O massoterapeuta é um profissional que realiza tratamentos físicos com técnicas de massagem. Essas técnicas são diversas, a quick massage é um exemplo. Por meio de estímulos em músculos específicos, é possível diminuir o estresse e melhorar a concentração. Além, é claro, de contribuir para sua produtividade. Acompanhe e entenda com mais detalhes:
- Qual é a diferença entre massoterapeuta e massagista?
- Como é a formação de um massoterapeuta?
- Quais são os setores de atuação de um massoterapeuta?
O que faz o massoterapeuta?
Em essência, o trabalho desse profissional é contribuir para a melhora da condição física e psicológica do paciente, por meio de pressão em pontos específicos do corpo.
Esse estímulo pode proporcionar diferentes efeitos, como o relaxamento dos músculos, melhora na circulação, ativação de vias neurais, entre outros. Com a aplicação correta, essa técnica pode contribuir para a saúde física, mental e social do paciente.
É importante lembrar que a massoterapia vai além de uma massagem. Ela é uma técnica empregada como parte de um tratamento. Daí a importância de ser sempre realizada por um profissional.
Quer saber como isso pode transformar a saúde do seu colaborador?
Veja, a seguir, alguns dos objetivos específicos a serem alcançados em uma terapia promovida pelo massoterapeuta.
Melhoria de bem-estar
Quando pensamos em massagens, a primeira coisa que vem à mente é o relaxamento e o bem-estar. Algo comprovado tanto pela experiência cotidiana quanto pela ciência.
Em um estudo publicado no International Journal of Neuroscience, um grupo que recebeu sessões de massoterapia regulares ao longo de cinco semanas teve menos marcadores de estresse em exames de encefalograma, além de melhoria em alerta e raciocínio.
Dentro do ambiente de trabalho, você pode aplicar o mesmo princípio à saúde ocupacional da sua equipe. Com algumas sessões de massoterapia por semana, você contribui bastante para o bem-estar e para o desempenho dos colaboradores.
Tratamentos de condições específicas
Além de suas aplicações mais abrangentes, essas técnicas também podem ser aplicadas como parte de terapias específicas. Por exemplo, tratamentos contra dores musculares crônicas, enxaqueca, depressão, ansiedade ou reabilitação.
Nesses casos, o massoterapeuta pode ser chamado para atuar no tratamento junto a outros profissionais de saúde. Algo que auxilia bastante na velocidade de recuperação do paciente.
Da mesma forma, esses procedimentos podem ser usados na prevenção de certos problemas de saúde. Algo útil para funções com maior risco ocupacional ou desafios ergonômicos. Se os colaboradores passam muito tempo de pé e/ou em movimento, por exemplo, a massoterapia faz toda a diferença no bem-estar no trabalho.
Melhoria estética
A massoterapia também tem muitas aplicações dentro da estética, ajudando o corpo a adquirir a forma desejada. É o caso da drenagem linfática e da massagem remodeladora, bem comuns para atores e modelos.
Qual é a diferença entre massoterapeuta e massagista?
Como suas atividades são bem parecidas, é comum que alguns confundam massoterapeuta e massagista. Porém, seus fundamentos são bem diferentes.
Um massagista utiliza técnicas de massagem mais básicas, geralmente atuando em SPAs e salões de beleza. Seu objetivo é principalmente o relaxamento e melhoria do bem-estar, sem levar em consideração doenças ou condições de saúde específicas.
Já o massoterapeuta é um profissional especializado, o qual aplica essas técnicas de forma mais direcionada. Um processo que pode envolver outros profissionais de saúde.
O massoterapeuta pode fazer uso de técnicas como a quiropraxia. Ela lida com problemas de saúde relacionados ao sistema neuro-músculo-esquelético. Seu foco em particular é a coluna vertebral.
Onde atua um massoterapeuta?
Considerando as várias aplicações da massoterapia, esse profissional pode estar presente em diversos espaços. Dentro de empresas, em clínicas, academias ou na promoção de saúde coletiva. Também há muitos profissionais que atuam de forma autônoma.
Como é a formação de um massoterapeuta?
Para atuar nessa área, é necessário ter, ao menos, um curso técnico de massoterapia, o qual normalmente dura em torno de dois anos. Não é necessário ter um curso superior, mas existem turmas de pós-graduação (lato sensu) no setor.
Ao longo do curso, o profissional aprende todos os fundamentos da função, incluindo prática e teoria. As principais disciplinas abordadas são:
- anatomia;
- biossegurança;
- cosmetologia;
- drenagem Linfática;
- fisiologia.
Após concluir o curso, o profissional deve ter um entendimento aprofundado sobre os procedimentos e suas aplicações.
O número de técnicas e conhecimentos mais específicos variam de acordo com o local onde o massoterapeuta atua. Um profissional que lida com atletas tem uma abordagem diferente daquele que lida com tratamentos em escritório e ginásticas laborais, por exemplo.
Quais habilidades profissionais são necessárias para um massoterapeuta?
Além do conhecimento sobre anatomia e técnica, a massoterapia demanda outras habilidades. Veja as principais delas.
Boa comunicação
Para o sucesso de qualquer técnica terapêutica, o aplicador deve interagir tanto com pacientes quanto com outros profissionais. Sendo assim, ter boa comunicação verbal é indispensável nessa função.
Sensibilidade
Da mesma forma, o massoterapeuta deve reconhecer os sinais de cada paciente. Fatores como dores físicas, ansiedade ou tensão podem influenciar diretamente o tratamento.
Habilidade manual
Claro, esse profissional também precisa de boa coordenação motora fina para aplicar as técnicas de massoterapia. O mais comum é desenvolvê-las durante o curso ou já ter alguma prática que melhore seu controle.
Paciência
Os efeitos do tratamento podem ser vistos imediatamente, mas sua aplicação pode ser demorada, exigindo movimentos lentos. Tanto paciente quanto profissional precisam ser pacientes para extrair o benefício dessas técnicas.
Quais são os setores de atuação de um massoterapeuta?
Vale sempre reforçar em quais segmentos um massoterapeuta pode atuar. Vejamos uma lista didática:
- tratamentos clínicos;
- ajuda a pacientes em reabilitação;
- procedimentos de rotina, em academias ou clínicas de estética;
- saúde laboral;
- entre muitos outros.
Quando falamos em setores corporativos, por exemplo, um massoterapeuta pode participar das dinâmicas para SIPAT, que é um evento obrigatório de segurança no trabalho.
O massoterapeuta pode ser um forte aliado na promoção de saúde e bem-estar no ambiente de trabalho. Esse é apenas mais um recurso que está à sua disposição na hora melhorar a satisfação e a produtividade da sua equipe.
Quer ser mais um protagonista do bem-estar? Faça parte da nossa equipe, cadastre-se no nosso Banco de Talentos.