A prática do treino funcional no dia a dia traz diversos ganhos para o corpo e a mente. É o ideal para melhorar o condicionamento físico, mesmo com sessões curtas.
Claro, não é de hoje que muitas pessoas têm dificuldades para realizar atividade física regularmente. Quem trabalha em escritório ou em casa nem sempre tem o tempo necessário para cuidar do corpo. Algo que traz várias consequências a longo prazo.
Nesse contexto, uma solução é a prática do treino funcional. Assim, você consegue cuidar do seu condicionamento físico, mesmo com uma rotina corrida.
Entenda também um pouco mais sobre saúde com o nosso conteúdo exclusivo:
O que é treino funcional?
O treino funcional é um tipo de exercício focado em trabalhar todos os músculos do corpo ao mesmo tempo. Um contraste em relação a exercícios mais direcionados, que trabalham músculos específicos.
É chamado de “funcional” porque o principal objetivo do treino é facilitar os movimentos do cotidiano. Caminhadas, manusear objetos, levantar coisas pesadas etc.
Geralmente, são realizados em sessões curtas e regulares, podendo durar apenas alguns minutos. Alinhado com uma alimentação saudável, pode ser o suficiente para manter a saúde do corpo.
Para que serve o treino funcional?
O corpo realiza uma série de movimentos no cotidiano. Porém, algumas doenças ou o sedentarismo podem levar à perda de funcionalidade em músculos importantes, causando dores e desconforto.
O treino funcional é uma forma de estimular esses músculos e evitar complicações de saúde a longo prazo. Além, é claro, de contribuir para o desenvolvimento de todo o corpo ao mesmo tempo.
Quanto tempo de treinamento funcional faz efeito?
Apesar de seu impacto, o treino funcional não requer sessões longas nem uma frequência muito alta. Algumas horas por semana já são o suficiente para gerar mais disposição e trabalhar a musculatura.
Isso também é corroborado por um estudo publicado na JAMA Network, que afirma que os “atletas de fim de semana” podem ter uma saúde tão boa quanto alguém que se exercita todos os dias. O que inclui menor risco de diversas doenças cardíacas e arteriais.
Qual o benefício do treinamento funcional?
O foco do treino funcional é promover a saúde no dia a dia. Não necessariamente preparar alguém para virar um atleta. Por isso, esses exercícios envolvem o estímulo de todos os músculos, do coração e do sistema respiratório.
Músculos mais fortes também ajudam a reduzir dores no cotidiano. Algo que pesa bastante na saúde física e mental. Ter mais energia para suas atividades diárias e menos desconforto faz toda a diferença no seu humor.
Como fica o corpo de quem faz o treino funcional?
Mesmo sendo exercícios leves, todos os benefícios da atividade física ainda estão presentes. Primeiro, há a melhoria do fôlego e da circulação, contribuindo com a sua energia ao longo do dia.
Além disso, você vai notar uma mudança estética na musculatura. Ela será mais definida, com o crescimento fácil de observar.
E sim, o treino funcional também é muito útil para promover o emagrecimento. Os exercícios e o ganho muscular são excelentes para consumir a gordura e reduzir o peso naturalmente.
Quem pode praticar o treino funcional?
A princípio, esse tipo de treino é recomendado para qualquer pessoa, sem restrições. Qualquer um pode se beneficiar ao incluir essa prática em sua rotina.
Há casos em que eles são altamente recomendados como uma forma de promover a saúde. É o caso, por exemplo, de pessoas que têm uma vida bastante sedentária, como aquelas que trabalham em escritório.
Também é importante lembrar que, se você tem dificuldades de movimentação, precisa tomar cuidado ao praticar qualquer exercício. Consulte um médico antes de começar.
Quais exercícios fazem parte de um treino funcional?
Na prática, o seu treino pode ser bem diferente e específico. O importante é incluir exercícios que você consiga fazer e contribuam com sua saúde. Alguns dos mais comuns, que você pode realizar no dia a dia, estão a seguir.
Agachamento
Um exercício que trabalha o equilíbrio, a musculatura das pernas e do tronco. Deixe os pés paralelos voltados para frente, afastados um do outro na mesma distância dos ombros. Contraia abdômen, agache mantendo a postura e volte à posição original.
Basta repetir o movimento para trabalhar a musculatura.
Prancha
Outro excelente exercício para trabalhar todo o corpo. Você se posiciona na horizontal, com as costas para cima e se apoia nas pontas dos pés e nos cotovelos. Tente manter a posição pelo maior tempo possível.
Abdominal
Apesar de focar no abdômen, esse exercício é útil para todo o corpo. Deite-se, dobre as pernas e deixe seus pés fixos no chão, o que pode ser feito com a ajuda de outra pessoa.
Erga seu corpo até ficar sentado e depois desça lentamente. Repita o movimento algumas vezes para trabalhar as pernas, as costas e o tronco.
O que fazer para ter um bom treino funcional?
Assim como qualquer outro exercício, um treino funcional exige certos cuidados. Veja, aqui, algumas dicas para praticá-lo de forma segura.
Alongue-se
Antes de começar a se exercitar, é fundamental fazer um alongamento em todo o corpo. Tentar estender os músculos das costas, braços e pernas, principalmente.
Se você começa a forçar os músculos diretamente do repouso, tem maiores chances de desenvolver outros problemas. Por exemplo, você pode ter mais dores nas costas e câimbras.
Atenção à postura
A forma como você posiciona o corpo durante o exercício afeta quais músculos são usados e com qual intensidade. Tentar realizar esses movimentos da forma incorreta pode prejudicar sua postura e seu desenvolvimento.
Tenha regularidade
No fim das contas, o mais importante em qualquer rotina de treino é a persistência. Mesmo que seja apenas uma ou duas sessões por semana, reserve o tempo que precisa para o treino. Esses pequenos passos ainda fazem uma grande diferença.
O treino funcional é uma maneira simples de manter a forma e a saúde, mesmo para quem tem pouco tempo. O objetivo aqui é promover sua qualidade de vida no dia a dia. Algo que exige pequenos passos e regularidade.
Se você quer incorporar outras atividades para melhorar o bem-estar, confira também nosso KIT com práticas de qualidade de vida.