Causada, principalmente, por traumas, estresse e outros transtornos psiquiátricos, a paralisia do sono pode ser evitada. Uma das maneiras é manter a saúde mental em dia.
Esse distúrbio consiste em acordar e não conseguir se mexer.
Se você buscar informações, certamente encontrará diversas explicações sobrenaturais. Mas fique tranquilo! A paralisia do sono tem uma explicação racional.
E caso você queira ajuda para garantir seu bem-estar no dia a dia, confira também nosso material exclusivo:
O que é a paralisia do sono?
A paralisia do sono é um distúrbio onde o indivíduo não consegue mexer o corpo mas encontra-se consciente. Também podem ocorrer alucinações e outras experiências sensoriais.
Ela está associada ao estágio REM – Rapid Eyes Movement. Este é o último ciclo do sono e que se caracteriza por movimentos rápidos e aleatórios dos olhos. Também é nesse estágio que ocorrem os sonhos.
No entanto, também associa-se à paralisia à fase mais leve do sono. Ou seja, durante a transição entre estar acordado e dormindo.
Seja no primeiro ou no segundo caso, a paralisia costuma ocorrer em momentos entre sono e vigília e é mais comum entre jovens de 20 e 30 anos.
Sintomas do distúrbio
Para identificar a paralisia do sono, fique atento aos seguintes sintomas:
- Alucinações, que podem ser tanto visuais quanto auditivas;
- Angústia;
- Coração acelerado;
- Falta de ar;
- Medo;
- Não conseguir mexer o corpo, mesmo tentando;
- Sensação de afogamento ou sufocamento;
- Sensação de flutuar ou cair.
Qual o perigo desse distúrbio?
Não existe perigo em relação a este distúrbio. Afinal, ele é considerado natural e passageiro. As pessoas que passam por essa experiência costumam ter alguns medos como o de que algum órgão paralise durante o evento, mas isso não vai acontecer.
No entanto, se a paralisia do sono for frequente, ou seja, se acontecer duas vezes durante 6 meses, ela pode ser considerada uma doença. Sendo assim, melhorar a saúde física, mental e social deve ser o primeiro passo para quem quer se livrar desse problema.
Se a paralisia estiver ligada à narcolepsia, que é um distúrbio que causa sonolência excessiva durante o dia, existe o perigo de o indivíduo pegar no sono em situações que podem colocá-lo em risco. Dessa forma, deve-se procurar tratamento para a narcolepsia em si.
Por que a paralisia do sono é assustadora?
As pessoas podem ficar muito impressionadas quando não conseguem se mexer, mesmo tendo a sensação de estarem acordadas. Por isso, ficam angustiadas e, muitas vezes, acabam aumentando os sintomas, como a palpitação, por exemplo.
A crise da paralisia não costuma durar mais que alguns minutos, mas pode causar sensações como sufocamento ou má ventilação dos pulmões, além de alucinações. Tudo isso pode causar medo e ansiedade.
O que leva uma pessoa a ter paralisia do sono?
Nosso corpo possui um mecanismo de bloqueio dos neurônios responsáveis pelos movimentos do corpo quando estamos dormindo. Esse tipo de bloqueio é natural e impede que façamos movimentos bruscos durante os sonhos, por exemplo.
No entanto, quando há algum descompasso entre o cérebro e a ativação do movimento, seja no início ou final do sono, pode acontecer um problema de comunicação desses neurônios, impedindo os músculos de voltarem a funcionar.
Existem diversos motivos que podem aumentar as chances da paralisia do sono, tais como:
- Ansiedade;
- Cansaço;
- Estresse;
- Falta de rotina do sono;
- Fatores genéticos;
- Narcolepsia;
- Outros distúrbios do sono;
- Síndrome do pânico;
- Transtornos psiquiátricos;
- Traumas;
- Uso de álcool e drogas;
- Uso de antidepressivos e psicofármacos estimulantes.
O que fazer durante a paralisia?
Por mais que seja um pouco difícil, já que todo o episódio de paralisia costuma ser assustador, o melhor é manter a calma. Afinal, é um fenômeno que pode acontecer com qualquer pessoa e não tem nada de sobrenatural.
Sendo assim, concentrar-se na respiração, focar no lugar que você se encontra e esperar passar é a melhor maneira de agir em relação a esta situação.
E se você quiser tentar sair da paralisia, comece por tentar alguns pequenos movimentos como mexer os olhos, dedos ou língua.
É possível evitar? Entenda sobre o tratamento
Não é possível evitar totalmente que a paralisia do sono aconteça. No entanto, pode-se reduzir as possibilidades de acontecer um episódio, focando em pontos como:
Buscar ajuda de um profissional
Muitos casos de paralisia estão ligados a complicações emocionais como depressão, traumas e transtornos. Sendo assim, buscar ajuda de um psicólogo é um passo importante para evitar o aparecimento do distúrbio.
Se a ajuda psicológica não for suficiente, buscar auxílio de um neurologista ou psiquiatra pode ser uma boa ideia para tratar as causas da paralisia.
Melhorar a qualidade do sono
Uma ótima alternativa é a chamada higiene do sono. Ela consiste em criar uma rotina antes do sono que pode incluir:
- Banhos relaxantes;
- Dormir sempre no mesmo horário;
- Evitar o uso de telas e demais equipamentos eletrônicos uma hora antes de deitar;
- Manter o quarto escuro e sem ruídos;
- Não consumir produtos com cafeína ou estimulantes;
- Não ir para cama com fome;
- Ter uma alimentação balanceada;
- Tomar chás calmantes.
Ficou claro a importância de uma alimentação saudável? Leia mais sobre no nosso conteúdo gratuito:
Reduzir o estresse
Segundo o estudo People at Work 2022: A Global Workforce View do Research Institute, 67% dos trabalhadores sentem-se estressados pelo menos uma vez na semana. Além disso, 15% se sente estressado todos os dias.
Isso quer dizer que o estresse tem afetado a qualidade de vida das pessoas e pode acarretar na piora dos sintomas da paralisia do sono.
Por isso, é essencial garantir o bem-estar no trabalho.
Por mais que seja um conceito muito amplo, reduzir o estresse pode ser caracterizado por evitar o sedentarismo, evitar situações incômodas, ouvir músicas que relaxem, meditar ou ler um livro.Essas são algumas atitudes que podem favorecer uma vida mais tranquila. Se você tem dificuldade em iniciar experiências que melhorem a qualidade de vida, confira nosso conteúdo gratuito com práticas que vão multiplicar o seu bem-estar. Acesse agora!