Blog da Beecorp

Saúde ocupacional

7 dicas para organizar uma SIPAT de sucesso

A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, como o próprio nome sugere, tem como finalidade fomentar a prevenção dos acidentes e doenças no ambiente de trabalho. Mas como organizar uma SIPAT de sucesso?

Para obter sucesso na SIPAT é preciso que a empresa promova a informação. Atividades para orientar e conscientizar os funcionários são fundamentais para evitar riscos durante a realização dos trabalhos. Os funcionários precisam desenvolver ações positivas em sua rotina a fim de que seja possível identificar sinais de perigo e minimizar todos os riscos no local de trabalho.

Conforme a Norma Regulamentadora nº 5 (NR 5), esse evento deve acontecer anualmente nas empresas. Quer acertar no seu? Neste post, daremos 7 dicas para organizar uma SIPAT de sucesso.

1. Organize com antecedência

Em primeiro lugar, deve-se levar em conta que a SIPAT não pode ser efetuada de última hora, sem um planejamento. É importante que os tópicos do evento sejam definidos de forma gradativa durante as reuniões da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).

BLOG_CTAs_CIPA artigo

Convém definir pontos como:

  • datas das reuniões da CIPA que abordarão a SIPAT;
  • data e horário da SIPAT;
  • lugares onde começará, se desenvolverá e terminará o evento;
  • principal tema da SIPAT;
  • atividades que serão efetuadas;
  • possíveis patrocinadores e parceiros;
  • materiais que serão usados e os recursos financeiros necessários.

Tudo que for estabelecido deverá ser registrado nas atas para a devida formalização.


2. Crie uma equipe organizadora

A fim de que a SIPAT alcance seus objetivos e tenha êxito, é fundamental a cooperação de todos, especialmente dos próprios funcionários. Por isso, deve-se criar uma equipe que seja responsável pelo planejamento e pela execução de tudo que foi decidido.

Divida as atividades entre os membros da CIPA de forma a criar subgrupos. Assim, as tarefas alcançarão todos os participantes, cada um sendo responsável por alguma função.

É importante ainda definir um coordenador para a equipe. Essa pessoa precisa de boas habilidades de liderança para orientar e obter um engajamento de todos os funcionários.

3. Defina qual será o tema da SIPAT

A definição da temática da SIPAT também é muito importante, pois existem muitos assuntos diferentes relacionados à saúde e segurança que podem ser abordados.

Esse tema deve ser muito bem pensado. Além de atrativo para os funcionários, pois somente dessa forma estimulará a participação no evento, o tema também precisa ser efetivamente útil, para realmente proporcionar melhorias no ambiente de trabalho.

É importante que todas as atividades tenham alguma relação com essa temática global, mesmo que minimamente. Em paralelo, outros temas como qualidade de vida e motivação também são geralmente abordados.

Alguns temas sugeridos são: “Segurança no Trabalho com Foco Comportamental”; “Dependência Digital”; “Qualidade de Vida” e “Educação Financeira”, pois questões associadas ao controle financeiro cabem em quase todas as áreas (por exemplo, em muitos casos, a saúde e a segurança estão condicionadas a fatores financeiros).

4. Determine um cronograma

Para elaborar um cronograma, determine primeiro a duração da sua SIPAT e as atividades a serem desenvolvidas. O dia de abertura é importante para informar esse cronograma e conscientizar sobre a importância do evento.

Em seguida, defina as atividades: sorteios, dinâmicas, gincanas, premiações, distribuição de brindes, apresentações artísticas (música, teatro), vídeos, sessões de ginástica laboral, concursos, palestras ou outras atividades de acordo com o perfil da sua empresa.

BLOG_CTAs_SIPAT

Vale a pena investir no humor para que a SIPAT seja uma semana de engajamento e descontração. Para as pessoas que já vêm trabalhando sob pressão, muitas vezes com algum desgaste físico e emocional, o humor pode ser uma excelente estratégia para impactá-los.

Por meio do humor, é possível passar valiosas lições. O humor representa um diferencial, pois atua de forma pedagógica, ajudando os funcionários a compreenderem melhor os temas abordados, sem tornar a conscientização algo cansativo e desinteressante.

Uma outra estratégia é a criação de um personagem central ou símbolo para a SIPAT. Ele pode participar de todas as atividades, conduzindo o enredo: um médico, uma enfermeira ou até um personagem mais lúdico.

Assim como na abertura, o encerramento do evento é um ponto-chave. É importante que os presidentes, diretores ou lideranças diretas estejam presentes em ambos.

5. Divulgue a SIPAT

Para organizar uma SIPAT de sucesso é fundamental uma boa divulgação. Afinal, do que vale programar uma série de atividades se a programação não chegar até os colaboradores, não é mesmo? Por isso, essa divulgação precisa ser abrangente e eficiente. Utilize o máximo de meios que tiver disponível em sua empresa: faixas, cartazes, murais, e-mails, intranet, entre outros.

É importante informar com antecedência qual será a data do evento e quais atividades serão efetuadas. Na divulgação, aproveite também para esclarecer aos funcionários sobre o motivo da SIPAT, pois muitos provavelmente ainda não a conhecem e não sabem do que se trata. É necessário que entendam sua importância para que se sintam interessados em participar.

É interessante usar imagens atraentes, pois o apelo visual funciona muito bem para atrair simpatizantes.

6. Escolha um local adequado

É importante que seja escolhido um local adequado dentro da empresa. Se for necessário, podem ser escolhidos até mais de um. O local precisa ser confortável, mas principalmente adequado à atividade que será desenvolvida. Também deve ser suficiente para comportar todos os participantes.

Os auditórios e as salas de reunião são indicados para as atividades mais informativas. Mas até o pátio da empresa pode ser uma interessante opção, dependendo do escopo que será trabalhado.

Como se trata de uma série de atividades, a alternância entre os espaços pode ser interessante para quebrar a rotina e engajar ainda mais os colaboradores.

7. Defina também uma verba para o evento

Para organizar uma SIPAT, é necessário dinheiro. Mas é possível desenvolver soluções efetivas à empresa para diferentes orçamentos. Por isso, faça um orçamento equilibrado e mostre em que serão aplicados os recursos.

Explique aos responsáveis a importância da SIPAT e os impactos positivos que esse investimento pode trazer para o dia a dia laboral. Não deixe de ressaltar como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes pode efetivamente contribuir para a redução de acidentes e de doenças no local de trabalho.

Organizar uma SIPAT exige responsabilidade e certos cuidados. Mas certamente é um evento estratégico para a empresa e pode ser uma experiência muito positiva para os trabalhadores!

Agora que você já sabe o que é quiropraxia e de todos os seus benefícios, assine a nossa newsletter para ficar por dentro de novas dicas!

Michele Botomé (Sales Advisor BeeCorp)

Engenheira de Materiais e de Segurança do Trabalho, com mestrado em Engenharia de Processos e Tecnologias.Redes Sociais_LinkedIn

BLOG_CTAs_CIPA Produtos