O workshop é um evento onde um grupo de pessoas se reúne para discutir um tema específico, realizando uma atividade de aprendizado prática.
Para entender a importância do conceito, esse evento pode estar relacionado ao sucesso de uma empresa, já que é fundamental investir na capacitação da equipe. Não só em sua função, mas em outras áreas, como comunicação interpessoal e segurança. Por isso, existem eventos como o SIPAT. E quase sempre elas ocorrem na forma de workshop.
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Esse formato tem bastante potencial para ajudar no aprendizado dos seus colaboradores. Dependendo do tipo de conteúdo, pode ser o melhor método para facilitar sua transmissão. A questão é saber como organizá-lo de forma eficiente.
Para ajudar no seu planejamento, vamos explicar o que é workshop, sua função, algumas características importantes e como você pode organizar o seu. Acompanhe.
O que significa workshop?
O termo vem do inglês e significa “oficina”. Ou seja, durante o evento, o grupo trabalha em uma atividade específica com o intuito de desenvolver uma competência ou compartilhar conhecimento.
Para essa finalidade, o workshop pode assumir diferentes formatos. Por exemplo: palestras, atividades em grupo, debates, etc. Essa flexibilidade é parte do seu potencial.
Qual a função de um workshop?
Métodos de capacitação mais tradicionais não são adequados para todo tipo de conhecimento. Alguns temas são mais fáceis de se aprender na prática ou ao discutir em pequenos grupos. É aí que entra o workshop.
Suas atividades geralmente são planejadas para atingir um objetivo específico. Ao fim do evento, a ideia é que todos os participantes tenham extraído um benefício prático e claro.
Por isso, podem ser utilizados nas promoções de datas comemorativas. Leia também nosso conteúdo sobre esse tema:
Por que participar?
No caso de colaboradores, por exemplo, a participação no workshop empresarial é uma forma simples de melhorar sua produtividade dentro da empresa. Como os temas escolhidos são voltados para o aprimoramento da equipe, é quase certo que seu conteúdo seja relevante para todos.
De uma forma geral, é interessante pensar que a participação sempre irá ajudar o indivíduo a desenvolver algum aspecto, pessoal ou profissional.
Qual a diferença entre curso e workshop?
Considerando que ambos têm finalidades parecidas, não é incomum misturar um curso de capacitação com um workshop. Porém, há algumas diferenças fundamentais.
Um curso é voltado para o desenvolvimento e aplicação de conhecimento teórico e prático. Para essa finalidade, pode levar alguns meses para ser concluído.
Já um workshop é focado em didática prática, com objetivos específicos, em um período mais curto. Por exemplo, você pode usar esse formato para promover certas campanhas de conscientização, como o Outubro Rosa ou a Prevenção de Acidentes.
Qual a duração do workshop?
Uma característica central do workshop é o seu tempo de duração. Na maioria dos casos, ele tem um total de 6 a 8 horas, com um intervalo. Ou seja, um único dia de evento.
Essa limitação é uma forma de manter o foco das atividades. Não há tempo para adicionar tópicos supérfluos. Assim, sua atividade central recebe mais atenção.
Há casos em que o workshop é dividido em dois dias de evento. Mas isso dependerá da disponibilidade de tempo e da organização do seu negócio.
Como funciona um workshop?
O foco desse evento é transmitir conhecimento por uma via prática. Para isso, é montada uma equipe responsável por organizar o encontro, com participantes sendo convidados ou se inscrevendo voluntariamente.
Durante o workshop, os organizadores definem o tema central e quais atividades serão usadas para trabalhá-lo.
Por exemplo, se o tema é segurança no trabalho, os participantes podem simular várias situações de risco e avaliar como devem reagir. Começando com uma palestra para transmitir o conhecimento teórico e depois as atividades práticas.
Vantagens e desvantagens de um workshop
Um dos principais pontos a favor do workshop é a socialização. Segundo uma pesquisa feita pela Degree, 75% dos funcionários entrevistados dizem que o engajamento social facilita a absorção do conhecimento. Pequenos grupos, com 2 a 4 pessoas, são o ideal.
Ao mesmo tempo, esses eventos apresentam diversas exigências. Por exemplo, algumas atividades requerem equipamento específico e espaço adequado. Isso impacta o acesso da equipe, assim como seu custo.
O que é preciso para fazer um workshop? Passo a passo!
Para que o seu workshop tenha o efeito desejado, é importante cumprir o seu checklist para o sucesso de eventos corporativos. Veja um passo a passo para organizar um workshop de sucesso.
Definir um objetivo
Antes de iniciar os preparativos, você deve esclarecer qual será a meta do evento. Isso inclui seu tema, quais conhecimentos devem ser transmitidos e como ele deve afetar o desempenho da equipe.
Pode ser um evento padrão associado a uma campanha sazonal, como segurança no trabalho, prevenção de doenças, conscientização, etc.
Planejamento do evento
Com um tema já definido, o próximo passo é preparar o workshop. Você deve escolher o formato, os organizadores e alocar os recursos necessários para sua execução. Também é necessário definir se ele será presencial ou online.
Se houver uma palestra, por exemplo, você deve definir os palestrantes, quais tópicos vão abordar e seu tempo. Você tem apenas algumas horas, então deve aproveitá-las ao máximo.
Divulgação das atividades
O sucesso de um workshop também depende da sua divulgação. Se ninguém souber a respeito, você não terá participantes o suficiente para trocar conhecimento.
A amplitude da divulgação varia de acordo com seu objetivo. Se o seu público-alvo for apenas de um setor, então este deve ser seu foco.
Inscrições de participantes
Se for um evento aberto, você precisa abrir um formulário de inscrição. Porém, também existem workshops apenas com participantes convidados ou, mesmo, convocados.
Emissão de certificados
Outro bom incentivo para participar de workshops é a emissão de certificados. A certificação do evento é útil para estagiários que buscam carga horária complementar e para comprovar o aprendizado.
Pesquisa e feedback
Ao final do evento, você também pode solicitar o feedback de todos os participantes, geralmente na forma de um formulário. Inclua campos para avaliar as palestras, atividades, conteúdo, infraestrutura, entre outros aspectos. A partir dessa informação, você pode aprimorar eventos futuros.
Agora você já tem a orientação que precisa para organizar seu próprio workshop. O mais importante é manter o foco no seu tema central, seja em um evento presencial, seja através da internet.
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Obrigada, Maria! Fico feliz que gostou do nosso conteúdo!
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