O meio ambiente não é o limite para responder o que é sustentabilidade, embora esteja necessariamente envolvido. A promoção da saúde coletiva e do bem-estar dos colaboradores na empresa é parte indissolúvel das práticas sustentáveis em uma organização. E, ainda, vai além!
Considere, na esteira da sustentabilidade, a importância para uma empresa de se manter economicamente ativa no mercado em que está inserida. É preciso garantir que exista um efeito de continuidade para que seja sustentável.
Além disso, a sustentabilidade pode ser tema de campanhas de conscientização nas empresas, visto a importância que o assunto representa para os negócios e para a sociedade. Continue a leitura e entenda que sustentabilidade vai além da esfera do meio ambiente.
O que é sustentabilidade?
Sustentabilidade, em princípio, significa a capacidade de garantir a continuidade no tempo. Quando aplicada à vida humana na Terra, alcança o sentido de viabilizar uma existência social, econômica e ambientalmente equilibrada agora, mas também para as gerações futuras.
Não se trata de um conceito exclusivamente ambiental, mas envolve todo o meio ambiente necessariamente. Na verdade, a sustentabilidade constitui a adoção de uma visão ampla, complexa e sistêmica da forma de viver e se conduzir no mundo, para pessoas e empresas.
Deve fazer parte da postura e dos princípios de todas as pessoas, assim como das organizações, não importa em que segmento atuem. A adoção da sustentabilidade é estratégica e indispensável para a sobrevivência das empresas em um mercado cada vez mais exigente quanto às práticas sustentáveis adotadas.
O tripé da sustentabilidade
Fica mais fácil alcançar a verdadeira dimensão desse conceito quando se considera o chamado tripé da sustentabilidade que envolve os três aspectos que regem a ideia de uma existência sustentável com qualidade de vida:
- aspecto social: as pessoas e as condições coletivas de saúde e bem-estar físico, mental e social;
- aspecto econômico: a capacidade de produção, distribuição e consumo de bens e serviços que atendam às necessidades da sociedade;
- aspecto ambiental: o meio ambiente e a continuidade de seu equilíbrio natural, não apenas sob a visão de recursos naturais.
Sustentabilidade requer abordagem profissional com planejamento, monitoramento e avaliação dos resultados obtidos. Considere que o tripé da sustentabilidade deve estar alinhado com as diretrizes da organização.
De todo modo, o caminho da empresa sustentável deve ser trilhado todos os dias. Trata-se de uma condição que não pode ser alcançada com ações pontuais e isoladas. É preciso que seja contínua e envolva cada colaborador, gestor e a empresa como um todo.
Quais as principais ações práticas?
As empresas podem começar com práticas de bem-estar corporativo. Além disso, ao contrário do que muitos pensam, há inúmeras ações simples que promovem a sustentabilidade.
Veja, por exemplo, o que cada pessoa pode fazer nesse sentido:
- economizar água no dia a dia;
- adotar sacolas retornáveis em vez de sacolas plásticas;
- preferir produtos com menos embalagens;
- consumir produtos biodegradáveis;
- fazer a separação dos resíduos para a coleta seletiva;
- adotar a prática da reciclagem;
- adotar a caminhada ou o uso de bicicleta nos trajetos;
- fazer uso de transportes coletivos;
- incentivar a prática de carona para o trabalho;
- levar sua caneca para o trabalho (evitar descartáveis).
Por sua vez, as empresas também possuem inúmeros caminhos para instituir as boas práticas da sustentabilidade institucionalmente e promover o pensamento sustentável entre seus colaboradores. Veja a seguir e descubra como realmente é bem mais fácil do que poderia parecer.
Como a sua empresa pode adotar práticas sustentáveis?
Para uma empresa ocupar um lugar de destaque no mercado onde atua, isto é, apresentar realmente condições de competitividade atualmente, precisa necessariamente ser regida por práticas sustentáveis. Mas, o que significa se conduzir por práticas sustentáveis?
Considere, inicialmente, os resultados de uma pesquisa realizada pela agência norte-americana Union + Webster: “87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis”.
Ao mesmo tempo, leve em conta a conclusão do estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI): a proporção de empresários que afirmaram exigir certificados ambientais de seus fornecedores subiu de 26% para 45%. Além disso, 52% das indústrias precisaram apresentar comprovação de ações sustentáveis conduzidas.
E quais são as empresas sustentáveis? São aquelas que adotam, entre outras, iniciativas e práticas como:
- opção pela utilização de embalagens recicláveis para os seus produtos;
- redução do número de material descartável (copos, canudos, talheres) nas rotinas internas;
- promoção da segregação correta dos resíduos para o seu descarte;
- adoção da reciclagem de resíduos e fomento de sua prática entre seus colaboradores, fornecedores e clientes;
- incentivo à utilização de transportes alternativos;
- adoção do home office quando pertinente;
- desenvolvimento e adoção de projetos de inclusão social;
- atenção e cuidados com a saúde e bem-estar no trabalho;
- cumprimento e respeito pela legislação trabalhista e ambiental.
Quais os benefícios para as empresas?
A promoção da sustentabilidade por uma empresa resulta diretamente em benefícios para todos. Muitas das vantagens de sua adoção apresentam visibilidade significativa e contribuem para fortalecer a marca empregadora, além da imagem da organização junto aos seus clientes e consumidores.
Nesse sentido, podem ser considerados resultados como:
- condução mais consciente da participação de cada um para o bem comum;
- melhoria da qualidade de vida dos colaboradores;
- incremento na adoção de hábitos saudáveis;
- promoção da segurança alimentar;
- maior engajamento dos colaboradores;
- melhoria do clima organizacional;
- participação na preservação dos recursos naturais;
- redução das ocorrências caracterizadas como desastres ambientais;
- redução de preconceitos e desigualdades sociais;
- melhoria do desempenho e dos resultados da empresa (ecoeficiência).
Fica claro que estas e outras vantagens constituem um grupo significativo de razões para investir em um bom ambiente de trabalho. Portanto, mãos à obra! Veja como transformar sua empresa:
Como você pôde ver, a sustentabilidade é um conceito amplo, que alcança diferentes aspectos da existência de uma pessoa ou de uma empresa, indo além das considerações sobre o meio ambiente. As organizações modernas necessitam ser reconhecidas como sustentáveis de modo a conseguir competitividade no mercado, cada vez mais exigente quanto às práticas adotadas com esse fim. Mas, felizmente, muito pode ser feito por cada indivíduo e pelas organizações, e de modo bem mais fácil do que pode parecer.
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