A Psicologia se refere ao estudo do comportamento humano e sua relação com o meio. Ela se ramifica em diversas áreas específicas, como Psicologia Ocupacional, Comportamental, do Esporte, Clínica, Hospitalar, dentre muitas outras.
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e sua relação com o mundo. Seu principal objetivo é compreender as emoções, os sentimentos, as impressões e outros aspectos inerentes à pessoa.
É uma área muito ampla, que apresenta várias ramificações que incluem aspectos individuais e de saúde coletiva. Dessa forma, os psicólogos podem contar com diversas opções para atuar.
Temos também um guia para te ajudar a manter a saúde mental no dia a dia:
A seguir, entenda melhor o conceito de Psicologia e as áreas de atuação de um Psicólogo. Continue a leitura e saiba mais!
O que é Psicologia?
É o estudo dos aspectos comportamentais e processos mentais. Trata-se de uma ciência ampla que envolve o conhecimento do funcionamento do cérebro, organização da memória e interação das pessoas em grupos.
Em função da sua preocupação em estudar o ser humano, também é utilizada como ferramenta de observação e autoconhecimento.
Quando a Psicologia surgiu?
Como ciência, a Psicologia surgiu em 1879, quando o filósofo e psicólogo Wilhelm Wundt criou um laboratório experimental de Psicologia na Universidade de Leipzig (Alemanha).
A partir disso o estudo da mente humana foi considerado com rigor científico, se desenvolvendo junto com os avanços da medicina.
O que faz um Psicólogo?
O trabalho do Psicólogo não se restringe ao atendimento em um consultório ou clínica. A habilitação desse profissional permite atuar em diversas áreas, desde a organizacional e esportiva, até a educacional.
O objetivo em comum da atuação desse profissional é proporcionar às pessoas saúde mental e bem-estar. Para isso, auxilia tecnicamente o indivíduo (ou grupo social) a buscar equilíbrio emocional, visando a melhoria da qualidade de vida.
Quais são as áreas da psicologia?
A Psicologia abrange uma grande variedade de ramificações. A seguir, veja algumas das principais, nas quais o Psicólogo pode atuar.
Psicologia Ocupacional
A Psicologia ocupacional ou organizacional é uma importante área relacionada à saúde e bem-estar no trabalho. Sua principal função é auxiliar as organizações a entender como os indivíduos e os grupos se comportam no ambiente de trabalho.
Com base nesse entendimento, as empresas conseguem ser mais eficientes, melhorando a satisfação no trabalho e a retenção de funcionários. Ela pode, inclusive, ajudar a melhorar a saúde de colaboradores que apresentam alergia emocional.
Temos um guia completo, caso você tenha interesse de saber como internalizar esse e outros profissionais na sua empresa:
Psicologia Comportamental
Também conhecida como behaviorismo (base teórica do comportamentalismo), a Psicologia Comportamental analisa os comportamentos gerados a partir de determinados condicionamentos ou emoções.
Segundo esse conceito, todos os comportamentos são aprendidos, sendo possível prever certas atitudes em determinadas condições.
Psicologia Clínica
Essa área integra ciência, teoria e prática, visando compreender, prever e aliviar eventuais problemas com adaptação, desconforto e incapacidade. Dessa forma, consegue promover a adaptação, o ajuste e o desenvolvimento da autoestima.
Embora a avaliação psicológica e a psicoterapia sejam aspectos centrais na Psicologia Clínica, os psicólogos clínicos também podem estar envolvidos em pesquisa, testemunhos forenses e treinamento.
Psicologia cognitiva
A psicologia cognitiva estuda os processos mentais internos. Aqui se incluem aspectos como resolução de problemas, aprendizado, memória e linguagem. Dessa forma, seu principal objetivo é analisar como as pessoas percebem, pensam, se comunicam, lembram e aprendem.
Psicologia do Desenvolvimento
A Psicologia do Desenvolvimento investiga cientificamente as mudanças psicológicas sistemáticas que uma pessoa pode experimentar ao longo da vida. Ela pode ser aplicada em pessoas de qualquer faixa etária, desde bebês até idosos.
Os aspectos estudados incluem habilidades motoras, emoções, compreensão moral, resolução de problemas, aquisição de linguagem, autoconceito, personalidade e formação de identidade.
Psicologia do Esporte
Estuda o comportamento humano, considerando seus contextos e variáveis na prática dos exercícios físicos. Nesse sentido, é uma área da Psicologia que mais considera a relação corpo, mente e ambiente.
Seu objetivo é identificar como os fatos psíquicos dos atletas e técnicos podem otimizar a performance e, até mesmo, facilitar processos de recuperação de lesões.
Para isso é observado como o aspecto mental impacta os exercícios, e como a atividade física afeta a vida dos indivíduos. Esse tipo de psicologia trabalha sempre em equipe.
Psicologia evolucionária
A psicologia evolucionária analisa como determinado aspecto do comportamento humano foi afetado por ajustes psicológicos durante o processo de evolução, segundo a teoria neodarwinista. Além disso, também são considerados aspectos culturais da atualidade.
Psicologia Hospitalar
Visa proporcionar atenção total ao paciente, bem como à sua história de vida. O atendimento pode ser feito em pronto-socorro, ambulatórios, unidades de terapia intensiva e de internação.
O psicólogo realiza a avaliação e o acompanhamento de pacientes clínicos ou cirúrgicos, coletando informações sobre o histórico de saúde mental, história clínica pregressa e rede de apoio do paciente.
Psicologia da Saúde
Também chamada Psicologia Médica ou Medicina Comportamental, a Psicologia da Saúde observa como o comportamento, a biologia e o contexto social influenciam a saúde e a doença.
Neuropsicologia
A Neuropsicologia considera a estrutura e função do cérebro para identificar e analisar comportamentos e processos psicológicos. Ela pode estar envolvida em casos de lesões cerebrais e avaliações com registros de atividades elétricas no cérebro.
Esse tipo de avaliação é utilizado para determinar se uma pessoa tem probabilidade de desenvolver problemas comportamentais após uma lesão cerebral diagnosticada ou suspeita, como um derrame.
O resultado pode levar a um tratamento que ajude o indivíduo a melhorar o dano cognitivo ocorrido.
Psicologia Social
A Psicologia Social utiliza métodos científicos para compreender como os fatores sociais influenciam o comportamento humano. Busca explicar como os comportamentos, sentimentos, e pensamentos são impactados pela presença imaginada, real ou implícita de outros indivíduos.
Tanto a percepção quanto a interação social são consideradas essenciais para entender o comportamento social.
Psicologia Forense
A Psicologia Forense é a aplicação da psicologia à investigação criminal e à lei. Dessa forma, um Psicólogo Forense pratica a psicologia como ciência no sistema de justiça criminal e nos tribunais civis.
Isso envolve avaliar fatores psicológicos que podem ter influência em um crime ou comportamento. Os achados são apresentados em processos judiciais e sessões em Tribunais.
Quais são as principais abordagens teóricas?
A Psicologia se apoia em diferentes abordagens. Conheça, a seguir, algumas das principais.
Psicanálise
Essa é uma das principais abordagens da Psicologia, desenvolvida por Sigmund Freud. Ela investiga o inconsciente, os desejos reprimidos e os conflitos internos, para compreender o comportamento humano e os processos mentais.
Terapia Analítica
Desenvolvida por Carl Gustav Jung, essa teoria oferece uma perspectiva ampla sobre a natureza da psique humana. Enfatiza a importância do desenvolvimento pessoal e integração dos opostos, bem como da busca do significado e propósito na vida.
Psicodrama
Abordagem de terapia que utiliza o teatro como meio de diagnóstico e tratamento de questões psíquicas. Em 1922, o psiquiatra romeno Jacob Moreno alugou um teatro para apresentar suas peças teatrais.
Ao longo do tempo observou que as pessoas que atuavam em suas peças, melhoravam a saúde mental e aprofundavam o autoconhecimento.
Behaviorismo
Teoria que visa estudar a psicologia por meio da observação do comportamento. Para isso, se fundamenta em metodologia científica e objetiva baseada na comprovação experimental.
Gestalt
Essa é uma abordagem que analisa a mente e o comportamento humano como um todo. A Gestalt sugere que ao tentar entender o que nos rodeia, não devemos nos concentrar em cada um dos componentes, mas sim em como eles interagem em sistemas complexos.
Estruturalismo
É uma corrente psicológica criada no princípio do século XX, visando descrever a estrutura da mente. Os investigadores tentaram entender os elementos básicos de consciência por meio da introspecção.
Para isso, a Psicologia deveria decompor experiências complexas em componentes mais simples para definir, com precisão, a sua natureza.
Como mostramos ao longo deste artigo, a Psicologia é uma área da ciência que apresenta diversas ramificações. Dessa forma, o Psicólogo tem um leque de opções para atuar em diferentes setores, podendo desenvolver ações voltadas à saúde física, mental e social, em ambientes organizacionais.
Gostou dessas informações e quer integrar uma equipe comprometida com o bem-estar corporativo? Faça parte do nosso Banco de Talentos!