabalhador distante, a comunicação deve estar afinada.
A preferência pelo trabalho híbrido vem crescendo entre os profissionais a ponto de sua adoção se tornar imperativa, a fim de que as empresas não corram risco de perder talentos. Então, elas devem se adaptar e buscar soluções criativas para adotar com sucesso o novo modelo de trabalho.
3. Motivação da equipe
Os gestores devem exercitar sua liderança com mais afinco e atenção para motivar suas equipes em trabalho remoto. Para esse fim, algumas iniciativas são especialmente importantes, sobretudo porque atuam eliminando situações que costumam ser desmotivadoras.
Dessa forma, leve em conta a adoção de medidas como:
- planejar, delegar e gerenciar: planeje as ações/tarefas, delegue metas a cada um e faça o acompanhamento dos resultados;
- adotar metas realistas: para evitar desmotivação por metas irrealizáveis, cuide para adotar expectativas mais realistas, cujo alcance é capaz de estimular ainda mais os colaboradores;
- manter-se presente junto à equipe: seja um líder presente no sentido de não permitir que a distância física se transforme em ausência e, além disso, seja um incentivador de sua equipe;
- estimular a comunicação entre colegas de equipe: comunique-se para a melhor gestão de equipe e incentive a comunicação entre os colegas distantes;
- combinar horários comuns: dentro das possibilidades, combine horários de trabalho comuns, para que a comunicação não ocorra em momentos inadequados;
- manter feedbacks fluindo nas duas direções: cobre retornos dos colaboradores, mas garanta que não deixou de atender a nenhuma demanda.
4. Acompanhamento de resultados
O trabalho remoto se baseia, sobretudo, na programação de tarefas para o colaborador e seu posterior acompanhamento. Essa delegação de responsabilidade é indispensável para o modelo. Assim, ao mesmo tempo em que flexibiliza quanto aos horários e locais de trabalho, conta com o cumprimento da missão.
A gestão das tarefas delegadas não se traduz por cobranças, mas por acompanhamento dentro dos prazos previstos. As metas devem ser realistas e, em princípio, o andamento dos trabalhos não enfrenta obstáculos apenas por ser no modelo remoto. Na verdade, a liberdade de ação pode ser um grande facilitador.
Mas, ao mesmo tempo, requer o monitoramento dos resultados. Essa necessidade também está associada ao princípio de uma comunicação regrada e constante entre a liderança e o colaborador.
5. Falta de organização
Não há trabalho de sucesso que resista a uma falta de organização. Esse é um grande obstáculo para o colaborador, que terá que se organizar e se disciplinar para o trabalho remoto. Mas a liderança também é afetada, uma vez que deverá coordenar, às vezes, diversos funcionários operando à distância.
As exigências do trabalho remoto não permitem a desorganização, o descumprimento de prazos ou mesmo não saber onde arquivou determinado documento. Leve em conta, por exemplo, que a comunicação só fluirá se as informações e os dados que serão trocados estiverem sempre à mão.
Para evitar problemas, o colaborador deve considerar o seu local de trabalho com a responsabilidade que lhe cabe. Se existe desorganização pessoal no ambiente doméstico, essa questão precisará ser resolvida.
6. Infraestrutura inadequada
É preciso considerar que talvez o colaborador não disponha da infraestrutura própria ou adequada para exercer seu trabalho em casa. Essas limitações podem estar no mobiliário, como na ausência de uma cadeira com a ergonomia mais indicada.
Outra dificuldade que o profissional pode enfrentar é a falta de tecnologia indispensável para as atividades. Aqui, não se trata ainda de viabilizar o metaverso, mas de questões muito mais básicas.
Por exemplo, é possível que ele não disponha de internet ou de banda suficiente para as entregas que a empresa espera. Também, pode ser que não possua os equipamentos de informática que atendam às demandas do trabalho.
Esse é um desafio que deve ser claramente tratado antes do início das atividades, pois impede que a implementação do modelo seja bem-sucedida. Situações assim ilustram a importância do entendimento anterior, das conversas com os colaboradores para identificar as diferentes realidades e suas respectivas necessidades.
Como você observou, o trabalho remoto se tornou uma tendência ainda mais forte a partir das mudanças impostas pela pandemia. Podemos dizer que a crise sanitária consolidou esse modelo que já vinha se instalando aos poucos. De todo modo, requer atenção e cuidados para vencer os obstáculos naturais que se apresentam.
Agora que você já viu os principais desafios do trabalho remoto, baixe nosso e-book sobre como transformar sua empresa em um bom lugar para se trabalhar.
[…] mesmo modo, a adoção do modelo home office, sempre que possível também é uma boa solução. É uma maneira prática de garantir que a […]
[…] gatilho mental funciona especialmente para trabalhos remotos. O fato de a pessoa se preparar visualmente para o trabalho, cuidando da roupa e da aparência como […]