8 segredos para conseguir equilibrar a vida pessoal e profissional

Categoria: Qualidade de Vida

A falta de tempo tem sido o principal argumento utilizado para explicar a razão de se levar tarefas para casa ou fazer intermináveis horários extraordinários para conseguir dar conta do trabalho. Práticas dessa natureza invadem a privacidade ou o espaço pessoal do colaborador e trazem resultados negativos para ele e para a empresa.

Por sua vez, a origem pode não estar na empresa ou nos horários, mas na forma como o profissional conduz sua vida. Alguns cuidados devem ser tomados para evitar cair ou permanecer em uma situação de desequilíbrio entre a vida do indivíduo e seu desempenho na organização em que trabalha.

Continue a leitura e descubra agora mesmo 8 segredos para conseguir equilibrar a vida pessoal e profissional!

1. Tenha objetivos definidos

Se você deixar a vida correr por conta do acaso poderá vivenciar aventuras interessantes, assim como experiências muito difíceis. Mas, certamente, não conseguirá equilibrar o que é profissional e o que pertence à sua vida pessoal com facilidade.

Assim, defina seus objetivos de curto e médio prazos, de modo que você saiba onde deseja chegar e possa, a qualquer momento, estar consciente disso. Projete mentalmente sua imagem na condição de ter alcançado esses objetivos, imagine como seria e guarde com você essa visão de futuro para acessá-la frequentemente.

2. Defina suas prioridades

Em função de seus objetivos, mas também como resultado de seus princípios e valores, defina quais são as suas prioridades. Isso significa que, nos momentos em que tiver de fazer escolhas, suas opções devem estar afinadas com essas prioridades que, por sua vez, vão aproximar você cada vez mais de seus objetivos.

Suas atribuições e responsabilidades profissionais mostrarão as prioridades nessa área. Por sua vez, a família e seus anseios pessoais norteados por seus valores estabelecerão os aspectos preponderantes para suas decisões.

3. Planeje a rotina

Transforme seus objetivos e prioridades em ações do dia a dia. Para isso, planeje sua rotina diariamente com uma agenda. Não é para você ficar engessado, mas para saber o que decidiu que era importante para aquele dia e não se perder quando for muito requisitado.

Planejamento é base para qualquer atividade, das mais simples às mais complexas. Acostume-se a planejar. É simples e pode se transformar em um excelente hábito: escrever o que pretende fazer no dia que começa.

4. Organize seus horários

Ao planejar as rotinas de cada dia, organize os horários de modo que aquelas atividades com hora já definida sejam priorizadas. Assim, você consegue cumprir com sua agenda e aproveitar o tempo antes e depois, sem perder os compromissos.

Tenha em mente que as atividades de âmbito pessoal, às vezes, podem ser mais flexíveis do que aquelas relacionadas ao seu trabalho. Mas, de todo modo, não as deixe de lado pelo fato de você ter maior governança sobre elas.

Na verdade, a ideia é equilibrar as coisas sem ter de abrir mão constantemente de uma ou de outra entre a vida profissional e a particular. Suas prioridades antes definidas vão orientá-lo nessa organização.

5. Aprenda a delegar

A delegação de atribuições ou de tarefas é imprescindível para se alcançar uma boa gestão do tempo e um melhor aproveitamento nas ações tomadas. A iniciativa de delegar funções e tarefas faz com que seja mais fácil separar a vida profissional e a pessoal, porque concede mais tempo para as prioridades elencadas.

Além disso, a delegação amplia a capacidade de realização, o que faz atingir os objetivos e metas com mais agilidade. Leve em conta que a administração do tempo é essencial para atender às demandas que se apresentam para o indivíduo como pessoa e como profissional.

6. Desconecte-se

Trabalhar até mais tarde em um assunto considerado importante ou levar tarefas do trabalho para casa são sintomas de que as coisas não vão bem. Aliás, essa prática só faz piorar a dificuldade de gerir adequadamente a separação dos aspectos profissionais e pessoais da vida sem confundi-los.

É preciso aprender a desligar a máquina profissional, isto é, se desconectar dos compromissos do trabalho e dar um tempo para você. Além disso, considere se desconectar literalmente de seu celular.

Se você, como quase todo mundo, não consegue ficar longe do aparelho e tem sempre uma boa desculpa para mantê-lo conectado, então comece a pensar em uma maneira de mudar essa situação. Nos tempos modernos, assiste-se a uma verdadeira escravização do homem pelo celular.

7. Cuide de sua saúde

Nada funciona sem a saúde em dia e descuidar-se da manutenção indispensável que garante o bem-estar é a pior situação, pois tanto o trabalho quanto a vida pessoal serão prejudicados. Por sua vez, para cuidar da saúde é preciso tempo para você e maior valorização de uma vida efetivamente saudável.

Procure encontrar o necessário equilíbrio nos seus hábitos de vida. Assim, alimente-se bem, adote uma atividade física e tenha o repouso necessário para a restauração diária. Investir na saúde é garantir condições para estar bem consigo e com sua atividade profissional e, como tal, é um cuidado que não pode ser desconsiderado.

8. Procure apoio

Desconsidere qualquer apreciação que o faça pensar que é necessário dar conta de tudo sozinho. Não existe qualquer razão para que seja assim. Na verdade, sempre que puder, divida com alguém de confiança suas expectativas e ouça outras opiniões.

Muitas vezes, tomar uma decisão ou escolher o melhor caminho não é uma tarefa simples. Portanto, não deixe de pedir ajuda, que pode ser de um colega de trabalho de confiança, um amigo ou alguém da família. O importante é poder se sentir mais seguro nas iniciativas que tomar e nas prioridades que elencar.

Essas dicas podem evitar ou ajudar a resolver situações que surgem como resultado do descuido na separação da vida pessoal e profissional. Diversas ocorrências podem ser observadas, por exemplo:

Como você pode ver, cada um precisa encontrar um ponto de equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. As dicas fornecidas são de grande ajuda e, se colocadas em prática, facilitam muito o alcance desse objetivo.

Se você gostou deste post, compartilhe com seus amigos nas redes sociais agora mesmo!

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Qualidade de Vida
Sentimentos e emoções: entenda tudo sobre esses conceitos

Sentimentos e emoções: entenda tudo sobre esses conceitos Por: Christine Ornelas

Os sentimentos são a percepção que cada pessoa tem sobre as suas próprias emoções. É algo mais subjetivo, porém, percebido de maneira consciente. Basicamente, é o sentido que cada...
Qualidade de Vida
Terapia: entenda a importância e qual a mais indicada para você

Terapia: entenda a importância e qual a mais indicada para você Por: Paola Sobral

A busca pelo equilíbrio emocional e mental é uma jornada fundamental na vida das pessoas. Nesse caminho, a terapia (online ou presencial) emerge como uma ferramenta valiosa. Afinal, ela...
Qualidade de Vida
Paralisia do sono: entenda o que é e como evitar

Paralisia do sono: entenda o que é e como evitar Por: Felipe Alvares

Causada, principalmente, por traumas, estresse e outros transtornos psiquiátricos, a paralisia do sono pode ser evitada. Uma das maneiras é manter a saúde mental em dia. Esse distúrbio consiste...
Qualidade de Vida
Endorfina: tudo sobre esse hormônio e como aumentar

Endorfina: tudo sobre esse hormônio e como aumentar Por: Luíza Terra

Embora a sensação de bem-estar envolva nossas emoções, ela está relacionada a eventos químicos que acontecem em nosso organismo. Para que uma pessoa se sinta bem, seu cérebro precisa...
Qualidade de Vida
Narcisismo: entenda tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista

Narcisismo: entenda tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista Por: Paola Sobral

O narcisismo é um transtorno de personalidade que leva o indivíduo a ter um comportamento arrogante, insensível e manipulador. O narcisista acredita ser especial e superior, com direitos especiais....
Qualidade de Vida
Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve?

Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve? Por: Luíza Terra

A partir de Auriculoterapia é possível tratar diversos problemas que afetam a saúde do ser humano, a partir de um mapa de pontos no pavilhão auricular. Nesse sentido, a...
Qualidade de Vida
LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla

LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla Por: Felipe Alvares

A sigla LGBTQIAPN+ representa diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Por ser mais abrangente, ela acolhe uma quantidade maior de pessoas. Também substitui as siglas GLS e LGB,...
Qualidade de Vida
Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente

Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente Por: Paola Sobral

O significado de resiliência vem da física, que significa a capacidade de um material voltar ao seu estado original após sofrer alguma deformação. No campo da Psicologia, se refere...
Qualidade de Vida
Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão

Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão Por: Anderson Rodrigues

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde graduado em fonoaudiologia. Ele auxilia pessoas de todas as idades no desenvolvimento ou no restabelecimento de funções e habilidades relacionadas...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Carina Martins

      Head de Marketing e Inside Sales BeeCorp | Jornalista e Especialista em Comunicação Corporativa

      2 Comentários

      1. […] o bem-estar profissional como relevante, além de considerar que essa condição afeta também a vida pessoal do indivíduo. Isso pode ser reconhecido pelo fato de que uma pessoa pode ser mais feliz (ou menos) […]

      2. […] oportunidade de buscar o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional; […]

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo