Yoga: como fazer no ambiente de trabalho e quais os benefícios?

Yoga: como fazer no ambiente de trabalho e quais os benefícios?
Por: Douglas Araújo

A iniciativa das empresas de levar qualidade de vida para o ambiente organizacional é uma das medidas indispensáveis para retenção de talentos e atração de novos. Ao mesmo tempo, é um seguro instrumento de melhoria da produtividade. Destaca-se a implementação da prática de Yoga na organização.

Os benefícios oferecidos para os colaboradores são inúmeros e as vantagens para a empresa não ficam para trás. Assim, quando pensar em clima organizacional, leve em conta essa prática.

Continue a leitura e descubra como implementar a Yoga na empresa e quais são os seus benefícios.

O que é Yoga?

Yoga é uma antiga ciência, na verdade um conjunto de filosofias e práticas cuja origem pode ser datada em mais de 5 mil anos, na região Norte da Índia. O objetivo dos estudos e das posturas corporais da Yoga reside na união e equilíbrio dos aspectos físicos, mentais e espirituais do praticante, com vistas ao seu desenvolvimento.

O ramo dessa ciência, que se tornou relevante e popular no Ocidente e, assim, chegou ao Brasil, é o que caracteriza a chamada Hatha Yoga. Assim, quando se fala genericamente em Yoga, a referência costuma se voltar para essa prática, dentre as diversas existentes.

Por sua vez, essa Yoga que se tornou popular e vem crescendo a cada dia utiliza o corpo primeiramente para alcançar equilíbrio e estímulo à saúde física e emocional. Essencialmente, consta de diversas posturas ou posições conhecidas como asanas (pronuncia-se “ássanas”), associadas a exercícios respiratórios.

Uma observação: Yoga é uma palavra do idioma Sânscrito e que tem o significado de “união”. Nesse idioma, as palavras terminadas em “a” são masculinas. Trazida para o português na forma de Ioga, a palavra torna-se feminina. A prática do dia a dia, no entanto, utiliza a forma “a Yoga”, que adotamos neste post.

Quais os benefícios para os colaboradores praticantes?

Levar a prática da Yoga para o ambiente corporativo é um grande passo na construção e no aprimoramento da qualidade de vida dos colaboradores. As vantagens e benefícios são inúmeros e, invariavelmente, acabam por se estender também para as respectivas famílias.

Redução da ansiedade

Uma das primeiras percepções que se costuma ter após iniciar a prática da Yoga se refere à redução da ansiedade. Existe na constituição humana um movimento de resgate à normalidade e, assim, trabalhar no sentido de reconquistar o equilíbrio com uma prática que acalma resulta nessa diminuição dos estados de ansiedade.

Alívio de dores musculares

Cada postura da Yoga constitui, entre outras, uma verdadeira sessão de alongamento trabalhando a musculatura e os órgãos internos envolvidos. A condução de uma série onde cada postura se completa com a seguinte vai resgatando o equilíbrio muscular, reduzindo e, até, eliminando dores resultantes de irregularidades musculares.

Alinhamento da postura corporal

O alinhamento da postura corporal vai muito além da expressão estética do corpo e se constitui em assunto sério de saúde. Na verdade, um descuido com a postura ao longo dos anos é capaz de levar a manifestações dolorosas crônicas, além de ciática e distúrbios lombar e cervical, muitas vezes incapacitantes.

Aumento da flexibilidade corporal

Ganhar flexibilidade se traduz em aumento da mobilidade, isto é, movimentos que antes eram limitantes podem deixar de sê-lo. A prática regular da Yoga leva a um significativo aumento na flexibilidade do corpo e na capacidade de realizar novas posturas (asanas) que inicialmente poderiam parecer mais difíceis.

Promoção do bem-estar

Todo o conjunto de benefícios mostrados se somam e se consolidam na promoção do bem-estar do praticante. Em pouco tempo de adesão à prática da Yoga, já se percebe uma sensação de estar bem fisicamente, assim como mentalmente mais tranquilo.

Estímulo à inteligência emocional

A inteligência emocional como a capacidade de bem se relacionar com o mundo é fortemente estimulada, especialmente porque advém aquela sensação de bem-estar citada. Além disso, a profunda interiorização promovida pela Yoga traz um maior entendimento de si mesmo e mais empatia com os outros.

Aumento da produtividade

Para uma organização, fomentar entre os colaboradores a prática da Yoga conduz a um melhor clima organizacional e a um maior engajamento. Ações dessa natureza, que aprimoram a qualidade de vida no ambiente ocupacional, levam a mais e melhor participação dos colaboradores nos processo produtivos da empresa.

Como praticá-la no ambiente corporativo?

A importância e os benefícios da Yoga você já viu. Agora, vamos descobrir como fazer para implementar sua prática na empresa. Acompanhe.

Inicialmente, é importante levar em conta que uma assessoria especializada em qualidade de vida deve ser acionada para oferecer o que de melhor a experiência pode dispor. De todo modo, existem 2 maneiras de se praticar a Yoga na empresa. Veja as características de cada uma.

Yoga laboral

Trata-se da prática dos princípios da Yoga no próprio ambiente de trabalho, sempre que possível. Mais comumente, as sessões duram cerca de 15 a 20 minutos e são conduzidas por um instrutor habilitado e experiente.

Essa forma de prática se concentra no alívio e compensação das práticas repetitivas de trabalho, assim como na redução do estresse, entre outras. Não há necessidade do uso de roupas adequadas ou de ambiente próprio.

Hatha Yoga tradicional

Para a prática da Hatha Yoga tradicional é preciso dispor de espaço onde os praticantes possam se deitar ou estender os braços sem incomodar o colega ao lado. Outro detalhe é que os colaboradores devem vestir roupas confortáveis e que não limitem os movimentos do corpo.

Essa é uma prática regular que pode ser realizada pela manhã, cedo, antes do trabalho, ou ainda durante um intervalo ao longo do dia. A condução da sessão também se dá por meio de um instrutor que orienta e corrige as posturas de cada participante.

Que outras atividades para o bem-estar podem ser realizadas?

Quando se trata de promover a qualidade de vida dos colaboradores da organização, existe um elenco muito bom de atividades que podem ser adotadas e atender o perfil da empresa e de seus trabalhadores. Nesse sentido, podem ser consideradas, entre outras, as seguintes:

Como você pode ver, a Yoga traz muitos benefícios para os colaboradores e para a organização. A implementação de sua prática é simples, mas requer uma assessoria especializada e experiente na implantação de programas de qualidade de vida no ambiente ocupacional.

Nesse sentido, conheça outros programas de qualidade de vida que podem melhorar a produtividade de sua empresa.

Author
Douglas Araújo
Coordenador de projetos da BeeCorp, Douglas é especialista em educação física, enfermagem e terapeuta complementar. É um dos responsáveis por garantir que a metodologia BeeCorp de atendimento seja padrão e chegue a todos os nossos multiplicadores do bem-estar espalhados pelo Brasil.
x

Solicite uma proposta






    Fale com consultor!

    Fale com um consultor