O turnover, ou rotatividade, é um indicador que reflete a frequência com a qual os membros da sua equipe são substituídos. Ou seja, ele representa quantas pessoas saíram da empresa e quantas entraram em um período de tempo definido.
Esse é um índice muito importante para avaliar diversos aspectos da sua companhia, desde a qualidade da gestão até o bem-estar no trabalho. Não só isso, mas ele também precisa ser estudado e interpretado para ser usado em uma análise mais aprofundada.
Para ajudar você, viemos aqui falar sobre a importância de reconhecer o turnover do seu negócio, como calculá-lo, os tipos de rotatividade e dicas para manter esse índice sob controle.
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Qual é a importância de calcular o turnover?
Todo negócio tem um nível de rotatividade esperado. Afinal, nenhum time se mantém estático para sempre. E quanto maior a equipe, mais elevado tende a ser o número de trocas. Porém, é importante sempre acompanhar o índice de turnover e entender qual fração da sua equipe é renovada ao longo do ano.
Se não acompanhar de perto essa taxa, é provável que seu negócio comece a sofrer com algumas consequências negativas sem que você note. Da mesma forma, esse indicador é considerado de forma diferente para cada setor, o que exige uma observação aprofundada para entender suas causas e impactos.
Como calcular a taxa de rotatividade no seu negócio?
Para fazer o cálculo do turnover, o primeiro passo é estabelecer um período de tempo relevante. Um ano ou um semestre é o mais indicado, pois inclui dados suficientes para uma análise enquanto ainda é um intervalo razoável.
Em seguida, você deve reunir os seguintes dados relativos ao período desejado:
- número de admissões;
- número de demissões;
- número de funcionários ativos no último dia útil do prazo.
E, com esses dados, chegamos à seguinte fórmula:
Turnover = [(Nº Admissões + Nº Demissões)/ 2 / Nº Funcionários ativos] x 100
O resultado será expresso como um percentual.
Para esclarecer esse ponto, vamos usar um exemplo. Digamos que, ao longo de um ano, um negócio realizou 150 admissões, 100 demissões e terminou o período com um total de 1000 funcionários. Inserindo esses dados na fórmula, temos o seguinte cálculo.
Turnover = [(150+100) / 2 / 200] x 100
Turnover = [125/1000] x 100
Turnover = 12,5%
Ou seja, nesse exemplo, a empresa teve uma rotatividade de 12,5% ao longo de um ano.
Quais são os tipos de turnover?
Também é possível classificar o turnover da empresa de acordo com outros critérios, os quais dão um melhor insight sobre suas causas e impactos. Existem três tipos principais.
Turnover involuntário
Se o desligamento parte da própria empresa, então ele é chamado de turnover involuntário. As causas variam bastante, podendo ser uma questão de redução do quadro de funcionários, resultado de baixa performance, fim de um contrato, entre outras razões. Pode ser algo necessário, mas também não é o cenário ideal.
Turnover voluntário
É o turnover que ocorre quando a própria equipe toma a iniciativa de deixar a empresa. É algo visível tanto em funções de base quanto nos cargos de alta gestão. As causas são bem variadas, desde a busca por novas oportunidades até burnout com a função.
Por esse motivo, esse tipo de turnover também é subdividido em outras categorias:
Funcional
Se um funcionário se desliga da empresa por apresentar resultados abaixo do esperado para sua função, é considerado um turnover funcional, pois representa uma redução de custos para o negócio. Ao mesmo tempo, ele pode evidenciar uma falha no processo seletivo da empresa.
Disfuncional
Alternativamente, pode ser que ocorra uma demissão disfuncional, quando o funcionário que deixa a empresa atendia às demandas do negócio ou, mesmo, as excedia. Nesse caso, uma métrica alta pode indicar uma falha no processo seletivo da empresa. Nesse caso, ainda é possível separá-lo em mais duas subcategorias: disfuncional evitável ou disfuncional inevitável.
Qual é a taxa de rotatividade ideal?
Essa é uma pergunta difícil de se responder sem conhecer o seu negócio a fundo. Cada setor tem uma rotatividade de colaboradores esperada. Esse indicador depende também do porte da empresa, dos serviços que ela presta, entre outros aspectos. Porém, em condições ideais, o índice de rotatividade deve ser baixo. Por isso, é importante prezar pelo mínimo necessário de demissões.
Outro fator a ser considerado é a “Grande Renúncia”, um movimento forte nas gerações recentes, mas que se aplica a todos os profissionais. Muitos deixam as empresas em busca de condições melhores, tanto financeiras quanto em termos de qualidade de vida. Algo que ficou mais claro com as mudanças decorrentes da pandemia.
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Quais fatores aumentam a rotatividade: o impacto do ambiente de trabalho
Independentemente do seu contexto, é difícil apontar uma única causa para a rotatividade em uma empresa. Há diversos fatores que influenciam esse índice, tanto internos quanto externos. Conheça as causas comuns às quais você deve se atentar.
Trabalho exaustivo
Como mencionamos, muitos trabalhadores competentes pedem demissão em busca de melhores condições de trabalho. Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas, 43% dos trabalhadores brasileiros sentem uma sobrecarga de trabalho. É o caso, por exemplo, de profissionais que têm um grande acúmulo de funções ou exigências irrealistas no dia a dia.
Favoritismo dentro ou entre as equipes
A qualidade das relações interpessoais também é um fator de grande peso na rotatividade da empresa. Há muitos casos em que uma equipe ou um indivíduo recebe mais atenção e crédito que os demais, sendo favorecido em qualquer contexto, independentemente de seus resultados. Mesmo que sua performance seja consistente com sua função, o favoritismo recorrente prejudica esses relacionamentos e leva a mais demissões.
Salários abaixo do mercado
Todo trabalhador quer ser bem remunerado pelo seu trabalho, ainda mais quando realiza alguma tarefa que exige especialização. E empresas que pagam pouco tendem a perder boa parte de sua equipe em pouco tempo. Esse é o caso, principalmente, daqueles que apresentam melhor desempenho e tendem a ser procurados rapidamente pelos concorrentes.
Cultura organizacional nociva
A cultura reforçada pela empresa está diretamente relacionada à satisfação da equipe no dia a dia. O que, por sua vez, também afeta sua taxa de turnover. Se um ambiente de trabalho prejudica sua saúde física, mental e social, é natural esperar que eles queiram se distanciar desse espaço o quanto antes.
Falta de reconhecimento
Esse tópico segue uma linha similar à do favoritismo. Porém, não necessariamente, há alguém recebendo o crédito. Todo colaborador que se empenha em suas tarefas do dia a dia também quer ter seu trabalho reconhecido, tanto pelas ações dos seus colegas quanto por meio de recompensas. Se os resultados do trabalho parecem sem consequências, os profissionais buscam um ambiente que valorize seu esforço.
Funções pouco esclarecidas
Há casos em que um colaborador não é adequado para sua função. Da mesma forma, há outros em que a função não foi bem definida desde o início. O resultado é o colaborador não ter um direcionamento claro no dia a dia. Além disso, seus resultados são mais difíceis de avaliar.
Falta de oportunidades de crescimento
Muitos profissionais, especialmente os mais jovens, estão em busca de experiência e oportunidades para avançar em suas carreiras. Quando um negócio não cria essas oportunidades dentro da própria empresa, esses colaboradores são obrigados a buscar alternativas em outras empresas, o que gera turnover.
Quais são as consequências da alta rotatividade?
Deixar que o turnover da sua empresa fique muito alto, seja ele voluntário ou involuntário, tem uma série de consequências negativas para o seu desempenho. Saiba alguns dos principais impactos.
Maiores custos de contratação e desligamento
Para contratar um funcionário, é necessário arcar com diversos custos: impostos, fiscalização, registros, etc. Da mesma forma, há despesas envolvidas na demissão de um colaborador. Quanto maior for a taxa de turnover dentro de um negócio, mais recorrentes são esses custos. Esses gastos podem facilmente se acumular e prejudicar o orçamento a longo prazo.
Perda direta de produtividade
Além dos custos envolvidos em todo o processo, uma alta rotatividade quase sempre significa que há cargos vagos praticamente a todo momento. Como resultado, parte da produtividade de toda a equipe fica comprometida quando a rotatividade é muito alta. Esse cenário gera mais custos, prejudica o clima organizacional e afeta a rentabilidade.
Dificuldade em reter talentos
Atrair e manter funcionários de alto desempenho é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Isso não é novidade. Então, como você deve imaginar, ter uma alta taxa de rotatividade também é um fator de risco para a retenção de talentos. Quanto menor for a permanência de uma equipe, seja qual for a causa, menores são as chances de reter esses colaboradores.
Falta de coesão na equipe
Quanto mais uma equipe trabalha junta, mais esses profissionais se conhecem, aprendem seus pontos fortes e fracos e descobrem como atuar em equipe. Porém, como você deve imaginar, isso requer que todos trabalhem juntos por um bom tempo. Algo que dificilmente acontece quando o quadro de colaboradores está em constante mudança.
Prejuízo do employer branding da empresa
O employer branding é a forma como o público enxerga a sua organização enquanto contratante. Ou seja, o quanto todos pensam que é uma boa ideia trabalhar na empresa, outro fator importante na atração de talentos. A alta rotatividade geralmente é um fator negativo para sua imagem, pois indica que não há o esforço necessário para manter os mesmos colaboradores ativos.
Como reduzir o turnover no seu negócio?
Considerando todos os seus possíveis impactos, é importante tomar algumas atitudes para reduzir a rotatividade dentro da sua empresa. Aprenda algumas ações que você deve considerar.
Treinamento adequado
Muitos desligamentos, tanto voluntários quanto involuntários, ocorrem quando o colaborador não consegue cumprir sua função de maneira adequada. Um fator possível, aqui, é a falta de treinamentos internos. Por isso, é necessário promover a capacitação dos seus colaboradores, especialmente no uso de ferramentas e softwares internos. Esse processo faz uma grande diferença no desempenho e no tempo de permanência na empresa.
Formação de liderança adequada
A qualidade da liderança dentro da empresa afeta vários aspectos da equipe. Seu clima organizacional, coesão das equipes, reconhecimento, feedback, entre vários outros aspectos. Sendo assim, uma forma de contribuir com todos esses fatores é investir na formação de líderes para sua empresa Para isso, os gestores de cada setor devem estar preparados para orientar corretamente o resto da equipe.
Plano de carreira
Uma das formas mais simples de oferecer oportunidades de crescimento para a equipe é a criação de um plano de carreira. A ideia dele é estabelecer uma trilha de desenvolvimento para cada colaborador com critérios e recompensas bem claros.
Por exemplo, você pode usar aumentos baseados no tempo de atuação dentro da empresa ou promoções relativas à aquisição de novas formações ou participação em projetos. Assim, os colaboradores têm um incentivo maior para continuar com você.
Melhor processo seletivo
Em muitos casos, um profissional só é inadequado para sua função por que o processo seletivo não foi feito corretamente. Sendo assim, o melhor é corrigir esse erro em sua origem e tornar esse processo mais eficaz. Todo o processo deve atrair o funcionário com o perfil certo para a empresa: desde a descrição da vaga até as perguntas e a análise curricular.
Investimentos em saúde ocupacional
Prezar pela saúde e bem-estar da equipe também é um fator importante na redução do turnover. Por isso, vale a pena promover a saúde ocupacional dentro da sua instituição. Esse investimento tem impacto imediato na produtividade da equipe. Além disso, maior retenção de talentos, a longo prazo.
Como a cultura empresarial pode ajudar na diminuição do turnover e do absenteísmo?
Boa parte do turnover voluntário e do absenteísmo dentro das empresas ocorre por que o ambiente causa angústia aos colaboradores. Isso quase sempre é resultado de uma cultura empresarial tóxica, que impõe exigências descabidas e não compensa adequadamente os membros das equipes. Se essas práticas ainda ocorrem no seu negócio, você deve eliminá-las o quanto antes.
Agora que você entende como calcular o turnover da sua empresa, pode tomar as ações necessárias para manter esse indicador sob controle. A questão é entender qual a métrica mais saudável para o seu negócio e como você pode alcançá-la.
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