8 ações eficientes para promover engajamento de funcionários

Engajamento
Categoria: Qualidade de Vida

O total apoio e o comprometimento dos colaboradores com a empresa é fundamental para o sucesso dela. Caso contrário, a desconexão entre trabalhador e empregador gera um clima organizacional ruim, podendo trazer prejuízos para ambos. Por isso, o engajamento de funcionários é tão importante.

Com todos querendo o mesmo objetivo em benefício da corporação, o trabalho tem mais produtividade e rentabilidade. No entanto, sabemos que motivar os funcionários pode não ser uma tarefa fácil, pois nem sempre todos estão dispostos.

Para ajudá-lo nessa questão, listamos 8 ações que promovem o engajamento de funcionários de forma eficiente. Confira!

1. Envolva-se com os projetos dos funcionários

Apenas delegar uma tarefa e deixar o colaborador sozinho para resolvê-la pode passar a impressão de desinteresse da sua parte pelo trabalho do profissional. Portanto, ao designar um projeto, esteja envolvido e ofereça auxílio, conferindo sempre se o funcionário precisa de ajuda.

Isso faz com que o colaborador esteja seguro para realizar os seus afazeres e tenha mais empenho em fazê-los. Dessa forma, todos saem ganhando!

2. Tenha uma liderança inspiradora

Um bom líder é o que inspira os seus funcionários. Para isso, é preciso demonstrar a paixão pelo trabalho e o interesse pelo bem-estar dos colaboradores dentro da empresa.

Isso significa que, além da competência em exercer a própria função, o líder deve estar preocupado com a satisfação do funcionário em relação ao trabalho e à empresa.

O trabalhador deve se sentir bem ao cumprir seu serviço, sabendo que ele é parte importante para o desenvolvimento e o crescimento da corporação.

3. Reconheça o empenho dos colaboradores

A desvalorização do trabalho é um dos principais motivos de desânimo entre os funcionários. Por mais que ele esteja sendo pago para fazer a tarefa, é fundamental que ele sinta que os seus esforços são reconhecidos.

Portanto, elogie os seus colaboradores sempre e, se possível, reserve um tempo mensal para que vocês comemorem o desempenho de todos. Dessa maneira, você motiva a sua equipe a se esforçar mais para atingir as metas e alcançar o sucesso.

4. Fique atento à comunicação

Preste atenção em como você se comunica com seus funcionários. A má comunicação pode fazer com que os trabalhos sejam desenvolvidos de forma errada e até mesmo com que se sintam abandonados pelo líder.

Deixe claro como devem ser feitas as tarefas e mantenha a comunicação não só verbalmente, mas por e-mail ou outros meios. Outro ponto que também entra nesse item é a forma como você trata os seus colaboradores.

Todos nós gostamos de cordialidade, não é mesmo? Com os funcionários isso não é diferente. Ao comunicar-se com eles, seja gentil. Lembre-se: para transmitir autoridade não é preciso ser rude.

5. Promova treinamentos

Os colaboradores que aumentam os seus conhecimentos sempre têm algo novo e benéfico para oferecer à empresa. Por isso, incentive os seus funcionários a manter o hábito de adquirir novos aprendizados. Você pode fazer isso promovendo treinamentos internos.

Caso você não tenha como arcar com os custos da capacitação, é interessante que os próprios colaboradores troquem experiências e conhecimentos. Sendo assim, faça treinamentos em que os próprios funcionários ensinem uns aos outros.

Além de ampliar a sabedoria de quem assiste, isso valoriza o trabalho de quem transmite a aula. Todos se sentem satisfeitos!

6. Aumente a participação dos funcionários

Também é interessante que você peça a opinião dos colaboradores nas tomadas de decisão da empresa — sempre que possível. Além de você se surpreender com uma nova perspectiva, ainda aumenta a autoestima e a autoconfiança dos funcionários por se sentirem importantes para a organização.

Os trabalhadores estão em contato direto com a produção e com os clientes, por isso talvez sejam mais informados sobre o que acontece ao redor. Desse jeito, eles podem ter referências essenciais para que você tome a decisão correta. Aumentando a participação, você aumenta o engajamento de funcionários.

7. Estruture um bom plano de carreira

Ter um plano de carreira na empresa faz com que os funcionários se sintam motivados a desempenhar as suas funções da melhor maneira possível. Isso acontece porque, ao saber que têm a possibilidade real de avançar na carreira, eles se esforçam para entregar um melhor resultado para a empresa.

O contrário também ocorre se eles sentirem que é impossível subir de cargo e ficam com a sensação de estagnação. Dessa maneira, eles ficam desanimados e sem a mesma vontade de colaborar com o crescimento da empresa.

Portanto, implante um plano de carreira bem estruturado para que seus colaboradores tenham mais uma razão para vestir a camisa e querer progredir dentro da empresa.

8. Cuide da saúde e do bem-estar de todos

Promover ações que aumentem a qualidade de vida também é uma ótima atitude para o engajamento de funcionários. Os colaboradores com saúde em dia e sentem mais bem-dispostos e rendem mais no trabalho, pois diminuem as faltas por doenças e as lesões que podem ocorrer no expediente.

Faça programações de incentivo à saúde, com palestras sobre a importância da alimentação saudável, da prática de exercícios físicos e de cuidar do próprio corpo.

Além disso, proporcione a ginástica laboral — que tem como objetivo diminuir as lesões causadas pelos movimentos repetitivos no trabalho e outros tipos — e também o acompanhamento nutricional — que previne doenças relacionadas à má alimentação.

Dessa forma é possível melhorar o bem-estar dos colaboradores e fazer com que eles se sintam ainda mais engajados e animados a cumprirem as suas obrigações com mais produtividade e a atingirem as metas da empresa.

O engajamento de funcionários é necessário para o desenvolvimento e crescimento da organização. Para isso, eles devem se sentir valorizados e saber que o seu líder está preocupado com bem-estar deles. Portanto, faça com que isso seja possível dentro da sua empresa e tenha colaboradores mais bem dispostos e empenhados a alcançar o sucesso!

E se precisar de auxílio para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos seus funcionários, seguindo as dicas acima, vem falar com a BeeCorp! Somos especialista em fazer com que seus colaboradores se sintam mais dispostos e se tornem mais saudáveis. Fale com um de nossos especialistas e descubra qual o melhor serviço para sua empresa!

Gostou do artigo? Leia também:

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Qualidade de Vida
Sentimentos e emoções: entenda tudo sobre esses conceitos

Sentimentos e emoções: entenda tudo sobre esses conceitos Por: Christine Ornelas

Os sentimentos são a percepção que cada pessoa tem sobre as suas próprias emoções. É algo mais subjetivo, porém, percebido de maneira consciente. Basicamente, é o sentido que cada...
Qualidade de Vida
Terapia: entenda a importância e qual a mais indicada para você

Terapia: entenda a importância e qual a mais indicada para você Por: Paola Sobral

A busca pelo equilíbrio emocional e mental é uma jornada fundamental na vida das pessoas. Nesse caminho, a terapia (online ou presencial) emerge como uma ferramenta valiosa. Afinal, ela...
Qualidade de Vida
Paralisia do sono: entenda o que é e como evitar

Paralisia do sono: entenda o que é e como evitar Por: Felipe Alvares

Causada, principalmente, por traumas, estresse e outros transtornos psiquiátricos, a paralisia do sono pode ser evitada. Uma das maneiras é manter a saúde mental em dia. Esse distúrbio consiste...
Qualidade de Vida
Endorfina: tudo sobre esse hormônio e como aumentar

Endorfina: tudo sobre esse hormônio e como aumentar Por: Luíza Terra

Embora a sensação de bem-estar envolva nossas emoções, ela está relacionada a eventos químicos que acontecem em nosso organismo. Para que uma pessoa se sinta bem, seu cérebro precisa...
Qualidade de Vida
Narcisismo: entenda tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista

Narcisismo: entenda tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista Por: Paola Sobral

O narcisismo é um transtorno de personalidade que leva o indivíduo a ter um comportamento arrogante, insensível e manipulador. O narcisista acredita ser especial e superior, com direitos especiais....
Qualidade de Vida
Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve?

Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve? Por: Luíza Terra

A partir de Auriculoterapia é possível tratar diversos problemas que afetam a saúde do ser humano, a partir de um mapa de pontos no pavilhão auricular. Nesse sentido, a...
Qualidade de Vida
LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla

LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla Por: Felipe Alvares

A sigla LGBTQIAPN+ representa diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Por ser mais abrangente, ela acolhe uma quantidade maior de pessoas. Também substitui as siglas GLS e LGB,...
Qualidade de Vida
Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente

Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente Por: Paola Sobral

O significado de resiliência vem da física, que significa a capacidade de um material voltar ao seu estado original após sofrer alguma deformação. No campo da Psicologia, se refere...
Qualidade de Vida
Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão

Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão Por: Anderson Rodrigues

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde graduado em fonoaudiologia. Ele auxilia pessoas de todas as idades no desenvolvimento ou no restabelecimento de funções e habilidades relacionadas...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Carina Martins

      Head de Marketing e Inside Sales BeeCorp | Jornalista e Especialista em Comunicação Corporativa

      3 Comentários

      1. […] Os fatores de qualidade de vida no trabalho são aqueles relacionados ao aumento da satisfação dos colaboradores. Alguns são bastante palpáveis e outros mais subjetivos e envolvem a adoção de determinadas políticas de gestão. Conheça os principais e que costumeiramente resultam em maior engajamento: […]

      2. […] essas mudanças é fundamental para o setor de RH, pois elas afetam diretamente o bem-estar e o engajamento dos funcionários. O mais importante é saber quais qualidades precisam ser reforçadas com esse novo modelo de […]

      3. […] Afinal, programas de saúde bem conduzidos são relevantes para os colaboradores e refletem no engajamento e no clima organizacional, entre outros importantes efeitos que […]

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo