Massoterapia é a classificação dada para as técnicas que visam proporcionar saúde e bem-estar para as pessoas, como Quick Massage, reflexologia e Shiatsu. Ela pode ser aplicada, exclusivamente, por meio de manobras manuais ou com auxílio de acessórios.
É possível combinar a massoterapia com outras técnicas, como a Quiropraxia. Dessa forma, a pessoa alcança benefícios ainda maiores, equilibrando o organismo, alcançando mais saúde mental e prevenindo diferentes problemas.
Pessoas de todas as idades podem se beneficiar dessa prática. Afinal, existem diferentes tipos de massagem, indicados para as mais variadas situações e condições. Neste artigo você vai conhecer alguns deles, os benefícios da massoterapia, suas indicações e contraindicações. Boa leitura!
E se já quiser se aprofundar sobre a massagem rápida, confira nosso guia:
Quais são os benefícios da massoterapia?
O exercício da profissão de massoterapeuta, ou massagista, é regulamentado desde 1961 pela Lei nº 3.968. Ela aprova a prática da atividade pelo profissional devidamente habilitado, com certificado expedido e registrado pelo Serviço Nacional de Fiscalização da Medicina.
Essa regulamentação é uma conquista importante porque reconhece a eficiência e os benefícios que a massoterapia proporciona. Inclusive, algumas técnicas estão incluídas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (Sistema Único de Saúde).
Tudo isso porque as técnicas de massoterapia têm um impacto significativo na saúde física, mental e social das pessoas, já que promovem benefícios como:
- alívio das dores musculares;
- alívio de tensões e estresse;
- potencialização da imunidade;
- ativação da circulação sanguínea;
- estímulo da eliminação de toxinas;
- aumento da flexibilidade corporal;
- melhoria do humor;
- estímulo do processo de cicatrização;
- prevenção de algumas doenças e problemas;
- sensação geral de bem-estar;
- equilíbrio da saúde mental.
Esses benefícios são possíveis porque existem diferentes técnicas de massoterapia. Inclusive, algumas delas voltadas para a estética. Assim, contribuem para uma melhoria da autoestima e da autoconfiança, por auxiliarem no alcance de metas pessoais de valorização da imagem.
Por todo o seu impacto positivo na saúde, as empresas estão utilizando essa técnica para cuidar da saúde dos colaboradores. Se você quiser entender outras formas de cuidado com a saúde da equipe, acesse nosso material completo sobre o assunto:
Tipos de técnicas de massoterapia
Os primeiros registros de técnicas de massoterapia datam de 3.000 a. C. na China. Assim, essa prática remonta às civilizações mais antigas. Até mesmo o imperador de Roma, Júlio César, era adepto das massagens para promover o alívio da dor de cabeça.
Com o passar do tempo, foram desenvolvidas várias técnicas, como o Shiatsu no ano 600 no Japão no ano 600. A massagem pediátrica foi criada no século XI, e a partir dela os métodos se diversificaram e evoluíram.
Hoje, as técnicas são uma alternativa mais natural e menos invasiva de tratar corpo e mente. Como você viu, é possível fazer a combinação com outras práticas integrativas e complementares.
Além da Quiropraxia, é válido associar a massoterapia à auriculoterapia, à acupuntura, às terapias de florais, entre outros. Todas elas, quando recomendadas por especialistas, ajudam a compor um protocolo preventivo e terapêutico muito eficaz contra uma série de condições de saúde.
A diversidade de técnicas de massoterapia também abre um leque amplo de opções para acrescentar essa prática na rotina de cuidados com a saúde. Conheça, a seguir, algumas práticas massoterapêuticas.
Quick Massage
O termo significa “massagem rápida”. É uma técnica com duração de cerca de 15 minutos, feita em uma cadeira específica. As manobras são inspiradas em técnicas orientais e promovem relaxamento.
Relaxante
Tem por objetivo relaxar o corpo e a mente. Por isso, é um excelente tratamento para alívio dos sintomas de estresse, crises de ansiedade e fadiga. Além de aliviar a tensão muscular e articular.
Massagem com pedras quentes
O massoterapeuta aquece pedras de basalto e as posiciona em pontos específicos do corpo. Assim, promove relaxamento, alivia dores, estimula a circulação sanguínea, melhora a qualidade do sono, entre outros benefícios.
Drenagem Linfática
As manobras ajudam a bombear o excesso de líquidos do organismo para que sejam eliminados naturalmente. Reduz inchaços corporais, aumenta a oxigenação dos tecidos e favorece a absorção de nutrientes.
Reflexologia
É a massagem feita nos pés. O profissional pressiona áreas específicas para equilibrar a energia do organismo, prevenir doenças e estimular o processo de autocura.
Modeladora
São realizados movimentos de pressão com rapidez e firmeza para ativar a circulação sanguínea e modelar o corpo. Reduz a circunferência e melhora o aspecto da celulite.
Desportiva
Ajuda na recuperação da musculatura dos praticantes de esporte, reduzindo o impacto do esgotamento físico depois de um treino intenso. Alivia dores e lesões causadas pelo excesso de tensão.
Massoterapia Terapêutica
Promove o alívio de dores musculares e articulares, como aquelas causadas pela postura inadequada ou contusões. Proporciona relaxamento e bem-estar, aliviando quadros de ansiedade.
Estética
É realizada com movimentos rápidos e firmes para ativar a circulação sanguínea e estimular a eliminação de toxinas. Por isso, ajuda a manter o peso corporal e reduzir medidas.
Shiatsu
Usando os dedos e a palma das mãos, o massoterapeuta pressiona pontos específicos no corpo para equilibrar a energia vital. Assim, elimina dores, tensões e estimula a circulação sanguínea.
Shantala
Massagem de origem indiana dedicada ao tratamento exclusivo de bebês. Promove relaxamento, melhora a consciência corporal, estimula a imunidade, favorece o desenvolvimento, entre outros.
Para quem a massoterapia é indicada?
Cada técnica de massoterapia alcança resultados dos mais variados. Por isso, é possível beneficiar desde o bebê até pessoas na melhor idade. As indicações são as mais variadas. Uma pessoa pode recorrer a massoterapia, por exemplo, com o objetivo de elevar a autoestima por meio do autocuidado e de técnicas estéticas. Também é uma alternativa para:
- melhorar a qualidade do sono;
- cuidar da saúde mental;
- tratar transtornos e distúrbios de saúde mental;
- melhorar o sistema imunológico para prevenir doenças;
- aliviar o desconforto causado pelas dores crônicas;
- otimizar o processo de recuperação no pós-operatório;
- complementar tratamentos da medicina tradicional.
Você pode incluir a massoterapia na sua vida com o objetivo de aliviar a tensão mental e física causada pelo dia a dia atribulado. Também para ter um momento dedicado a você. É ideal, ainda, no tratamento de condições como:
- luxações;
- edema;
- calcificação articular;
- fadiga;
- reumatismo;
- artrite;
- nevralgia;
- obesidade;
- lesões em geral.
Inclusive, os médicos podem receitar a realização de uma técnica de massagem para pacientes que apresentam dores ou espasmos musculares, por exemplo. Também para recuperação depois de uma cirurgia, para pacientes acamados, entre outras situações.
Contraindicações da massoterapia
Apesar de todos os benefícios da massoterapia, ela tem as suas contraindicações. Não é recomendada, por exemplo, para pessoas com escoriações e outros tipos de lesão na pele. Também não deve ser realizada por aqueles que tiveram queimaduras recentes, fraturas ou hemorragias.
É contraindicada para os casos de trombose e pacientes com tumor desconhecido. Mulheres gestantes e pessoas idosas precisam da liberação médica para realização da massagem. Algumas técnicas podem ser contraindicadas para essas pessoas. O mesmo acontece com os cardíacos e hipertensos.
A massoterapia reúne técnicas que ajudam a promover mais saúde e bem-estar para as pessoas. Por isso, o profissional que se dedica a ela contribui para a melhoria da qualidade de vida dos demais.
Temos massoterapeutas no time BeeCorp e você pode fazer parte também! Já pensou em ser mais um protagonista do bem-estar? Cadastre-se no nosso banco de talentos!
[…] de ambas as técnicas, proporcionando um alívio mais profundo e duradouro das dores nas costas. A combinação dessas práticas permite uma abordagem mais holística e personalizada ao tratamento, adaptando-se às necessidades […]