A alergia na pele é um problema incômodo e comum que pode afetar pessoas de qualquer idade. Há diferentes tipos: urticárias, dermatites, alergias a picadas de insetos e a remédios. A alergia também pode ter origem emocional.
Em nosso artigo, vamos falar sobre alergia na pele em suas diversas manifestações, ressaltando os sintomas e as formas de tratamento.
Aproveite para saber mais sobre tão relevante tema. Tudo que diz respeito à nossa saúde é prioritário. Leia e confira!
Quais são os principais tipos de alergia na pele?
Vamos começar explicando os tipos de alergia na pele, as suas principais características, que permitem diferenciá-las e identificá-las:
Urticária
A urticária é um problema da pele que pode se originar de duas formas: infecciosa ou alérgica. A infecciosa é causada por bactérias ou resulta de alguma infecção. A alérgica é causada por algum alimento ou substância que a pessoa ingeriu ou teve contato. A urticária é classificada conforme a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) em:
- aguda: os sintomas duram até um mês e meio;
- crônica: os sintomas vão além desse período;
- espontânea ou idiopática: não tem causa definida;
- induzida: a causa é identificável (remédios, infecções, alimentos).
Devido aos impactos para o indivíduo que é acometido pela alergia, pode afetar a saúde mental, física e social.
Angioedema
O angiodema é uma alergia de pele que provoca um inchaço em camadas profundas da derme. Pode ocorrer juntamente com a urticária. Geralmente, esse problema afeta tecidos moles (genitais, pálpebras, boca).
O angiodema é agudo quando os sintomas permanecem por um período curto, que vai de minutos a horas. Nesse caso, a reação alérgica resulta de medicamentos ou alimentos. Quando crônico, a condição retorna por período longo e não costuma ter causa definida.
Dermatite de contato
A dermatite de contato (eczema de contato) é um tipo de alergia de pele frequente em pessoas adultas. É uma reação inflamatória que ocorre depois de contato direto com substância à qual a pessoa é alérgica. Ela se classifica da seguinte forma:
- irritativa: normalmente, ela é provocada durante o primeiro contato que a pessoa tem com certas substâncias (solventes, sabonetes, detergentes, substâncias químicas em geral);
- alérgica: aparece depois de frequentes contatos com determinadas substâncias (medicações, níquel, plantas, cosméticos), podendo se manifestar depois de muitos meses ou até anos.
Dermatite atópica ou eczema atópico
Dermatite atópica (eczema atópica) caracteriza-se por ser uma erupção cutânea avermelhada, escamosa e seca, que causa coceira intensa. No Brasil, ela atinge entre 15% a 25% das crianças e aproximadamente 7% dos adultos.
Em crianças, a doença se manifesta, em especial, na parte posterior dos joelhos e dos cotovelos. Nos bebês, ela afeta mais o rosto.
Alergia nervosa
Alergia nervosa é um tipo de alergia que resulta de dermatites que pioram diante de situações de estresse ou outros transtornos emocionais (depressão, ansiedade, baixa autoestima).
As lesões são eczemas, isto é, são placas ásperas e vermelhas e, algumas vezes, apresentam bolhas pequenas. A coceira é o sintoma mais importante.
Alergia ao sol
A alergia ao sol resulta da exposição excessiva ao sol. O sistema imunológico, reagindo, forma bolinhas avermelhadas que geralmente coçam. Ela se apresenta em locais bem visíveis, como braços, rosto, colo e mãos.
Devido a complexidade de cada tipo de alergia na pele, considerando principalmente as consequências de cada uma, esse é um problema de saúde coletiva.
Quais são as possíveis causas de alergia na pele?
As causas da alergia na pele variam. A depender da causa, os tipos podem variar conforme explicamos mais acima. Confira as principais causas:
- picadas de insetos;
- ácaros;
- fungos;
- pólen;
- suor;
- excessivo calor ou frio;
- bijuteria;
- remédios (fenitoína, antibióticos, lamotrigina, carbamazepina);
- plantas ou pelos de animais;
- alimentos (frutos do mar, ovos, amendoim);
- poluição, poeira;
- produtos de limpeza (sabão de lavar roupa, detergente);
- cintos, roupas, jeans, lã e outros tipos de tecido;
- certos materiais, como borracha ou látex;
- substâncias irritantes (desodorante, produtos de beleza e cosméticos, shampoo, gel de banho, cera, sabonete, creme depilatório e outros);
Durante a gravidez, a mulher pode ficar com alergia na pele devido às transformações hormonais e do sistema imunológico, que acontecem durante esse período.
Assim como outras doenças causadas pelo estresse, a alergia também pode surgir devido a fatores emocionais.
Quais são os sintomas da alergia na pele?
Os sintomas variam de acordo com o tipo de alergia na pele. Podemos identificar como sintomas mais importantes os que seguem:
- muita coceira;
- descamação;
- vermelhidão;
- irritação;
- bolinhas brancas;
- casquinhas ou crostas;
- ressecamento da pele;
- inchaço;
- ardência;
- sensibilidade.
Como é feito o diagnóstico da alergia na pele?
O diagnóstico se realiza pelo alergologista ou dermatologista por meio da análise dos sintomas, de exames de sangue ou do teste da alergia.
O teste de alergia é efetivado no consultório. O médico aplica substâncias diferentes na pele a fim de verificar o aparecimento dos sintomas.
Como é feito o tratamento para alergia na pele?
O tratamento para alergia na pele é realizado sob a orientação do alergologista ou dermatologista, variando conforme a causa, o tipo de alergia e a intensidade dos sintomas. As formas de tratamento mais comuns são:
- uso de pomadas;
- comprimidos;
- hidratantes;
- medicamentos caseiros.
Produtos e remédios
Vamos saber mais sobre os produtos e os remédios usados no tratamento de alergia na pele. Eles só podem ser usados, voltamos a ressaltar, seguindo as orientações do médico especialista.
Pomadas
As pomadas podem ser corticoides (mometasona, hidrocortisona), imunossupressores (tacrolimo, pimecrolimo) ou anti-histamínicos (maleato de dexclorfeniramina).
Comprimidos
Normalmente, os comprimidos mais usados são antialérgicos (hidroxizina, loratadina, cetirezina) ou corticoides (prednisona, prednisolona).
Também podem ser usados imunossupressores (micofenolato, metotrexato, azatioprina, ciclosporina). Além disso, podem ser recomendados medicamentos na forma de gotas ou xaropes.
Hidratantes
Os hidratantes mais recomendados são os que não têm perfume, ou seja, os neutros e os hidratantes que apresentam maior quantidade de óleos. Devem ser usados logo depois da higienização do banho, com a pele umedecida.
Medicamentos caseiros
Há opções de remédios caseiros, que também devem ser prescritos pelo médico. Por exemplo, loções ou cremes com ação calmante (alfazema, camomila) para aliviar a irritação e deixar a pele hidratada. A água termal é uma ótima opção porque também hidrata a pele e diminui a irritação e a coceira.
Gostou do nosso conteúdo? Temos vários outros conteúdos sobre saúde no nosso blog. Leia também os benefícios da atividade física!
[…] Já a dengue hemorrágica tem os sintomas anteriores, porém com uma evolução rápida. Além disso, ainda apresenta aumento no tamanho no fígado, insuficiência circulatória e fenômenos hemorrágicos, como petéquias, hemorragias digestivas e equimoses na pele. […]