4 vantagens de equipes integradas e fortalecidas

Equipes integradas
Categoria: Qualidade de Vida

Para que os objetivos e metas organizacionais sejam atingidos, é essencial que a empresa conte com equipes integradas, com colaboradores engajados e comprometidos.

Cada organização possui uma peculiaridade distinta de integração. No geral, para novos colaboradores, a integração acontece nos primeiros dias de trabalho, assim eles já se sentem como parte da empresa. Entretanto, para os mais antigos, a finalidade é fortalecer a importância da atividade do staff para conseguir os resultados esperados. Essa aproximação garante sintonia e universalidade, evitando possíveis boatos e ruídos.

A aproximação do grupo desperta uma competição saudável e maior conscientização grupal das áreas. Pode-se afirmar que, atualmente, isso já se transformou em uma questão planejada e primordial para as organizações.

E você, sabe quais são as vantagens de ter equipes integradas e fortalecidas? Neste artigo, mostraremos a você 4 delas, além de darmos algumas dicas para atingir este objetivo.

1. Melhora o clima

A possibilidade de fazer com que pessoas da empresa se conheçam melhor pode promover um bom clima organizacional. Isso acontece porque cada um tem mais contato com o outro, facilitando as relações interpessoais.

Aquela expressão “gentileza gera gentileza” será fielmente aplicada com atos de simpatia e compreensão. O clima será influenciado positivamente, e será vantajoso tanto para os funcionários quanto para a instituição. As consequências de clima tranquilo serão: menos estresse, melhor bem-estar, felicidade no trabalho, aumento do desempenho e muito mais!

Os benefícios desses eventos para a integração da equipe são inúmeros. A partir do momento em que as pessoas se conhecem melhor e entendem os processos em todos os níveis, a comunicação flui de maneira rápida, as pessoas se compreendem claramente e, como consequência, o trabalho e os resultados melhoram.

2. Aumenta a produtividade

A produtividade pode ter um aumento considerável se o time está bem relacionado, pois quando o convívio está bom, todos se sentem “no mesmo barco” e direcionados para o bem comum.

Quando se trabalha em conjunto, não se deve pensar e cuidar somente de si, é preciso olhar para todos os outros membros. Não adianta somente você fazer o seu trabalho corretamente se não tiver a sinergia e a conexão entre todos.

Se os colaboradores sabem claramente quais são suas funções e o que é esperado deles, torna-se mais fácil a distribuição e delegação de tarefas, sem precisar que o gestor fique pedindo para seu subordinado realizar determinada atividade, e assim o setor ficará mais otimizado.

3. Retém colaboradores

Não adianta o trabalhador estar muito satisfeito com o trabalho e com as atividades exercidas se ele não estiver bem com os seus colegas de emprego.

O bom relacionamento entre membros fará com que ele não busque por outras oportunidades no mercado. Somado a isso, o time que está alinhado e motivado, dificilmente ficará insatisfeito.

A política de integração para os novos profissionais também é a porta de entrada. O tempo de adaptação com a função, missão, visão e valores da empresa podem ser aumentados se lá no início, a integração dele não foi eficaz.

4. Desenvolve a competência interpessoal

Relacionamento interpessoal é um conceito do campo da sociologia e da psicologia que significa a relação ou conexão entre duas ou mais pessoas. Um quesito imprescindível para que se saiba trabalhar em grupo é ter uma boa relação interpessoal.

Ela pode ser criada a partir do momento que cada um conhece a si próprio, sabendo quais são seus pontos fortes e fracos, quando conseguem se expressar e discutir sem prejudicar o outro e quando possuem um pensamento grupal e não individual, ou seja, pensar no que é bom para a totalidade e não somente para ele mesmo.

Por isso, o comportamento perante os outros é a base para uma boa dinâmica grupal.

Dicas de como integrar equipes

Fica bem claro que, atualmente, um bom profissional deve saber trabalhar em conjunto e deve ser integrado ao grupo, seja no trato com os demais, nas soluções de conflitos e problemas do grupo ou na busca de metas. Por isso, algumas dicas simples podem ser colocadas em prática para auxiliar nessa integração:

Promover treinamentos

Um dos melhores investimentos é a capacitação. Aplicar treinamentos sempre é uma boa escolha. Eles promovem melhor desempenho, pois quando bem treinado, o empregado sabe bem suas tarefas, responsabilidades e sua produtividade só aumenta.

Um líder que investe em seu pessoal demonstra que a valorização do capital humano é essencial, e obtém como resultado um grupo que se sente mais respeitado.

É um bom momento também para compartilhar interesses, dúvidas e conhecimentos, além da possibilidade de aproximação.

Programas de bem-estar corporativo

Muitas empresas já estão investindo na saúde corporativa e qualidade de vida do colaborador. Elas incentivam a prática de atividades físicas, uma melhor alimentaçãoginástica laboral, dentre outros.

Algumas atuam também na prevenção de acidentes, estimulam a utilização dos equipamentos de proteção individual e adequam móveis e equipamentos. Esses atos garantem que haja um melhor bem-estar coletivo. Com certeza, profissionais bem dispostos produzem melhores resultados.

Estas ações permitem o aumento da autoestima, reduzem relativamente as faltas e os atrasos e evitam acidentes.

Comunicação interna

As falhas e ruídos nas corporações são grandes responsáveis por desempenhos insatisfatórios. Para evitar conflitos, um contato próximo é primordial. Às vezes, uma dificuldade pode ser resolvida somente com um contato breve.

Imagina se alguém precisa preencher vários formulários, enviar muitos e-mails somente para enviar uma sugestão? Por isso, é necessário simplificar processos e centralizar as informações, para tornar as coisas mais rápidas e acessíveis para todos.

Eventos corporativos

Os eventos trazem resultados bons na maioria das vezes. Um ambiente mais informal estimulará a espontaneidade e conversas entre o grupo. Veja em que momentos eles podem ser realizados:

  • Celebração de resultados: valoriza o esforço de cada um e reforça o espírito de equipe.
  • Datas comemorativas: aniversário da empresa, de pessoas ou até mesmo Páscoa, Natal dentre outros.
  • Motivação: iniciativas como brainstorming, workshops e atividades fora da empresa engajam os funcionários.

Como visto nesse artigo, existem muitas vantagens em manter equipes integradas. E é muito aconselhável que todas as empresas de qualquer ramo de atuação adotem esta prática.

Percebeu as vantagens em ter equipes integradas e fortalecidas? Tem outras dicas para que isto aconteça com mais facilidade ainda? Deixe seu comentário e compartilhe sua opinião!

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Qualidade de Vida
Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente

Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente Por: Paola Sobral

O significado de resiliência vem da física, que significa a capacidade de um material voltar ao seu estado original após sofrer alguma deformação. No campo da Psicologia, se refere...
Qualidade de Vida
Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão

Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão Por: Anderson Rodrigues

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde graduado em fonoaudiologia. Ele auxilia pessoas de todas as idades no desenvolvimento ou no restabelecimento de funções e habilidades relacionadas...
Qualidade de Vida
Serotonina: como esse hormônio impacta o seu bem-estar

Serotonina: como esse hormônio impacta o seu bem-estar Por: Anderson Rodrigues

Vários aspectos da sua qualidade de vida são resultado dos seus hormônios. Isso inclui desde o seu humor até sua disposição e produtividade. Um dos principais hormônios para seu...
Qualidade de Vida
Yoga: o que você precisa saber para iniciar na prática

Yoga: o que você precisa saber para iniciar na prática Por: Felipe Alvares

A Yoga é uma prática que utiliza diversas técnicas com o objetivo de trabalhar o equilíbrio entre corpo, mente e espírito. Apesar de ser mais conhecida pelas posturas, a...
Qualidade de Vida
Sonhos: como eles podem favorecer sua saúde mental

Sonhos: como eles podem favorecer sua saúde mental Por: Felipe Alvares

Se você procurar no diário de Oxford, sonho é conceituado como conjunto de imagens, de pensamentos ou de fantasias que se apresentam à mente durante o sono. A qualidade...
Qualidade de Vida
Massoterapia: tipos de técnicas, benefícios e indicações

Massoterapia: tipos de técnicas, benefícios e indicações Por: Felipe Alvares

Massoterapia é a classificação dada para as técnicas que visam proporcionar saúde e bem-estar para as pessoas, como Quick Massage, reflexologia e Shiatsu. Ela pode ser aplicada, exclusivamente, por...
Qualidade de Vida
O que é pilates? Entenda os benefícios dessa prática e para que serve

O que é pilates? Entenda os benefícios dessa prática e para que serve Por: Carina Martins

Pilates é um método de treinamento que pode ser feito por pessoas de qualquer idade. Devido aos inúmeros benefícios do pilates para saúde, é uma prática recomendada por muitos...
Qualidade de Vida
Dependência emocional: como identificar e superar

Dependência emocional: como identificar e superar Por: Paola Sobral

Normalmente relacionada com experiências que ocorreram durante a vida, a dependência emocional precisa de muito apoio para ser superada. Cuidar da saúde mental e procurar ajuda de um profissional...
Qualidade de Vida
Déficit de Atenção: o que é, sintomas, consequências e tratamento

Déficit de Atenção: o que é, sintomas, consequências e tratamento Por: Paola Sobral

O déficit de atenção é uma disfunção neurológica caracterizada pela falta de foco. Mas não se trata de uma simples distração. Na verdade, é um mau funcionamento do córtex...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Bárbara Campos

      Psicóloga e Especialista em Gestão de Negócios e Coaching

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo