Blog da Beecorp

Produtividade na equipe de trabalho
Qualidade de Vida

Como melhorar a produtividade da equipe

Produtividade é um termo muito usado no meio corporativo, afinal ela remete a um grande desejo de todo gestor. Porém, esta palavra lembra também o grande desafio que as empresas enfrentam diariamente para motivar os funcionários a produzirem com eficiência.

Em tempos de crise, é preciso criar alternativas para se destacar no mercado e alcançar uma condição favorável para conseguir ter competitividade e expressividade. E uma equipe motivada tem muito mais condição de ter bom rendimento e trazer bons resultados.

Então, fica a grande questão: como melhorar a produtividade da equipe? Para começar é necessário que os colaboradores tenham saúde e disposição, não dá para pensar em produtividade sem que a equipe esteja bem. Promover o bem-estar dos colaboradores é a grande chave de uma alta produtividade. Funcionários saudáveis tornam-se mais motivados e satisfeitos.

O segundo passo é começar a pensar no ambiente de trabalho e em formas de otimizar a rotina. Pensar em estratégias que estimulem o desenvolvimento bons relacionamentos entre os membros da equipe também é fundamental.

E além de tudo isto, é preciso ficar atento os possíveis fatores que podem sabotar a equipe e causar uma baixa produtividade.

Vamos entender tudo isto com mais detalhes e ver como colocar em prática no dia-a-dia? Então, acompanhe! A gente explicará para você como melhorar a produtividade da sua equipe!

Saúde e bem-estar: o primeiro passo rumo a alta produtividade

Um colaborador saudável e bem-disposto consegue trabalhar de maneira muito mais eficiente. Uma equipe inteira que tenha qualidade de vida, pode então, ir muito além para alcançar excelentes resultados.

A promoção de bem-estar corporativo eleva a produtividade e ainda afasta situações que a prejudicam. Afinal, colaboradores com a saúde mais fragilizada acabam faltando mais, aumentando os níveis de absenteísmo e consequentemente trazendo impacto direto na produção a nível individual e de equipe, pois se um membro diminui seu ritmo de trabalho todo os outros ficam sobrecarregados e há prejuízos generalizados.

Assim, inicia-se um movimento de insatisfação, estresse, perda de motivação, atrasos e perda de qualidade de trabalho.

Portanto, é preciso que o gestor encontre alternativas que melhorem a qualidade de trabalho dos colaboradores. Programas que promovam atividade física e alimentação saudável são boas opções. Construir e incentivar hábitos mais saudáveis impacta positivamente a saúde dos colaboradores e o retorno é bem rápido.

E é por isto que grandes corporações no mundo vem adotando estas práticas. Gina Hunter, da Groopt sobre o aumento de produtividade, diz: “Certifique-se de manter o bem-estar de sua equipe”.

E esta é a nossa dica também! Cuide da sua equipe e o impacto no desempenho será muito satisfatório para você e para a empresa.

Relação líder e equipe: crie laços de confiança para motivar os colaboradores

A equipe precisa sentir confiança em seu líder, pois assim haverá tranquilidade e segurança para desempenhar um bom trabalho. Desse modo, evite arbitrariedades e busque ouvir sua equipe. Tente compreender as dificuldades, os desafios e o que está funcionando bem.

Procure conhecer o perfil de seus colaboradores para buscar a melhor forma de se relacionar. Realize sempre que possíveis reuniões de feedback 36 para promover um bom diálogo.

Desafios: resolva junto à equipe com praticidade e assertividade

Ajude a equipe a definir metas tangíveis e que possam levar ao cumprimento dos objetivos. Desse modo demonstre que é preciso haver foco, isto diminui erros de execução e problemas. Consequentemente o trabalhador consegue render mais e sente-se mais satisfeito. Assim, reclamações são evitadas.

Seja flexível com horários, as vezes situações adversas acontecem e o colaborador precisa de apoio. Muitas empresas estão inovando neste quesito e permitindo o trabalho em home office. Pense nesta alternativa para situações extremas e para tarefas que o colaborador precise de muita concentração.

Ambiente de trabalho e clima organizacional: dois fatores relacionados a produtividade

Todo gestor deseja ter uma equipe extremamente satisfeita com o ambiente de trabalho e com a empresa. E isto é possível, só é preciso encontrar alternativas que aprimorem a qualidade de trabalho. Por isto avalie se os requisitos de ergonomia estão sendo atendidos como: mobiliário, iluminação, ventilação e organização do trabalho.

A Ginástica laboral é uma boa ferramenta Ergonômica para controle de posturas inadequadas, preservando assim o distúrbio de LER (lesão por esforços repetitivos).

Analise também se o funcionário possui infraestrutura e os equipamentos necessário para desempenhar suas funções, material inadequado para trabalhar gera insatisfação e estresse.   

Proporcione também a interatividade entre os colaboradores para melhorar o clima organizacional. Momentos em equipe fora das atividades normais são muito proveitosos, promova atividades em grupo como: dança, yoga, grupos de corrida.

Pense também em momentos de pausa para lanches ou até mesmo conversas triviais. Pequenos momentos assim, ajudam a recuperar a energia para que a retomada do trabalho seja eficiente e a produtividade se eleve.

Evite os sabotadores de produtividade

Exaustão dos colaboradores, por exemplo, é um grande sabotador da produtividade. Um funcionário cansado produz pouco e com baixa qualidade, por isto, dívida bem as tarefas e equacione os prazos.

Quando perceber que um funcionário está insatisfeito, chame-o para conversar assim que possível. A insatisfação é oposta a produtividade e se contaminar a equipe o resultado pode ser muito negativo.

Evite também, conflitos entre os membros da equipe, elogie a todos sempre que possível e chame a atenção separadamente quando precisar. Desestimule competições internas, uma equipe unida alcança objetivos muito mais facilmente.

Deu para ver que existem várias opções para melhorar a produtividade da equipe. De promoção da saúde à organização da metodologia de trabalho há muito que pode ser feito. E promoção de bem-estar é com certeza o começo da melhoria de produtividade. Assim, o gestor que deseja alcançar bons resultados para sua empresa precisa escolher ações assertivas de saúde e qualidade de vida.

Então, a dica é investir em alternativas que tenham comprovação dos resultados, isto permite criar medidas que realmente façam a diferença para os colaboradores e para a empresa. Desse modo o gestor cumpre seus objetivos e demonstra seu potencial.

Quer alcançar bons resultados? Então, fale com um de nossos especialistas! Oferecemos consultoria personalizada com programas especiais para lhe ajudar no gerenciamento da qualidade de vida do trabalho e promoção de bem-estar!