A proatividade é uma característica das pessoas que são eficientes de maneira espontânea. Não é necessário que alguém diga o que elas precisam fazer. Elas tomam a dianteira quando percebem que isso é necessário e buscam soluções para aquilo que precisa ser feito.
Essa característica é quase o oposto do procrastinar. Isso porque a pessoa proativa não deixa a tarefa para o outro, nem para depois. Portanto, esse comportamento pode trazer sucesso na carreira e impactar positivamente a vida pessoal.
Além deste conteúdo, confira nosso ebook para aumentar a performance:
O que é ser uma pessoa proativa? Entenda o perfil
Uma pessoa proativa não precisa receber ordens para realizar uma tarefa. Ela tem disponibilidade para tomar decisões e sabe como agir em diferentes situações. Logo, se sente à vontade para ter iniciativa e autonomia. Não aguarda permissões para tudo.
Porém, o proativo não tem todas as respostas. Ele também pode ter dúvidas e incertezas, mas em vez de pedir que alguém mostre como fazer, busca informação para tentar sozinho. Assim, está sempre disposto a aprender e desenvolver habilidades.
O que é uma atitude proativa?
Ter proatividade não é agir por impulso, mas agir e participar sempre que puder. Uma pessoa proativa é dedicada e está sempre disponível para a equipe.
Como sabe o que precisa ser feito, faz sem esperar por uma ordem. Mas é importante não confundir a proatividade com sobrecarga de tarefas.
A pessoa proativa também é responsável. Ela conhece e respeita limites para manter a saúde física, mental e social. Afinal, o proativo não é arrogante, insubordinado ou inconveniente. Ele é prestativo, colaborativo e tem senso de equipe.
Exemplos de atitudes proativas
Uma pessoa com proatividade se torna protagonista do próprio sucesso e realização. Ela não fica esperando que alguém perceba uma necessidade para delegar a tarefa. Também não aguarda que outros solucionem algo.
O proativo não espera que tudo aconteça, mas encontra meios responsáveis e eficientes de fazer acontecer. Alguns bons exemplos de atitudes proativas são:
- buscar conhecimento e informação por conta própria para resolver um problema ou esclarecer uma dúvida, e deixar para perguntar apenas se não conseguir sozinho;
- entender como algo é feito para agir com autonomia em vez de esperar que alguém dê um passo a passo;
- antecipar o que pode acontecer para buscar uma solução evitando problemas, prejuízos ou atrasos.
Proatividade x Produtividade
Na produtividade o foco está nas entregas eficientes. O objetivo é otimizar processos e tarefas para fazer mais em menos tempo, ou com menos recursos. Envolve gestão de tempo.
Na proatividade o foco está em promover mudanças positivas por meio da atitude, visão e do conhecimento. Está relacionada a planejamento, ações preventivas, colaboração e resolução de problemas.
Um dos fatores que ajuda na produtividade é o comportamento alimentar. Confira nosso material exclusivo sobre o assunto:
Qual é o perfil de uma pessoa proativa? Veja características
O proativo reúne diversas características diferenciadas que modelam o seu perfil. Por exemplo:
- assumir responsabilidades;
- iniciativa e poder de decisão;
- ser colaborativo;
- manter o foco em metas e objetivos;
- fazer sugestões;
- dar opiniões;
- agir antecipadamente;
- aproveitar oportunidades;
- empatia;
- visão sistêmica;
- automotivação;
- planejamento;
- adaptabilidade;
- pensamento criativo;
- visão de futuro;
- persistência;
- liderança.
Como identificar os perfis: proativo e reativo
Você viu que na proatividade existe uma antecipação daquilo que pode acontecer. A visão do proativo vai além, por isso, ele percebe as consequências de algo que está acontecendo agora. Assim, promove mudanças que poderão impactar de forma positiva.
É bem diferente do reativo. Nesse caso, o indivíduo espera que algo aconteça para então agir. Por exemplo, alguém fazer um pedido ou dar uma ordem. É praticamente o oposto da proatividade, pois a visão é mais limitada e falta iniciativa para soluções e decisões.
A importância de desenvolver esse comportamento
A proatividade é importante porque tira as pessoas da zona de conforto. Um profissional proativo, por exemplo, vai além daquilo que é delegado para ele. Toma decisões e atitudes inesperadas, mas úteis, eficientes e inteligentes.
Por isso, uma pessoa proativa pode contribuir para o sucesso da equipe e da empresa. Ela evita o próprio esgotamento físico e mental. Afinal, como dito, toma atitudes para evitar problemas futuros.
Também para trazer uma vantagem maior, contribuindo para o alcance de metas e objetivos. Isso ajuda a evitar atitudes impulsivas ou improvisadas, que poderiam trazer perdas ou prejuízos.
Além de tudo isso, um comportamento leva ao outro: segundo estudo da Universidade da Califórnia, um funcionário feliz é 31% mais produtivo.
Quais os benefícios?
É possível ser proativo em diferentes aspectos da vida. Isso porque a proatividade se relaciona com uma visão mais global. Ela permite planejar e tomar decisões agora para acolher resultados positivos no futuro. Logo, promove uma série de benefícios, como:
- elevação da autoestima pela percepção da própria competência;
- mais autoconfiança;
- maior controle das situações;
- assertividade nas tomadas de decisão;
- flexibilidade e adaptabilidade;
- mais resiliência;
- maior capacidade de resolução de problemas;
- rotina mais organizada e com menos imprevistos.
Quais os benefícios no trabalho?
Quando a proatividade é bem aplicada pelo profissional, ele sente muito mais bem-estar no trabalho. Isso acontece porque a rotina se torna mais leve em função da eficiência e organização.
Há menos sobrecarga e estresse por causa da própria capacidade de gerenciar as situações. É por isso que profissionais proativos tendem a se destacar e colher ainda outros benefícios, como:
- maiores chances de promoção;
- mais opções e oportunidades na carreira;
- mais confiança junto a líderes, gestores e diretores;
- entregas mais eficientes e com mais qualidade;
- maior foco e concentração nos objetivos.
Como desenvolver a proatividade? Confira algumas dicas
A proatividade é uma característica que pode ser desenvolvida. Portanto, a empresa tem a oportunidade de trabalhar com sua equipe para que ela preze por esse comportamento. O tema pode ser abordado, por exemplo, no Diálogo Diário de Segurança (DDS).
Assim, são incentivadas pequenas atitudes proativas no dia a dia, para fazer disso um hábito. Também podem ser fornecidos treinamentos com esse foco. Existem, ainda, medidas que a pessoa pode adotar por conta própria para desenvolver a proatividade, por exemplo:
- buscar autoconhecimento para mudar o próprio comportamento;
- adquirir o hábito de planejar;
- otimizar as próprias rotinas e tarefas eliminando excessos e distrações;
- ampliar a visão para entender o todo;
- analisar as próprias decisões e os resultados alcançados;
- buscar sempre uma forma mais eficiente de fazer algo;
- entender os limites da autonomia;
- buscar aprendizado de forma constante.
Você pode ter uma vida pessoal e profissional mais equilibrada ao praticar a proatividade. Assim, estará melhorando o seu próprio dia a dia. Também trabalhará habilidades que terão um grande impacto na sua carreira, ajudando a trilhar uma trajetória de sucesso.Como você se interessou por este assunto, aproveite para aprender mais sobre assertividade e continuar aprimorando as suas habilidades.
[…] proatividade é dos aspectos que podem ser desenvolvidos a partir do mindset. Aprenda como aplicar na esfera […]
[…] e a admiração daqueles que percebem a sua postura firme e educada.Gostou do conteúdo? Aproveite para conferir este artigo que fala sobre proatividade e como desenvolver esta habilidade tão […]
Ótimo artigo.
Obrigada, João! Que bom que gostou do nosso conteúdo!