Blog da Beecorp

Desempenho dos colaboradores
Qualidade de Vida

3 dicas para melhorar o desempenho dos colaboradores

O significado da palavra “desempenhar” está intimamente atrelado ao cumprimento de tarefas e obrigações. Contudo, no atual contexto econômico mundial, as empresas esperam que o funcionário faça muito mais do que apenas cumprir suas obrigações. É esperado que o desempenho dos colaboradores em suas atividades seja com qualidade e eficiência.

Caso contrário, as tarefas serão  feitas “por fazer” e pode surgir um grande sabotador da produtividade e do bom desempenho: o presenteísmo.

Presenteísmo é o ato de estar presente fisicamente no trabalho, mas mentalmente ausente.

Essas situações acontecem, muitas vezes, pela falta de motivação do trabalhador, que passa a não se envolver adequadamente nas atividades, se desconcentrar facilmente e ter um rendimento muito baixo.

No cotidiano laboral, existem também vários outros sabotadores do desempenho, como: ambiente de trabalho ruim, clima organizacional negativo, líderes arbitrários, falta de saúde e qualidade de vida no trabalho, entre outros. É preciso contorná-los e, para tal, implementar medidas eficazes que estimulem os colaboradores a desempenharem bem suas funções.

E um bom desempenho está intimamente relacionado ao alcance dos objetivos de um negócio. Funcionários motivados cumprem metas, prestam serviços de qualidade e desenvolvem produtos de excelência.

Quer desenvolver uma equipe com alto nível de desempenho? Acompanhe o nosso artigo, preparamos 3 excelentes dicas para melhorar o desempenho dos colaboradores!

1. Valorize seus colaboradores: pratique gentileza, elogie e agradeça

Elogie sempre que possível pois as pessoas precisam sentir que são valorizadas. É importante que os funcionários percebam um reconhecimento do seu trabalho e dos seus resultados, isso os estimula a melhorar, a atingir metas e a fazer um bom trabalho. Conquista-se assim, um bom nível de desempenho e de qualidade.

Estabeleça também boas relações com a equipe. Seja gentil, esteja disponível a ouvir e a ajudar, sempre agradeça e comemore os resultados, isso cria uma atmosfera de positividade, motivando e estimulando o comprometimento de todos com a empresa.

Para Jairo Martins, superintendente-geral da FNQ (Fundação Nacional de Qualidade), a valorização dos colaboradores é uma importante fórmula para conquistar bom desempenho e excelência. Ele afirma que:

Hoje, é fundamental estabelecer relações com colaboradores e criar condições para que elas realizem o trabalho de forma humana, aumentando a sua produtividade e o seu comprometimento com as atividades que realizam.

2. Promova qualidade de vida no trabalho: cuide de sua equipe

Gestores que buscam uma equipe com alto nível de desempenho devem cuidar do essencial: a saúde e o bem-estar das pessoas. Além de pessoas saudáveis produzirem mais, colaboradores com a saúde fragilizada se afastam e/ou faltam com maior frequência.

Francisco Simeão, presidente da BS Colway Pneus, empresa que investe em qualidade de vida dos funcionários, diz que:

“estatísticas revelam que 40% dos afastamentos nas empresas são motivados por pequenas doenças e mal-estar – como gripes, dores nas costas, entorses – que podem ser evitados por um bom condicionamento físico”.

Tais dados, o motivaram a buscar um programa de qualidade de vida para a empresa como estratégia de aumento da produtividade.  

A relação entre qualidade de vida no trabalho (QVT) e bons níveis de desempenho fica mais clara com a explicação de Chiavenato (2002):

“a QVT tem o objetivo de assimilar duas posições antagônicas: de um lado, a reivindicação dos empregados quanto ao bem-estar e satisfação no trabalho, do outro, o interesse das organizações quanto a seus efeitos sobre a produção e a produtividade”.

As corporações vêm percebendo a relação diretamente proporcional entre cuidado com o colaborador, produtividade e lucratividade. Afinal, descuidos com a saúde e bem-estar resultam em prejuízos significativos, inclusive financeiros, como demonstrou um estudo realizado pelo Institute for Health and Productivity Studies, dos Estados Unidos.

O estudo verificou que as companhias brasileiras chegam a perder 42 bilhões de reais/ano, o equivalente a 3% do Produto Interno Bruto, devido à presença de funcionários doentes, que têm uma queda de rendimento.

As perdas financeiras são muito significativas e por isso, cada vez mais, as empresas estão preocupadas em desenvolver programas de qualidade de vida no trabalho com atividades que estimulem hábitos de vida saudáveis: cuidados nutricionais, academias corporativas e ginástica laboral são excelentes opções.  

Um levantamento realizado pelo instituto Great Place To Work confirma as vantagens desse tipo de programa e apontou que, da lista das 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil em 2012, 31% possuem academia dentro de suas dependências.

Além disso, 37% destas dão subsídio a atividades físicas, e 92% têm alguma ação relacionada à prática de atividades coletivas. Bruno Mendonça, consultor e analista de Estudos do Great Place to Work Brasil diz que:

Hoje, investir em questões de qualidade de vida vale muito mais do que em remuneração e benefícios. Em geral, são ações bem menos custosas para as empresas, e que dão muito mais resultado em relação a engajamento dos funcionários e atração e retenção de talentos.  

A Electro, empresa de comércio de eletrodomésticos, é um exemplo de sucesso. Além de disponibilizar uma academia de ginástica de última geração na própria organização, ela também promove 15 aulas de ginástica semanais. O Grupo Pão de Açúcar, também é referência na área, oferecendo há 19 anos incentivo a grupos de corridas.

Já são 4.500 inscritos no programa da empresa, que também é organizadora da Maratona Pão de Açúcar de Revezamento, uma das mais famosas provas de rua do Brasil.

Renata Gomide, gerente de marketing esportivo do Grupo Pão de Açúcar, conta que: “estruturamos um programa em que subsidiamos a inscrição em provas de corrida, fazemos acompanhamento médico e nutritivo” e o retorno, segundo levantamento não estatístico, é grande: “o profissional afirma, nas pesquisas internas, que se sente mais motivado e mais valorizado”.

3. Promova momentos de relaxamento e descontração para aumentar o desempenho dos colaboradores

O ambiente de trabalho não deve ser tenso, rígido e monótono o tempo todo. Muito pelo contrário, os funcionários precisam de tranquilidade e alegria para desempenhar bem suas tarefas cotidianas.

Ambientes de trabalho que proporcionam momentos prazerosos, divertidos e de relaxamento contribuem muito para que os funcionários sejam mais felizes e estejam bem-dispostos ao longo de todo o expediente. Afinal, uma empresa que acumula estresse negativo, acaba reduzindo sua produtividade e perdendo dinheiro.

Pesquisas mostram que empresas americanas perdem, por ano, cerca de U$ 150 bilhões com o estresse no trabalho, o que inclui absenteísmo, presenteísmo, falta de motivação, doenças ocupacionais, afastamentos, acidentes de trabalho e conflitos interpessoais.

Absenteísmo é se ausentar (abster) de algumas atividades; nesse contexto, estamos falando sobre a ausência constante no local de trabalho devido à problemas de saúde e indisposição por parte do colaborador.  

Portanto, com todo esse impacto negativo, os gestores preocupam-se, cada vez mais, em reduzir o estresse no ambiente de trabalho e promover momentos de descontração.

Atividades como ginástica laboral, quick massage e dança são excelentes opções com essa finalidade. No site de compras e vendas “Mercado Livre”, por exemplo, os funcionários realizam ginástica laboral duas vezes por semana e ainda podem marcar sessões de massagens semanais no horário que desejarem.

E então, pronto para melhorar o desempenho de seus colaboradores?

Percebemos que é possível promover um aumento significativo no desempenho através de medidas simples. E a implementação dessas medidas acaba favorecendo muito mais que a produtividade, como também a qualidade de vida, o ambiente de trabalho, a saúde dos colaboradores e a excelência na prestação de serviços e/ou entrega de produtos.

Converse com a BeeCorp. Somos especialistas em bem-estar corporativo e temos boas opções de programas para aumentar o rendimento de sua equipe.