Vários aspectos da sua qualidade de vida são resultado dos seus hormônios. Isso inclui desde o seu humor até sua disposição e produtividade. Um dos principais hormônios para seu bem-estar é a serotonina, um neurotransmissor natural e fundamental para diversas funções do corpo.
Sua presença no corpo tem correlação com diversos comportamentos e funções corporais. Por exemplo, pode influenciar o sedentarismo, os hábitos de estudos e o desempenho profissional no dia a dia. Por isso, é importante se atentar a esse aspecto da sua saúde.
Acompanhe e entenda melhor o papel da serotonina no corpo.
E veja também nosso material exclusivo sobre Endorfina, outro importante hormônio:
Qual é a função da serotonina? Veja os benefícios
A serotonina, também chamada de 5-HT, é um neurotransmissor, ou seja, estabelece comunicação entre o cérebro e certas partes do corpo. Também é conhecida como “hormônio da felicidade”. Sua presença no organismo regula uma série de funções e, sim, traz vários benefícios.
Veja aqui alguns dos principais.
Regulagem do sono e do humor
A qualidade do sono e do seu humor depende também da presença de serotonina. Ele contribui para evitar crises de ansiedade, o que melhora seu estado emocional e leva a um sono mais tranquilo.
Promove a melhor digestão
Esse hormônio também está presente em grande quantidade no intestino e no estômago. Ele tem um papel importante no movimento do intestino, o que afeta diretamente a digestão.
Influencia a saúde cardiovascular
A presença de serotonina no sangue afeta o tônus vascular. Ou seja, ela influencia a capacidade dos vasos sanguíneos de se dilatarem e contraírem quando necessário. Uma função muito importante para regular a pressão cardiovascular.
O corpo também libera serotonina para promover a coagulação do sangue em um ferimento, acelerando a cicatrização.
Afeta a saúde dos ossos
Também existe uma relação entre a força dos ossos e a presença de serotonina no corpo. Quando esse hormônio está em baixa quantidade, a estrutura óssea tende a enfraquecer com o tempo. Isso aumenta o risco de fraturas e acidentes.
Relação com o desejo sexual
A serotonina também tem relação com a libido. Em quantidades adequadas, ela promove o desejo e a satisfação sexual. Algo que também tem relação com a saúde física, mental e social.
Efeito na concentração
É necessário ter uma quantidade razoável de serotonina no corpo para facilitar a concentração no dia a dia. Algo indispensável para manter o bem-estar no trabalho, por exemplo.
Veja também nosso guia sobre esse tema:
Como ocorre a síntese de serotonina?
A produção da serotonina pelo corpo é feita a partir de Triptofano, um aminoácido. Ele passa por duas enzimas, a Triptofano hidroxilase e a L-aminoácido aromático descarboxilase. O produto dessa cadeia metabólica é a serotonina.
Uma vez produzida, ela é liberada na corrente sanguínea e se liga a receptores específicos em suas células-alvo para regular suas funções.
Como saber se a serotonina está baixa?
Como mencionamos, a presença desse hormônio no corpo é fundamental para regular certas funções. Sendo assim, quando ele está muito baixo, é possível notar alguns sintomas.
Porém, alguns deles também podem ser confundidos com mudanças normais de humor e disposição. Por isso, é importante se atentar.
O que a falta de serotonina pode causar?
Prestar atenção nos sinais do seu corpo é a melhor forma de identificar quando seus níveis de serotonina estão muito baixos. Veja, a seguir, alguns dos principais exemplos:
- dificuldade de concentração e aprendizado;
- falta de energia;
- vontade de comer por impulso;
- maior irritabilidade.
Como você pode ver, esses sintomas são similares a outras condições psicológicas. Por exemplo, a síndrome de burnout. E sim, há uma correlação entre a falta de serotonina e muitas doenças psicológicas, como ansiedade e depressão.
Como estimular a produção da serotonina?
Os efeitos positivos da serotonina no corpo são bem notáveis. Sendo assim, é importante estimular sua produção. Isso promove o bem-estar e melhora o humor, algo que impacta também a produtividade profissional.
Por ser uma substância natural, é possível aumentar a quantidade com algumas mudanças de hábitos.
A primeira é a exposição à luz solar, que acelera a metabolização deste e de outros hormônios. Outra recomendação é a prática de exercícios. É difícil começar se sua serotonina está baixa, pois ela causa indisposição. Porém, com o tempo, ela cria um ciclo vicioso para evitar o sedentarismo.
Quais são os alimentos que aumentam a serotonina?
Boa parte da produção de serotonina também depende de uma alimentação saudável. Afinal, seu corpo precisa das substâncias certas para sintetizar este e outros hormônios.
Nesse caso, você deve buscar alimentos ricos em triptofano, sua matéria-prima. Você encontra essa substância em maior quantidade em cereais integrais, banana, peixes, amendoim, aspargos e leite.
Se as mudanças de hábitos e alimentação não surtirem o efeito esperado, então sua deficiência de serotonina pode ter outras causas. Nesses casos, o ideal é buscar um médico.
O que é a síndrome da serotonina?
A síndrome da serotonina é quando há um excesso de atividades serotoninérgicas. Ou seja, os efeitos normalmente causados por esse hormônio se tornam muito elevados. O mais comum é que ela seja causada por efeitos colaterais inesperados de fármacos.
Hormônios da felicidade: serotonina, dopamina e endorfina
Além da serotonina, há outros dois neurotransmissores que são conhecidos como “hormônios da felicidade”: a dopamina e a endorfina. Conheça as principais diferenças em suas funções.
Dopamina
A dopamina tem um papel maior no controle motor, na cognição e na regulação de outras funções endócrinas do que a serotonina. Quando ela é liberada, você tem a sensação geral de prazer. Isso faz parte do sistema de recompensa natural do corpo e está envolvido com a motivação.
Técnicas, como a Auriculoterapia, podem normalizar a liberação de dopamina no organismo.
Endorfina
A endorfina, por sua vez, é um analgésico natural. Ela atua no alívio da dor, do estresse e com a sensação de euforia, sendo liberada após atividades prazerosas. Também é acionada quando há algum ferimento no corpo, para controlar a resposta à dor.
Agora você entende melhor o papel da serotonina na sua saúde e bem-estar. Com pequenas mudanças de hábito, é possível aumentar sua quantidade e ver efeitos positivos no cotidiano. E se os sintomas persistirem, não deixe de buscar ajuda médica especializada.Quer aplicar esse conhecimento para melhorar sua saúde? Acesse nossas práticas exclusivas de qualidade de vida. É gratuito!