O total apoio e o comprometimento dos colaboradores com a empresa é fundamental para o sucesso dela. Caso contrário, a desconexão entre trabalhador e empregador gera um clima organizacional ruim, podendo trazer prejuízos para ambos. Por isso, o engajamento de funcionários é tão importante.
Com todos querendo o mesmo objetivo em benefício da corporação, o trabalho tem mais produtividade e rentabilidade. No entanto, sabemos que motivar os funcionários pode não ser uma tarefa fácil, pois nem sempre todos estão dispostos.
Para ajudá-lo nessa questão, listamos 8 ações que promovem o engajamento de funcionários de forma eficiente. Confira!
1. Envolva-se com os projetos dos funcionários
Apenas delegar uma tarefa e deixar o colaborador sozinho para resolvê-la pode passar a impressão de desinteresse da sua parte pelo trabalho do profissional. Portanto, ao designar um projeto, esteja envolvido e ofereça auxílio, conferindo sempre se o funcionário precisa de ajuda.
Isso faz com que o colaborador esteja seguro para realizar os seus afazeres e tenha mais empenho em fazê-los. Dessa forma, todos saem ganhando!
2. Tenha uma liderança inspiradora
Um bom líder é o que inspira os seus funcionários. Para isso, é preciso demonstrar a paixão pelo trabalho e o interesse pelo bem-estar dos colaboradores dentro da empresa.
Isso significa que, além da competência em exercer a própria função, o líder deve estar preocupado com a satisfação do funcionário em relação ao trabalho e à empresa.
O trabalhador deve se sentir bem ao cumprir seu serviço, sabendo que ele é parte importante para o desenvolvimento e o crescimento da corporação.
3. Reconheça o empenho dos colaboradores
A desvalorização do trabalho é um dos principais motivos de desânimo entre os funcionários. Por mais que ele esteja sendo pago para fazer a tarefa, é fundamental que ele sinta que os seus esforços são reconhecidos.
Portanto, elogie os seus colaboradores sempre e, se possível, reserve um tempo mensal para que vocês comemorem o desempenho de todos. Dessa maneira, você motiva a sua equipe a se esforçar mais para atingir as metas e alcançar o sucesso.
4. Fique atento à comunicação
Preste atenção em como você se comunica com seus funcionários. A má comunicação pode fazer com que os trabalhos sejam desenvolvidos de forma errada e até mesmo com que se sintam abandonados pelo líder.
Deixe claro como devem ser feitas as tarefas e mantenha a comunicação não só verbalmente, mas por e-mail ou outros meios. Outro ponto que também entra nesse item é a forma como você trata os seus colaboradores.
Todos nós gostamos de cordialidade, não é mesmo? Com os funcionários isso não é diferente. Ao comunicar-se com eles, seja gentil. Lembre-se: para transmitir autoridade não é preciso ser rude.
5. Promova treinamentos
Os colaboradores que aumentam os seus conhecimentos sempre têm algo novo e benéfico para oferecer à empresa. Por isso, incentive os seus funcionários a manter o hábito de adquirir novos aprendizados. Você pode fazer isso promovendo treinamentos internos.
Caso você não tenha como arcar com os custos da capacitação, é interessante que os próprios colaboradores troquem experiências e conhecimentos. Sendo assim, faça treinamentos em que os próprios funcionários ensinem uns aos outros.
Além de ampliar a sabedoria de quem assiste, isso valoriza o trabalho de quem transmite a aula. Todos se sentem satisfeitos!
6. Aumente a participação dos funcionários
Também é interessante que você peça a opinião dos colaboradores nas tomadas de decisão da empresa — sempre que possível. Além de você se surpreender com uma nova perspectiva, ainda aumenta a autoestima e a autoconfiança dos funcionários por se sentirem importantes para a organização.
Os trabalhadores estão em contato direto com a produção e com os clientes, por isso talvez sejam mais informados sobre o que acontece ao redor. Desse jeito, eles podem ter referências essenciais para que você tome a decisão correta. Aumentando a participação, você aumenta o engajamento de funcionários.
7. Estruture um bom plano de carreira
Ter um plano de carreira na empresa faz com que os funcionários se sintam motivados a desempenhar as suas funções da melhor maneira possível. Isso acontece porque, ao saber que têm a possibilidade real de avançar na carreira, eles se esforçam para entregar um melhor resultado para a empresa.
O contrário também ocorre se eles sentirem que é impossível subir de cargo e ficam com a sensação de estagnação. Dessa maneira, eles ficam desanimados e sem a mesma vontade de colaborar com o crescimento da empresa.
Portanto, implante um plano de carreira bem estruturado para que seus colaboradores tenham mais uma razão para vestir a camisa e querer progredir dentro da empresa.
8. Cuide da saúde e do bem-estar de todos
Promover ações que aumentem a qualidade de vida também é uma ótima atitude para o engajamento de funcionários. Os colaboradores com saúde em dia e sentem mais bem-dispostos e rendem mais no trabalho, pois diminuem as faltas por doenças e as lesões que podem ocorrer no expediente.
Faça programações de incentivo à saúde, com palestras sobre a importância da alimentação saudável, da prática de exercícios físicos e de cuidar do próprio corpo.
Além disso, proporcione a ginástica laboral — que tem como objetivo diminuir as lesões causadas pelos movimentos repetitivos no trabalho e outros tipos — e também o acompanhamento nutricional — que previne doenças relacionadas à má alimentação.
Dessa forma é possível melhorar o bem-estar dos colaboradores e fazer com que eles se sintam ainda mais engajados e animados a cumprirem as suas obrigações com mais produtividade e a atingirem as metas da empresa.
O engajamento de funcionários é necessário para o desenvolvimento e crescimento da organização. Para isso, eles devem se sentir valorizados e saber que o seu líder está preocupado com bem-estar deles. Portanto, faça com que isso seja possível dentro da sua empresa e tenha colaboradores mais bem dispostos e empenhados a alcançar o sucesso!
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