Blog da Beecorp

Qualidade de vida no trabalho

Saiba como montar um grupo de corrida e caminhada na empresa

Já pensou que montar um grupo de corrida e caminhada pode ser a solução para motivar e integrar sua equipe? Muitos colaboradores têm dias atribulados e sentem falta de se mexer, mas, muitas vezes, falta incentivo ou até mesmo companhia.

No post de hoje, vamos dar dicas para que você monte um grupo na sua empresa e descubra os benefícios não só para quem pratica o exercício, mas também para o negócio.

Continue lendo e descubra como ter um time mais ativo e produtivo!

Por que criar um grupo de corrida e caminhada?

Sabemos que a pressão dentro das companhias afeta bastante os trabalhadores, que se sentem sobrecarregados e acabam produzindo menos e com pouca qualidade.

Muitas empresas já estão adotando programas de incentivo à atividade física. A importância dessa iniciativa vem do fato de que funcionários que mantêm um bom ritmo na prática de exercícios trabalham de maneira mais produtiva e eficiente. Consequentemente, a corporação passa a ter melhores resultados.

Quando você propõe a realização dessa prática, seu time percebe uma preocupação com o bem-estar de todos, o que beneficia a integração e o espírito de equipe. Sendo assim, os colaboradores se sentem mais animados por fazerem parte do grupo.

Além disso, essa postura ajuda a efetivar o papel do zelo e do cuidado com a saúde, que é esperado das entidades empregadoras.

Quais são os maiores benefícios dessa prática?

Dentre as principais vantagens, podemos destacar:

  • a corrida e a caminhada são atividades acessíveis a todos e têm baixo custo, principalmente por não demandarem investimentos em estruturas. Basta escolher um local agradável e de fácil acesso a todos, como um parque ou uma praça;
  • o ambiente é mais calmo, sem o barulho de músicas altas das academias;
  • a caminhada não requer preparo físico ou experiência, já que é algo que pode ser feito em um ritmo mais lento. Ela pode servir de impulso para futuros praticantes de corrida;
  • você pode separar participantes entre iniciantes e experientes: quem é mais sedentário (ou seja: iniciante) fará caminhadas, enquanto os veteranos vão correr;
  • estimula-se um ambiente de competição saudável, já que o senso de união e comunidade entre as pessoas aumenta a confiança mútua; elas passam a ver os colegas mais como aliados do que como adversários. O objetivo dessa jornada é que todos cheguem ao mesmo nível. Essa separação é importante para evitar lesões — e o desempenho de quem já corre servirá como incentivo para os que estão começando;
  • ao perceberem as melhorias e o avanço no desempenho, todos terão, consequentemente, a autoestima elevada;
  • ocorre uma diminuição de custos corporativos em geral, já que o absenteísmo cai, bem como as licenças médicas por doenças.

Como qualquer outro tipo de atividade física, a corrida e a caminhada proporcionam também uma melhora do sistema imunológico e a diminuição de ansiedade, depressão ou distúrbios do sono.

Empregados mais dispostos e relaxados só podem trazer otimização para os resultados de uma equipe, não é mesmo? Veja, abaixo, algumas questões básicas para manter seus planos nos trilhos:

Dicas breves de logística

Procure manter a organização, pois não adianta só convencer as pessoas a participarem.

É fundamental que um educador físico acompanhe a prática, pois, além de estar preparado para as possíveis adversidades (como alguém se machucar), ele orientará o melhor ritmo e treino para cada um, evitando que lesões aconteçam.

Além do mais, se não houver um bom preparo, o desempenho geral será afetado de maneira negativa, e a ideia principal — que é montar uma comunidade para se exercitar e integrar ainda mais seu time — não dará certo.

Lembre-se de que as pessoas não se sentem seguras para continuar em uma equipe desorganizada e desunida.

Quais são as vantagens de praticar exercícios em grupo?

Sabemos o quanto é difícil começar uma atividade física e, mais ainda, ter ânimo e disciplina para continuar. A grande vantagem da corrida/caminhada, como mencionamos, é que os participantes não precisam ser experientes — além da ausência do custo de uma academia e do atrativo de fazer a atividade ao ar livre.

Mas, vamos ao que realmente interessa? Veja o que os colaboradores ganham com essa prática:

  • sensação de união: o funcionário verá o desempenho de seus colegas e receberá incentivo deles. Há também um estreitamento das relações pessoais, já que todos se conhecerão melhor;
  • menor probabilidade de desistir: a energia do grupo é contagiante e, ao ver o progresso dos outros, fica mais fácil e divertido para cada colaborador trabalhar o seu. O empenho dos colegas de trabalho serve como incentivo para quem se encontra desmotivado;
  • treino mais efetivo: com o comprometimento do grupo e o estímulo entre os participantes, fica mais difícil faltar aos treinos e, consequentemente, o desempenho geral melhora — até porque, se alguém faltar, provavelmente vai levar bronca de todo mundo;
  • comemorações ainda mais agradáveis: quando a meta é atingida, a comemoração fica ainda mais prazerosa. Celebrar a vitória de um membro do time é ótimo, mas é bem melhor poder compartilhá-la com outros, assim como festejar as vitórias dos colegas;
  • melhora no convívio social: quando a saúde evolui, a pessoa se sente mais disposta a fazer tudo. Agora que todos já conhecem melhor com quem trabalham, as relações dentro da empresa tornam-se mais sólidas: a resolução de conflitos fica mais fácil, o desempenho melhora e, assim, a empresa consegue progredir como um todo.

Disciplina e organização

Como acabamos de ver, é necessário levar em conta muitos pontos para que sua ideia seja um sucesso, não é mesmo? Mas temos certeza de que este post deixou tudo bem claro. Na verdade, os passos a serem seguidos são bem simples: basta ter disciplina e organização.

Vale ressaltar a importância da realização de exames médicos periódicos em todos os participantes, pois sabemos que estar com a saúde em dia é o pré-requisito básico para obter os melhores resultados físicos e o aumento do desempenho de cada um.

Ao conversar com sua equipe e explicitar os pontos que ressaltamos acima, você verá que colocar tudo isso em prática não é difícil.

Ao realizar este projeto, todos encontrarão mais energia para trabalhar. Temos certeza de que essa é uma ótima saída para desenvolver cada um dos colaboradores (e sua instituição como um todo).

Agora que você já sabe quais são os melhores caminhos para montar um grupo de corrida e os benefícios dessa prática para a empresa, aproveite para curtir nossa página no Facebook e seguir nossas dicas por lá! Até a próxima!

Gostou do artigo? Leia também:

3 thoughts on “Saiba como montar um grupo de corrida e caminhada na empresa”

Comments are closed.