A Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, como o próprio nome sugere, tem como finalidade fomentar a prevenção dos acidentes e das doenças no ambiente de trabalho. Mas como organizar uma SIPAT de sucesso?
Para obter sucesso na SIPAT é preciso que a empresa promova a informação. Atividades para orientar e conscientizar os funcionários são fundamentais para evitar riscos durante a realização dos trabalhos.
Os funcionários precisam desenvolver ações positivas em sua rotina, para que seja possível identificar sinais de perigo e minimizar todos os riscos no local de trabalho.
Além da SIPAT, há vários momentos estratégicos para promover a saúde e o bem-estar dos colaboradores, confira nosso material:
Conforme a Norma Regulamentadora nº 5 (NR 5), a SIPAT deve acontecer anualmente nas empresas. Quer acertar no seu? Neste post, daremos 12 dicas para organizar uma SIPAT de sucesso. Confira!
Qual o objetivo de organizar uma SIPAT na empresa?
Como você viu, a SIPAT deve acontecer uma vez por ano nas empresas. Como seu nome sugere, a duração é de uma semana e, nesse período, a organização deve promover uma série de atividades com foco na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, de acordo com os riscos aos quais os seus colaboradores estão expostos.
O ideal é que todos eles participem da SIPAT, entretanto, não foi estabelecida uma quantidade mínima de pessoas para a realização do evento.
Os temas podem ser escolhidos conforme aquilo que a empresa julgar necessário, portanto, não existem obrigações com relação a esses temas e às atividades que serão desenvolvidas.
Qual a importância da organização da SIPAT?
A lei determina que a SIPAT ocorra, mas não traz muitas regras a respeito de como ela deve acontecer, garantindo liberdade para as empresas estabelecerem seus próprios critérios. Mas é muito importante saber como organizar a SIPAT corretamente para que ela traga bons resultados.
Essa semana não pode acontecer de maneira improvisada e não deve ser repetida ano após ano com as mesmas atividades e temas. O ideal é fazer um planejamento para que esse momento possa ser bem aproveitado em prol dos colaboradores e do interesse da organização.
Afinal, durante a SIPAT podemos dar ênfase aos assuntos mais relevantes para os colaboradores e a empresa, visando solucionar problemas que são recorrentes, esclarecer dúvidas e abordar temas que envolvam riscos reais que atingem os trabalhadores.
Logo, embora seja algo estabelecido por lei, na verdade a organização da SIPAT é uma estratégia muito importante e, por isso, precisa ser bem aproveitada, com uma organização adequada e bem realizada.
Como organizar a SIPAT?
Veja algumas sugestões e estratégias sobre como organizar uma SIPAT de sucesso, para que ela seja bem aceita pelos colaboradores e traga bons resultados para a empresa.
1. Organize com antecedência
Em primeiro lugar, como dito, deve-se levar em conta que a SIPAT não pode ser efetuada de última hora, sem um planejamento. É importante que os tópicos do evento sejam definidos de forma gradativa durante as reuniões da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Convém definir pontos como:
- datas das reuniões da CIPA que abordarão a SIPAT;
- data e horário da SIPAT;
- lugares onde começará, se desenvolverá e terminará o evento;
- principal tema da SIPAT;
- atividades que serão efetuadas;
- possíveis patrocinadores e parceiros;
- materiais que serão usados e os recursos financeiros necessários.
Tudo o que for estabelecido deverá ser registrado nas atas para a devida formalização.
2. Crie uma equipe organizadora: utilize a CIPA
A fim de que a SIPAT alcance seus objetivos e tenha êxito, é fundamental a cooperação de todos, especialmente dos próprios funcionários. Por isso, deve-se criar uma equipe que seja responsável pelo planejamento e pela execução de tudo o que foi decidido.
Divida as atividades entre os membros da CIPA de forma a criar subgrupos. Assim, as tarefas alcançarão todos os participantes, cada um sendo responsável por alguma função. Também vai evitar a sobrecarga sobre uma pessoa, garantindo uma melhor execução do evento.
É importante ainda definir um coordenador para a equipe. Essa pessoa precisa de boas habilidades de liderança para orientar e obter um engajamento de todos os funcionários. O coordenador tem o importante papel de motivar, também, para que todos participem com empenho.
3. Defina qual será o tema da SIPAT
A definição da temática da SIPAT também é muito importante, pois existem muitos assuntos diferentes relacionados à saúde, ergonomia e segurança que podem ser abordados.
Esse tema deve ser muito bem pensado. Além de atrativo para os funcionários, pois somente dessa forma estimulará a participação no evento, o tema também precisa ser efetivamente útil, para realmente proporcionar melhorias no ambiente de trabalho.
É importante que todas as atividades tenham alguma relação com essa temática global, mesmo que minimamente. Em paralelo, outros temas como qualidade de vida e motivação também são geralmente abordados.
Alguns temas sugeridos são: “Segurança no Trabalho com Foco Comportamental”; “Dependência Digital”; “Qualidade de Vida” e “Educação Financeira”, pois questões associadas ao controle financeiro cabem em quase todas as áreas (por exemplo, em muitos casos, a saúde e a segurança no trabalho estão condicionadas a fatores financeiros).
Caso queira ideias de outros temas para a SIPAT, confira no nosso material exclusivo:
4. Aborde os assuntos certos
Como explicamos no último tópico, existem diferentes assuntos de saúde e segurança no trabalho (SST) e outros pertencentes a um mesmo tema que você pode trabalhar com os colaboradores. Por isso, é preciso muita atenção para saber como organizar a SIPAT de acordo com aquilo que traz mais impactos para quem vai participar dela.
A escolha do assunto pode parecer simples, e na verdade não é muito complexa, mas requer uma série de análises para aproveitar ao máximo essa oportunidade de interação com os colaboradores.
Isso porque podemos utilizar a SIPAT como uma importante estratégia de orientação e conscientização, como você viu na introdução deste artigo. Sendo assim, o ideal é identificar necessidades para trabalhar os assuntos certos.
Considere quais são as demandas que a empresa tem neste momento, o que precisa ser aprimorado na equipe, quais são as possíveis falhas e os aspectos que devem ser trabalhados com aqueles colaboradores.
Além dessas considerações, pense também no perfil das pessoas que vão participar do evento. Não há como organizar uma SIPAT interessante e engajadora se ela não estiver alinhada com o perfil dos participantes.
Isso diz respeito não só aos assuntos que serão trabalhados, mas também sobre o modo como vamos trabalhá-los, a maneira como a mensagem será encaminhada, as atividades que serão propostas, entre outros detalhes.
O intuito é organizar a SIPAT da melhor forma possível, para que esse momento seja muito bem aproveitado e traga, de fato, resultados positivos para a empresa. Além, é claro, de ser uma experiência positiva para os colaboradores, gerando engajamento e contribuindo para o seu crescimento profissional.
5. Escolha as atividades
Nem todas as empresas sabem como organizar uma SIPAT interessante e agradável, então, acabam realizando apenas as atividades mais básicas. Entretanto, podemos inovar para que a semana seja interessante para o colaborador e não uma obrigação.
Existem várias atividades que podem ser organizadas para essa semana, por exemplo:
- sorteios;
- dinâmicas;
- gincanas;
- premiações;
- distribuição de brindes;
- apresentações artísticas (música e teatro);
- vídeos;
- sessões de ginástica laboral ou quiropraxia;
- concursos;
- palestras.
Para escolher aquelas com o melhor potencial de bons resultados, selecione de acordo com o perfil da sua empresa e dos colaboradores.
Vale a pena investir no humor para que a SIPAT seja uma semana de engajamento e descontração. Para as pessoas que já vêm trabalhando sob pressão, muitas vezes com algum desgaste físico e emocional, o humor pode ser uma excelente estratégia para impactá-los.
Por meio do humor é possível passar valiosas lições. Ele representa um diferencial, pois atua de forma pedagógica, ajudando os funcionários a compreenderem melhor os temas abordados, sem tornar a conscientização algo cansativo e desinteressante.
Uma outra estratégia é a criação de um personagem central ou símbolo para a SIPAT. Ele pode participar de todas as atividades, conduzindo o enredo: um médico, uma enfermeira ou até um personagem mais lúdico.
6. Pense em estratégias de engajamento
Na hora de selecionar as atividades que serão realizadas, procure pensar também em algumas estratégias que vão promover o engajamento dos colaboradores, como as dinâmicas para SIPAT. Afinal, o ideal é que eles não estejam ali apenas de corpo presente, mas que de fato participem daquilo que foi proposto.
Mais uma vez, não se esqueça de considerar o perfil dessas pessoas. Ele é muito importante para que as atividades tragam motivação e despertem o interesse na hora de participar. Assim, a aceitação será muito maior.
7. Determine um cronograma
Para elaborar um cronograma, determine primeiro a duração da sua SIPAT e as atividades a serem desenvolvidas. Dessa forma, você pode criar uma sequência interessante e dinâmica para o evento.
Estabeleça quando cada atividade deverá ocorrer, procurando mesclar essas atividades para trazer opções mais interativas e “falar sério” em determinados momentos.
Um bom planejamento e organização são indispensáveis para que nenhum dia da SIPAT seja pesado demais ou muito cansativo, e possa manter os participantes entretidos e engajados do começo ao fim.
O dia de abertura é importante para informar o cronograma e conscientizar sobre a importância do evento. Mas você não precisa esperar apenas essa data para divulgar o cronograma, ele já pode ser apresentado de antemão para os participantes.
Assim como na abertura, o encerramento do evento é um ponto-chave. É importante que os presidentes, diretores ou lideranças diretas estejam presentes em ambos. Isso demonstra de uma forma ainda mais intensa a importância do evento.
Também pode ser um fator de engajamento para os colaboradores, além de uma prova de que todos, em diferentes escalões da empresa, estão envolvidos e atuando juntos em prol da mesma causa.
8. Planeje uma abertura diferenciada
Como você terá à sua disposição uma equipe de pessoas contribuindo com a organização do evento, vale conversar com elas para que tragam ideias sobre como planejar uma abertura diferenciada. O intuito é sair do “mais do mesmo”.
Se os participantes tiverem um grande impacto logo o primeiro momento, as chances de a SIPAT ser bem-sucedida serão muito maiores. Como diz o ditado, a primeira impressão é a que fica e, se ela for positiva, haverá grandes expectativas para o restante das atividades.
Exercite a criatividade e busque algo inovador ou que ainda não tenha sido feito dentro da empresa para surpreender os participantes.
9. Escolha um local adequado
É importante que seja escolhido um local adequado dentro da empresa. Se for necessário, pode ser escolhido até mais de um. O local precisa ser confortável, mas principalmente adequado à atividade que será desenvolvida. Também deve ser suficiente para comportar todos os participantes.
Os auditórios e as salas de reunião são indicados para as atividades mais informativas. Mas até o pátio da empresa pode ser uma interessante opção, dependendo do escopo que será trabalhado.
Como se trata de uma série de atividades, a alternância entre os espaços pode ser interessante para quebrar a rotina e engajar ainda mais os colaboradores.
10. Defina também uma verba para o evento
Para organizar uma SIPAT é necessário dinheiro. Mas é possível desenvolver soluções efetivas à empresa para diferentes orçamentos. Por isso, faça um orçamento equilibrado e mostre em que serão aplicados os recursos.
Explique aos responsáveis a importância da SIPAT e os impactos positivos que esse investimento pode trazer para o dia a dia laboral. Não deixe de ressaltar como a Semana Interna de Prevenção de Acidentes pode, efetivamente, contribuir para reduzir acidentes de trabalho e doenças relacionadas a ele.
11. Divulgue a SIPAT
Para organizar uma SIPAT de sucesso é fundamental uma boa divulgação. Afinal, do que vale programar uma série de atividades se a programação não chegar até os colaboradores, não é mesmo? Por isso, essa divulgação precisa ser abrangente e eficiente. Utilize o máximo de meios que tiver disponível em sua empresa: faixas, cartazes, murais, e-mails, intranet, entre outros.
É importante informar com antecedência qual será a data do evento e quais atividades serão efetuadas. Na divulgação, aproveite também para esclarecer aos funcionários sobre o motivo da SIPAT, pois muitos, provavelmente, ainda não a conhecem e não sabem do que se trata. É necessário que entendam sua importância para que se sintam interessados em participar.
É interessante usar imagens atraentes, pois o apelo visual funciona muito bem para chamar simpatizantes.
12. Documente as reuniões
Não se esqueça de fazer os registros de tudo aquilo que acontece nas reuniões. É importante que esteja documentado onde esse evento aconteceu, aquilo que foi abordado, os temas que foram trabalhados, os objetivos, entre outros detalhes que atestem que a semana está sendo feita.
Como mensurar os resultados da organização da SIPAT?
Para mensurar os resultados da SIPAT é preciso analisar os indicadores que estão relacionados com os objetivos pretendidos com o evento. O comparativo dos números de antes e depois pode mostrar se ela foi bem-sucedida conforme esperado.
Além disso, é possível fazer pesquisas internas com os colaboradores, seja como uma forma de testar seus conhecimentos, seja de medir a sua satisfação com o evento que foi feito. Assim, também podem ser colhidos insights para as SIPATs futuras.
Agora que você já descobriu como organizar uma SIPAT de sucesso, não se esqueça de que essa atividade exige responsabilidade e certos cuidados para que esteja adequada às necessidades da empresa e dos colaboradores. Mas, certamente, é um evento estratégico para a empresa e pode ser uma experiência muito positiva para os trabalhadores!
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