Feedback: como realizar e quais são os tipos

Feedback: como realizar e quais são os tipos
O que é?
Tipos de feedback
Modelos de feedbacks
A melhor forma de realizar
Como iniciar e manter a conversa para um bom feedback?
Feedbacks positivos e negativos
O que não fazer?
A importância do feedback correto
Categoria: Gestão

No mundo organizacional podemos considerar que o feedback é a arte de saber dar um retorno sobre o desempenho ou comportamento de colaboradores. Pode ser um feedback positivo ou negativo (sim, às vezes é necessário).

Veja alguns dos tópicos que você vai entender neste conteúdo:

Mas o ponto crucial está em como fazer isso, de modo a surtir bons efeitos para as partes envolvidas. Quando realizado de maneira inadequada, pode gerar falta de engajamento, ansiedade e baixa produtividade em quem o recebe.

Neste artigo, você vai entender melhor o conceito de feedback, principais tipos e a melhor forma de realizá-lo. Ao final, saiba o que não fazer nesse momento e a importância dos retornos positivos e negativos para empresas e colaboradores.

Quer saber outras práticas para tornar sua empresa o melhor lugar para se trabalhar?

Qual é o conceito de feedback?

O feedback é uma resposta a um determinado estímulo, utilizado como forma de avaliá-lo. Para as empresas, esse conceito é aplicado em avaliações de desempenho e comportamento dos colaboradores.

Isso é válido tanto para as expectativas da empresa em relação aos seus funcionários, quanto para o que os colaboradores esperam da organização. É por esse motivo que estabelecer um modelo de feedback beneficia a todos.

O poder do feedback

O feedback é uma ferramenta poderosa, que consegue identificar os pontos fortes e fracos. Assim, é possível corrigir o que for necessário no desempenho dos colaboradores, para um perfeito alinhamento aos objetivos da empresa e um bom clima organizacional.

Além disso, é muito útil para lidar com reclamações no ambiente de trabalho que podem tomar proporções indesejadas. Mas para que essa ferramenta realmente sirva como alavanca para melhorar o desempenho, é preciso entender que nem sempre isso é conseguido com feedbacks positivos.

Para surtirem efeito, eles devem ser adequados às situações, que muitas vezes podem exigir um tom mais crítico.

Quais são os tipos de feedback?

Há diferentes tipos de feedback. Em geral, podem ser classificados em dois grandes modelos: construtivos (positivos e negativos) ou desconstrutivos (insignificantes e ofensivos), conforme mostramos a seguir.

Feedbacks construtivos: positivos ou negativos

Esses feedbacks têm como objetivo ressaltar as qualidades e eventuais pontos de melhoria dos profissionais. Isso envolve habilidades e comportamentos. Tanto os retornos positivos quanto os negativos são fundamentais para os resultados do negócio.

Mas é preciso não confundir feedback positivo com um simples elogio. Em geral, os elogios não se fundamentam em dados, podendo dar margem a opiniões pessoais.

O retorno positivo é aquele que reforça um comportamento que desejamos que se repita. Com ele, podemos ressaltar desempenhos e atitudes que tiveram um efeito positivo. Esse é um tipo de cultura na empresa que ajuda a estimular o engajamento de funcionários e a produtividade geral da equipe.

Feedbacks desconstrutivos: não significativos ou ofensivos

Já os feedbacks desconstrutivos são aqueles que não levam a lugar nenhum e só servem para ofender, provocar insegurança, interferir na autoestima e desmotivar o colaborador, levando-o a procrastinar. Os insignificantes são vagos, genéricos e não acrescentam muito para quem está o recebendo.

É aquele tipo de comentário que quando a pessoa recebe, pensa: “ok, mas eu só queria entender o que foi que fiz”. Então, ao fazer uma crítica, procure atentar a esse aspecto para não passar uma mensagem genérica. A dica é ir direto ao ponto e não tentar mascarar o que precisa ser dito.

O feedback ofensivo é aquele que a pessoa diz quando está passando por uma situação de estresse. Ele pode ser agressivo, desrespeitoso e afetar emocionalmente quem o está recebendo. Isso pode levar à queda de produtividade e do engajamento.

Quais são as tendências em modelos de feedbacks?

Oferecer um feedback de maneira correta, nem sempre é uma tarefa fácil. Para te ajudar nesse sentido, selecionamos algumas das principais tendências de modelos aplicados pelas empresas.

Feedback SCI

SCI é a sigla para “Situação”, “Comportamento” e “Impacto”. Todo esse processo evita percepções equivocadas ou dificuldade de entendimento, o que evita a ansiedade e o estresse.

São três etapas que determinam como você pode fornecer o feedback:

  • Situação — você precisa detalhar o que aconteceu;
  • Comportamento — a sua função é descrever para o colaborador como ele reagiu à situação que você acabou de colocar;
  • Impacto — aqui, você deve mencionar o resultado desse comportamento na situação.

Exemplo de feedback

“Juliana, durante as reuniões semanais você costuma dar espaço para todos da equipe contribuírem com a sua visão. Isso nos dá uma sensação positiva de termos voz na tomada de decisões. Excelente gestora. Parabéns!”

Dessa forma, a pessoa que recebe a mensagem consegue entender melhor qual foi o comportamento que ela teve em uma determinada situação e o impacto positivo ou negativo que ele gerou.

Feedback 360

No modelo “360” são dispostos os pontos de vista de diferentes frentes, envolvendo:

  • colaborador para colaborador;
  • gestor para colaborador;
  • autoavaliação do colaborador.

Esse é um modelo interessante, pois engloba diversas opiniões sobre o desempenho de um colaborador. Embora mais trabalhoso, ele fornece informações completas para a pessoa sobre a sua performance. Dessa forma, sempre surgem também observações positivas, colaborando para a autoestima de quem está recebendo o feedback.

Feedback sanduíche

O Feedback Sanduíche se divide em três camadas: elogio, pergunta e ação:

  • elogio — ressalta um ponto positivo sobre o colaborador. Assim, ele se sente reconhecido, a partir do feedback positivo inicial, e fica mais à vontade para o próximo passo;
  • pergunta — o avaliador questiona sobre algum ponto que o colaborador poderia melhorar para um desempenho superior;
  • ação — dica do que pode ser feito para que o colaborador consiga melhorar o desempenho nas tarefas. Isso permite que ele não fique apenas com a pergunta em mente, sem ter nenhuma pista sobre como melhorar a sua performance.

Feedback Canvas

O Canvas é um feedback voltado para a avaliação de equipes. Por meio dele, é possível realizar análises individuais dos colaboradores. Cada avaliação é considerada com uma visão macro.

O objetivo é mensurar o desempenho do grupo, bem como as ações individuais necessárias para melhorar a performance geral.

Feedback Kudos

O modelo Kudos se fundamenta na entrega de cartões para os colaboradores, com comentários positivos sobre o desempenho individual. Essa prática garante o reconhecimento e faz com que todos continuem empenhados nas atividades de cada função.

Feedback Wall

No modelo de feedback Wall, os avaliadores são os colaboradores que avaliam a empresa. Sua aplicação consiste em dividir um quadro em duas partes: uma para os pontos positivos e a outra para os que necessitam melhorar.

Qual a melhor forma de realizar um feedback?

Como afirmamos no início deste artigo, saber dar um feedback é uma arte. Essa é uma ação que não pode ser tratada como uma bronca ou lição de moral.

Isso porque feedbacks afetam diretamente a saúde do colaborador e, assim, impactam também o seu desempenho no trabalho.

Se quiser entender mais sobre fatores de riscos psicossociais, leia o nosso material exclusivo:

No momento do feedback, é essencial que o gestor de RH, ou líder de equipe, seja direto e específico. Uma dica eficiente é elaborar um roteiro, como o que apresentamos a seguir.

Preparação para o feedback

Prepare-se para o feedback pensando bem no que vai falar e anote as atitudes positivas e negativas do colaborador. Fazer uma prévia da conversa te ajuda a eleger os pontos mais importantes, que não podem ficar de fora da conversa.

Local do feedback

O ambiente escolhido para o feedback deve ser neutro, de modo a evitar  interrupções presenciais ou por telefone. Isso ajuda a evitar a perda de um ponto relevante. Esse cuidado é fundamental para diminuir a tensão.

Definição das regras:

É preciso estabelecer uma conversação, solicitando que o colaborador anote as observações enquanto o gestor fala. A interrupção do feedback do líder pode acabar gerando certa tensão.

Quando o colaborador espera a sua vez de fazer colocações e ressalvas, consegue assimilar o que foi dito e evita responder por impulso.

Como dar um feedback?

Antes de iniciar a conversa, além do roteiro que indicamos, é crucial deixar claro o motivo pelo qual você está se reunindo com a equipe ou colaborador, de maneira individual.

Além disso, veja o que mais você deve observar para garantir a qualidade e um bom resultado do feedback.

Seja objetivo

Aqui, a dica é não ser genérico nos exemplos. Aponte as situações que realmente ocorreram e mostre como gostaria que o colaborador agisse. Essa é a melhor forma de  manter a objetividade da conversa, evitando a irritação de quem está recebendo o feedback.

Faça uma pausa para ouvir

Depois que você já falou tudo o que deveria, é hora de parar para ouvir o que o colaborador tem a dizer. Entender o lado dele e esperar o momento certo para se colocar, demonstra maturidade e interesse no outro.

Finalize com chave de ouro

Após ambas as partes se colocarem, o gestor deve reforçar os pontos principais do feedback, positivos ou negativos. Isso auxilia a destacar e registrar o que é mais importante na conversa.

O que observar para oferecer feedbacks positivos ou negativos?

O modo como você se coloca para dar um feedback precisa ser bem pensado para evitar interpretações equivocadas. Veja, a seguir, como dar retornos positivos ou negativos.

Feedbacks positivos

Explique o motivo do feedback enquanto informa que a pessoa está no caminho certo. Aqui, você pode detalhar exemplos reais vividos pelo colaborador para que ele entenda o que fez de certo e repita nas próximas vezes.

Exemplo de feedback

“Parabéns! Você alcançou a meta do mês e recebeu um elogio do cliente “X” por sua atenção e postura no atendimento. Continue assim!”

Momento certo do feedback positivo

O feedback positivo, por ser sempre bem-vindo, pode ser oferecido em forma de elogio público, em plataformas de gestão, junto à equipe ou em conversas individuais. O mais importante é pontuar o reconhecimento de cada ação e incentivar o profissional a seguir da mesma forma.

Feedback negativo

Se o feedback for negativo, antes de iniciar a conversa, destaque as qualidades do colaborador. Esse é um cuidado que ajuda a quebrar a resistência de quem escuta.

Quando a intenção é corrigir, a comunicação deve ser individual, bem planejada e clara. Os feedbacks negativos exigem muita cautela e utilização das palavras certas para não menosprezar, nem ofender e desmotivar o colaborador.

Para evitar situações indesejadas, é necessário ter certeza sobre o motivo do retorno ao colaborador. Isso evita conclusões precipitadas e feedbacks com base em “achismos”.

Momento certo para um feedback negativo

Diferente do feedback positivo, que pode ser dado a qualquer momento, o negativo deve ser colocado de maneira individual e reservada, assim que determinada situação ocorrer.

Isso evita que o erro se transforme em algo rotineiro e acabe prejudicando o desempenho da equipe, além de não expor o colaborador.

Quando o desempenho se referir à equipe como um todo, o melhor momento pode ser em cursos de qualificação, palestras ou treinamentos.

O que não fazer ao dar um feedback?

Segundo a Gallup, apenas 14,5% dos gerentes concordam que são altamente eficazes em fornecer feedbacks. Nesse sentido, para evitar resultados indesejados, é preciso observar algumas atitudes que devem ser evitadas. Veja quais são as principais:

  • fazer cobranças indevidas de retornos — não exija algo que nunca foi colocado como meta para o colaborador;
  • expor o colaborador perante a equipe — especialmente em caso de  feedback negativo, o ideal é que ele seja realizado individualmente;
  • basear-se em achismos — o feedback deve ser realizado com base em fatos e dados, mediante comportamento observado;

  • considerar apenas o passado — não basta apontar os erros e acertos anteriores, é preciso direcionar o colaborador;
  • criticar ou elogiar demais — é indicado encontrar um equilíbrio entre os pontos fortes e os que precisam ser desenvolvidos.

Por que é importante dar feedback?

O feedback aplicado de maneira correta é essencial para o crescimento da organização e manutenção de um bom clima organizacional. Ele é capaz de impactar, auxiliando em uma melhor qualidade de vida para os colaboradores.

É uma via de mão dupla, beneficiando ambas as partes, conforme comentamos a seguir.

Importância para a empresa

O pensamento, assim como as atitudes dos colaboradores alinhados aos objetivos e cultura organizacional podem ser a chave para o sucesso de uma empresa. Além disso, um feedback contínuo permite diminuir as taxas de turnover e potencializar a produtividade das pessoas.

De acordo com a consultoria Gallup, a taxa de turnover dos colaboradores que contam com feedbacks é 14,9% menor do que aqueles que não os recebem. A seguir, veja outros ganhos que a empresa pode obter ao aplicar o feedback de maneira correta:

  • aumento da motivação, produtividade e confiança;
  • boa relação com o cliente;
  • bom clima organizacional;
  • clareza para direcionar o trabalho;
  • melhoria no desempenho corporativo.

Importância para o colaborador

Já para o colaborador, o feedback correto é fundamental para que ele possa entender os pontos positivos e negativos em seu desempenho profissional. Além disso, o retorno sobre a performance proporciona:

  • maior proximidade com o gestor;
  • aprimoramento das habilidades de maneira consciente sobre os pontos de melhoria necessários;
  • melhora no desempenho;
  • maior alinhamento com a empresa;
  • sentimento de bem-estar no trabalho.

Todos esses aspectos impactam diretamente na saúde mental e social dos colaboradores.

Dessa forma, ao saber proporcionar um feedback correto, acreditamos que você conseguirá manter um bom clima organizacional, como forma de promover a saúde ocupacional. Ter sempre em mente que as colocações devem ser respeitosas e com fundo positivo, é essencial para o sucesso na avaliação.

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      Autor
      Felipe Alvares

      Assistente de Marketing BeeCorp

      4 Comentários

      1. […] feedback deve ser individual. Chamar atenção na frente de toda a equipe, além de não ser ético, […]

      2. […] desenvolvem uma apreensão contínua, se sentem desmotivados e insatisfeitos. Como não recebem um feedback positivo, podem sentir como se não estivessem dando o seu melhor no trabalho e acreditar que e […]

      3. […] de vida é o objetivo de todos, inclusive no trabalho. Por isso, uma cultura de feedbacks é […]

      4. […] Um fator essencial para que a empresa tenha um bom clima organizacional é desenvolver uma cultura de feedbacks. […]

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