Trabalho remoto: 6 desafios desse modelo de trabalho

Trabalho remoto: 6 desafios desse modelo de trabalho
Saúde dos trabalhadores
Trabalho híbrido
Motivação da equipe
Acompanhamento de resultados
Falta de organização
Infraestrutura inadequada
Categoria: Qualidade de Vida

O trabalho remoto, modelo similar ao home office, ganhou espaço durante a pandemia como forma de conter o avanço de casos de covid-19. Agora, mesmo com o retorno presencial às empresas, as demandas pelo teletrabalho continuam crescendo. Inclusive, já foi regulamentado até no âmbito da Administração Federal.

Isso não é por acaso. Afinal, sua implementação traz inúmeras vantagens para as organizações e seus colaboradores. No entanto, há também muitos desafios envolvidos. Quer descobrir quais são eles? Continue a leitura para conferir os principais e o que fazer para superá-los.

1. Saúde dos trabalhadores

Um dos grandes desafios que colocam as empresas à prova constantemente se refere à saúde dos seus colaboradores. Esse é um aspecto que se destacou ainda mais com a maior incidência do modelo de trabalho remoto.

As organizações estão reconhecendo o valor da abordagem da saúde e considerando o assunto em sua concepção mais ampla. Assim, não se trata apenas da saúde física, mas sobretudo das situações que envolvem a saúde mental ou emocional dos colaboradores.

O fato é que o trabalho à distância requer a adoção de novas maneiras de investir na saúde dos funcionários. Nesse sentido, é preciso promover iniciativas com o intuito de melhorar a comunicação, aumentar a autoestima e reduzir o estresse.

2. Trabalho híbrido

A instituição do modelo híbrido de trabalho, no qual parte das atividades é realizada nas instalações da empresa e o restante à distância, por si, já traz importantes desafios. Isso porque é preciso viabilizar e equilibrar os dois contextos.

Assim, é necessário planejar quais atividades serão conduzidas nos diferentes ambientes. Além disso, cada local deve estar adequado para o desempenho do trabalho. E, considerando a condição do trabalhador distante, a comunicação deve estar afinada.

A preferência pelo trabalho híbrido vem crescendo entre os profissionais a ponto de sua adoção se tornar imperativa, a fim de que as empresas não corram risco de perder talentos. Então, elas devem se adaptar e buscar soluções criativas para adotar com sucesso o novo modelo de trabalho.

3. Motivação da equipe

Os gestores devem exercitar sua liderança com mais afinco e atenção para motivar suas equipes em trabalho remoto. Para esse fim, algumas iniciativas são especialmente importantes, sobretudo porque atuam eliminando situações que costumam ser desmotivadoras.

Dessa forma, leve em conta a adoção de medidas como:

  • planejar, delegar e gerenciar: planeje as ações/tarefas, delegue metas a cada um e faça o acompanhamento dos resultados;
  • adotar metas realistas: para evitar desmotivação por metas irrealizáveis, cuide para adotar expectativas mais realistas, cujo alcance é capaz de estimular ainda mais os colaboradores;
  • manter-se presente junto à equipe: seja um líder presente no sentido de não permitir que a distância física se transforme em ausência e, além disso, seja um incentivador de sua equipe;
  • estimular a comunicação entre colegas de equipe: comunique-se para a melhor gestão de equipe e incentive a comunicação entre os colegas distantes;
  • combinar horários comuns: dentro das possibilidades, combine horários de trabalho comuns, para que a comunicação não ocorra em momentos inadequados;
  • manter feedbacks fluindo nas duas direções: cobre retornos dos colaboradores, mas garanta que não deixou de atender a nenhuma demanda.

4. Acompanhamento de resultados

O trabalho remoto se baseia, sobretudo, na programação de tarefas para o colaborador e seu posterior acompanhamento. Essa delegação de responsabilidade é indispensável para o modelo. Assim, ao mesmo tempo em que flexibiliza quanto aos horários e locais de trabalho, conta com o cumprimento da missão.

A gestão das tarefas delegadas não se traduz por cobranças, mas por acompanhamento dentro dos prazos previstos. As metas devem ser realistas e, em princípio, o andamento dos trabalhos não enfrenta obstáculos apenas por ser no modelo remoto. Na verdade, a liberdade de ação pode ser um grande facilitador.

Mas, ao mesmo tempo, requer o monitoramento dos resultados. Essa necessidade também está associada ao princípio de uma comunicação regrada e constante entre a liderança e o colaborador.

5. Falta de organização

Não há trabalho de sucesso que resista a uma falta de organização. Esse é um grande obstáculo para o colaborador, que terá que se organizar e se disciplinar para o trabalho remoto. Mas a liderança também é afetada, uma vez que deverá coordenar, às vezes, diversos funcionários operando à distância.

As exigências do trabalho remoto não permitem a desorganização, o descumprimento de prazos ou mesmo não saber onde arquivou determinado documento. Leve em conta, por exemplo, que a comunicação só fluirá se as informações e os dados que serão trocados estiverem sempre à mão.

Para evitar problemas, o colaborador deve considerar o seu local de trabalho com a responsabilidade que lhe cabe. Se existe desorganização pessoal no ambiente doméstico, essa questão precisará ser resolvida.

6. Infraestrutura inadequada

É preciso considerar que talvez o colaborador não disponha da infraestrutura própria ou adequada para exercer seu trabalho em casa. Essas limitações podem estar no mobiliário, como na ausência de uma cadeira com a ergonomia mais indicada.

Outra dificuldade que o profissional pode enfrentar é a falta de tecnologia indispensável para as atividades. Aqui, não se trata ainda de viabilizar o metaverso, mas de questões muito mais básicas.

Por exemplo, é possível que ele não disponha de internet ou de banda suficiente para as entregas que a empresa espera. Também, pode ser que não possua os equipamentos de informática que atendam às demandas do trabalho.

Esse é um desafio que deve ser claramente tratado antes do início das atividades, pois impede que a implementação do modelo seja bem-sucedida. Situações assim ilustram a importância do entendimento anterior, das conversas com os colaboradores para identificar as diferentes realidades e suas respectivas necessidades.

Como você observou, o trabalho remoto se tornou uma tendência ainda mais forte a partir das mudanças impostas pela pandemia. Podemos dizer que a crise sanitária consolidou esse modelo que já vinha se instalando aos poucos. De todo modo, requer atenção e cuidados para vencer os obstáculos naturais que se apresentam.

Agora que você já viu os principais desafios do trabalho remoto, baixe nosso e-book sobre como transformar sua empresa em um bom lugar para se trabalhar.

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Qualidade de Vida
Sentimentos e emoções: entenda tudo sobre esses conceitos

Sentimentos e emoções: entenda tudo sobre esses conceitos Por: Christine Ornelas

Os sentimentos são a percepção que cada pessoa tem sobre as suas próprias emoções. É algo mais subjetivo, porém, percebido de maneira consciente. Basicamente, é o sentido que cada...
Qualidade de Vida
Terapia: entenda a importância e qual a mais indicada para você

Terapia: entenda a importância e qual a mais indicada para você Por: Paola Sobral

A busca pelo equilíbrio emocional e mental é uma jornada fundamental na vida das pessoas. Nesse caminho, a terapia (online ou presencial) emerge como uma ferramenta valiosa. Afinal, ela...
Qualidade de Vida
Paralisia do sono: entenda o que é e como evitar

Paralisia do sono: entenda o que é e como evitar Por: Felipe Alvares

Causada, principalmente, por traumas, estresse e outros transtornos psiquiátricos, a paralisia do sono pode ser evitada. Uma das maneiras é manter a saúde mental em dia. Esse distúrbio consiste...
Qualidade de Vida
Endorfina: tudo sobre esse hormônio e como aumentar

Endorfina: tudo sobre esse hormônio e como aumentar Por: Luíza Terra

Embora a sensação de bem-estar envolva nossas emoções, ela está relacionada a eventos químicos que acontecem em nosso organismo. Para que uma pessoa se sinta bem, seu cérebro precisa...
Qualidade de Vida
Narcisismo: entenda tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista

Narcisismo: entenda tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista Por: Paola Sobral

O narcisismo é um transtorno de personalidade que leva o indivíduo a ter um comportamento arrogante, insensível e manipulador. O narcisista acredita ser especial e superior, com direitos especiais....
Qualidade de Vida
Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve?

Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve? Por: Luíza Terra

A partir de Auriculoterapia é possível tratar diversos problemas que afetam a saúde do ser humano, a partir de um mapa de pontos no pavilhão auricular. Nesse sentido, a...
Qualidade de Vida
LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla

LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla Por: Felipe Alvares

A sigla LGBTQIAPN+ representa diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Por ser mais abrangente, ela acolhe uma quantidade maior de pessoas. Também substitui as siglas GLS e LGB,...
Qualidade de Vida
Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente

Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente Por: Paola Sobral

O significado de resiliência vem da física, que significa a capacidade de um material voltar ao seu estado original após sofrer alguma deformação. No campo da Psicologia, se refere...
Qualidade de Vida
Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão

Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão Por: Anderson Rodrigues

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde graduado em fonoaudiologia. Ele auxilia pessoas de todas as idades no desenvolvimento ou no restabelecimento de funções e habilidades relacionadas...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Luíza Terra

      Coordenadora de Marketing BeeCorp | Relações Públicas e Especialista em Marketing Digital

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo