Quando a empresa decide implementar um programa de saúde para seus colaboradores, deve estar atenta ao principal fator de sucesso dessa iniciativa: a escolha do fornecedor. As variáveis são diversas, a relevância é indiscutível e, portanto, não pode ficar limitada a decisões como optar pelo melhor preço.
O levantamento de informações sobre esse parceiro deve considerar que se trata de decisão estratégica para a empresa. Afinal, programas de saúde bem conduzidos são relevantes para os colaboradores e refletem no engajamento e no clima organizacional, entre outros importantes efeitos que produz.
Quer saber mais? Continue a leitura e saiba como escolher o fornecedor certo para o seu programa de saúde.
O que é um fornecedor?
A definição legal do que seja um fornecedor está na Lei Nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, o Código de Defesa do Consumidor. Resumindo o texto legal, trata-se de toda pessoa física ou jurídica que desenvolve uma atividade capaz de abastecer outra pessoa com produtos ou serviços dos quais esta necessita.
Assim, sua organização estabelece uma relação comercial com outra empresa, que deverá atender às suas demandas. Nesse sentido, seu fornecedor deve ser visto como um parceiro direto da empresa. E, portanto, deverá considerar metas e valores alinhados com a sua organização a fim de suprir as principais expectativas.
Qual a importância do fornecedor para programas de saúde e bem-estar?
Programas de saúde, segurança, qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores são especialmente sensíveis para uma organização, qualquer que seja o seu porte ou segmento. São instrumentos muito eficientes para a construção de um clima organizacional adequado e de esforço para a manutenção de uma equipe saudável.
Nesse sentido, os seus resultados promovem efeitos diretos sobre os funcionários e afetam não apenas sua vida laboral, mas sua saúde mental e o próprio conjunto de emoções que levam para a família. Ao mesmo tempo, são responsáveis pelo tipo de sentimento nutrido e pela relação dos funcionários com a empresa.
Portanto, leve em conta que a saúde física e mental de uma equipe de colaboradores é um objetivo com o qual não se pode operar com o espírito de tentativa e erro. Na verdade, um fornecedor contratado para atender a demandas de qualidade de vida deve ser especializado, contar com profissionais habilitados e ter muita experiência na área.
Como você viu, o fornecedor para programas de saúde e bem-estar deve se conduzir como um verdadeiro parceiro da empresa. Além disso, precisa ser capaz de customizar seu produto ou serviço para se adequar à realidade da organização.
Como escolher o fornecedor certo?
Escolher o fornecedor para programas de saúde e bem-estar dos trabalhadores da empresa é bem diferente da compra de um equipamento. Há muito mais em jogo, especialmente por tratar-se de pessoas e por ser um objetivo estratégico para a organização.
Dessa forma, reunimos aqui as principais variáveis a serem consideradas para tomar a decisão correta. Confira!
Qualidade do serviço
A avaliação da qualidade não deve se limitar às características exclusivas do serviço, mas também do próprio fornecedor. Assim, considere a habilitação de seus profissionais, a experiência acumulada no segmento e os resultados obtidos com outros clientes, além das soluções que oferece, entre outras.
Você não deve ser muito flexível nesse quesito, pois, na verdade, qualidade é inegociável quando se trata da saúde e do bem-estar de sua equipe. Logo, deve ser também o primeiro aspecto a ser avaliado, uma vez que precisa estar de acordo com as próprias políticas de qualidade da empresa.
Confiança conquistada no mercado
Considere que um fornecedor deve ser capaz de construir relações de confiança com as empresas com as quais trabalhar ao longo do tempo. Portanto, avalie a transparência e a saúde financeira, entre outras características do fornecedor que você deverá conhecer para poder escolher.
Também recomendamos fazer contato com clientes que já utilizaram os serviços da empresa avaliada. Desse modo, você poderá saber com mais precisão como o mercado realmente vê esse fornecedor. Essa é uma das informações mais importantes para um processo de seleção.
Capacidade de atendimento
Leve em conta as demandas que sua organização precisa que sejam atendidas, assim como o dimensionamento dessas necessidades. É preciso se certificar de que o fornecedor será capaz de atendê-las e de suprir o que for necessário no tempo em que for exigido.
Da mesma forma, verifique se a diversidade de profissionais e de recursos indispensáveis para a realização de um bom serviço é capaz de atender às demandas da sua organização. Um número muito restrito pode estender por longos períodos o alcance das expectativas iniciais e demonstrar limitações estruturais do fornecedor.
Experiência e expertise
É indispensável que o fornecedor seja uma empresa especializada e experiente na implementação de programas de saúde, de redução do estresse e de bem-estar no trabalho. Uma maneira de conhecer essa autoridade é apreciar o portfólio apresentado e checar as informações com a carteira de clientes do potencial parceiro.
Nesse momento, avalie a média do nível de clientes, se conta com organizações sabidamente sérias e que tenham políticas modernas no cuidado com seus colaboradores. Empresas assim costumam ser exigentes com o que contratam, e sua presença no portfólio do fornecedor pode ser um bom indicativo de experiência.
Atendimento aos critérios de excelência definidos
Cada organização tem suas próprias características e seus valores. E, em função deles, deve definir seus critérios de excelência quanto aos fornecedores. Então, faça uma relação desses parâmetros para utilizar como instrumento de análise.
Assim, com base nesse elenco relacionado, avalie cada fornecedor que esteja sob observação para fins de escolha. Considere inicialmente apenas aqueles que alcancem a maioria ou mesmo a totalidade dos parâmetros listados, pois são os que apresentam maior sintonia com os valores da sua empresa.
Como você viu, a escolha do fornecedor mais adequado para o desenvolvimento de programas de saúde, bem-estar e qualidade de vida na empresa é um trabalho que deve ser levado muito a sério. Em especial, porque precisa atender a determinados aspectos e parâmetros próprios da organização que a caracterizam e sustentam seus valores.
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