As campanhas de conscientização constituem ferramentas de mobilização para diversos fins, utilizando-se principalmente da informação de natureza esclarecedora. As empresas, por sua vez, sempre são beneficiadas com iniciativas voltadas para a saúde e melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores.
Para esse fim, algumas medidas podem facilitar a realização desses trabalhos no ambiente laboral e torná-los ainda mais eficazes no objetivo que pretendem alcançar. Vale a pena conhecê-las e adotá-las na sua organização para o planejamento e condução de eventos que orientam e motivam.
Quer saber mais? Continue a leitura e descubra como desenvolver campanhas de conscientização na sua empresa.
Estabeleça objetivos claros
O primeiro passo para fins de planejamento, é claro, deve ser estabelecer os objetivos que a campanha pretende alcançar ao ser implementada na empresa. Nesse sentido, você pode simplesmente acompanhar as campanhas tradicionais de saúde que associam um mês a uma cor como, por exemplo, o Outubro Rosa.
No entanto, sua empresa pode ter objetivos mais amplos, nos quais o bem-estar e a condição de equipe saudável constituam elementos essenciais, componentes do planejamento estratégico da empresa. Portanto, defina os objetivos da empresa para que, em seguida, você possa pensar nas estratégias que utilizará.
Defina as estratégias que serão utilizadas
Uma campanha para conscientização da importância do bem-estar e da saúde dos colaboradores pode ser estratégica para a empresa, sob diferentes aspectos e com vastos benefícios para todos. Para isso, deve contar com uma definição clara não apenas dos objetivos pretendidos, mas das iniciativas que serão tomadas.
Além da saúde em seu sentido mais amplo, objetivo maior das campanhas, é preciso levar em conta os seus efeitos ao longo do tempo ao definir as medidas a serem tomadas. Considere, portanto, entre outros:
- melhoria na autoestima;
- sensação de pertencimento;
- redução no absenteísmo e no presenteísmo;
- maior engajamento;
- melhor desempenho.
Assim, ao planejar as ações, é importante ter sempre em mente qual o conjunto de resultados esperados e se as medidas pretendidas são as mais adequadas para tal. Da mesma forma, é preciso estabelecer quando as ações devem ser implementadas, o que muitas vezes depende de agendas externas ou datas nacionais.
Crie um calendário de ações
Prosseguindo com o planejamento, defina um calendário de ações e, para aquelas que envolverem toda a organização ou todo o público interno a quem se dirige, dê a publicidade necessária. A comunicação em campanhas deve ser necessariamente muito bem conduzida para evitar perda do esforço empreendido.
Dependendo da campanha, será sempre favorável aos resultados fazer coincidir as datas e o período de adoção dos trabalhos com aqueles oficiais ou tradicionalmente já incorporadas. Assim, por exemplo, o Novembro Azul, como outras similares, tem época certa para entrar em seu calendário.
As campanhas tradicionalmente adotadas relacionando um mês com uma cor são as seguintes:
- Janeiro Branco: Saúde Mental;
- Fevereiro Roxo: Mal de Alzheimer, Lúpus e Fibromialgia;
- Fevereiro Laranja: Leucemia;
- Março Lilás: Câncer de Colo-de-útero:
- Março Azul-marinho: Câncer Colorretal;
- Abril Azul: Autismo;
- Abril Verde: Acidentes em Ambiente de Trabalho;
- Maio Roxo: Doenças Inflamatórias Intestinais;
- Maio Amarelo: Acidentes de Trânsito;
- Junho Vermelho: Incentivo à Doação de Sangue;
- Julho Amarelo: Hepatites Virais;
- Agosto Laranja: Esclerose Múltipla;
- Setembro Amarelo: Combate ao Suicídio;
- Setembro Vermelho: Coração;
- Outubro Rosa: Câncer de Mama;
- Novembro Azul: Câncer de Próstata;
- Dezembro Vermelho: HIV;
- Dezembro Laranja: Câncer de Pele.
Selecione bons parceiros para a iniciativa
A escolha dos parceiros que ajudarão a empresa a realizar as campanhas de conscientização pode significar a diferença entre sucesso e ausência de resultados. Portanto, não descuide desse aspecto e considere também um item estratégico de seu planejamento.
A experiência e o relacionamento do RH de sua organização com os fornecedores terão grande importância nesse momento, indicando os melhores parceiros. Afinal, haverá uma significativa divisão de responsabilidades na condução da campanha, seja pelos serviços a serem prestados ou pelo material a ser distribuído para os colaboradores.
Por vezes, a experiência de um parceiro especializado na condução de programas de saúde e qualidade de vida pode fazer toda a diferença. É um importante aspecto a ser considerado, uma vez que uma empresa assim pode realizar todo o planejamento, além de conduzir as ações propriamente, entre outras atividades.
Trabalhe a motivação da equipe
As campanhas de conscientização precisam motivar os colaboradores, não apenas com a realização efetiva dos trabalhos, mas também durante a sua organização. É preciso envolvê-los, por exemplo, na divulgação, assim como cooptar alguns para ações necessárias à condução principal da campanha.
Portanto, o RH deverá buscar meios de sensibilizar a equipe para a importância e a necessidade de realização dessas campanhas. Do mesmo modo, deve incentivar a participação de todos, mesmo daqueles a quem a iniciativa não esteja diretamente dirigida.
Dessa forma, motive os colaboradores masculinos a participar, por exemplo, de preparativos e manifestações individuais do Outubro Rosa. Assim como o mesmo pode ser dito, também, da participação das mulheres no Novembro Azul.
Defina métricas para medir o sucesso da campanha
Uma vez que a campanha tenha sido implementada, é hora de proceder a uma avaliação dos trabalhos conduzidos e dos resultados obtidos. Assim, é preciso verificar se o material utilizado, os parceiros adotados e a participação do RH e dos colaboradores atenderam às expectativas do planejamento.
Essa apreciação de resultados alcançados é importante para que se possa proceder aos aprimoramentos necessários e adoção das iniciativas que deram certo. Nesse sentido, você deve utilizar as métricas adequadas que consigam dimensionar o que realmente interessa para fins de melhoria.
Leve em conta, ainda, a possibilidade de implantar novas ações educativas de natureza complementar e posteriores à campanha propriamente. Essa pode ser uma forma de consolidação do sucesso obtido com as medidas planejadas conduzidas.
Como você pode ver, o desenvolvimento de campanhas de conscientização na empresa, além de trazerem grande impulso à saúde dos colaboradores, traz benefícios para a organização, especialmente a partir dos sentimentos de pertencimento e do aumento da autoestima dos colaboradores. Além disso, coloca a empresa em sintonia com movimentos conduzidos pela humanidade em todo o mundo.
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