Nutrição: tudo que precisa saber para uma vida mais saudável

nutrição
Por: Bárbara Galan

A saúde, o bem-estar e a qualidade de vida dos colaboradores de sua empresa constituem a base da eficiência e da melhoria na produtividade que pode ser alcançada. Por sua vez, as condições de nutrição de cada colaborador vão definir, no âmbito geral, se a equipe está saudável.

Assim, fazer avaliações e acompanhamentos nutricionais coloca o trem sobre os trilhos e permite o aprimoramento da saúde de cada um. A informação nutricional e a reeducação alimentar completam o trabalho.

Continue a leitura e descubra a importância do aprimoramento das condições de nutrição entre os colaboradores de sua empresa.

O que é uma avaliação da nutrição?

A alimentação e o adequado aproveitamento dos nutrientes ingeridos constituem a base da saúde e da construção e sustentação do corpo. No entanto, nem sempre nos alimentamos de forma a fornecer os principais elementos que o equilíbrio da saúde requer.

Por sua vez, a avaliação nutricional consiste na abordagem diagnóstica com vistas a reconhecer o estado ou situação nutricional da pessoa. Ao mesmo tempo, pretende identificar, em razão das condições levantadas, quais as necessidades em termos de alimentação e nutrição que a pessoa pode apresentar.

Assim, avaliar a condição de nutrição constitui o primeiro passo para uma possível intervenção a fim de manter ou recuperar o equilíbrio da saúde. É uma etapa importante, pois procura identificar a existência de distúrbios e de riscos nutricionais e sua gravidade.

Qual a importância da informação sobre nutrição?

A informação nutricional consiste em esclarecer, de maneira sistematizada, quais os principais nutrientes presentes em determinado alimento. Sua apresentação se faz na forma das conhecidas tabelas nutricionais, cuja presença nas embalagens de qualquer alimento é obrigatória por força da legislação pertinente.

Nesse sentido, as recentes determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Instrução Normativa IN No 75 e Resolução RDC No 429, ambas de 08 de outubro de 2020, instruem sobre a rotulagem de alimentos. Esses diplomas normativos definem tudo o que deve conter uma tabela nutricional e o que é obrigatório.

A tabela nutricional indica a composição do alimento embalado, de modo que a pessoa possa avaliar, por exemplo, se a quantidade de sódio presente deve fazer com que evite aquele produto. O mesmo se aplica aos teores dos diversos tipos de gordura, assim como o valor calórico do alimento, entre outras importantes informações.

Além disso, a importância da informação nutricional reside no esclarecimento e no alerta que fornece ao consumidor com alguma suscetibilidade alergênica. Assim, pessoas sensíveis, por exemplo, à lactose, ao glúten ou a determinado componente serão avisados na rotulagem do alimento.

Quais os benefícios do acompanhamento nutricional nas empresas?

O acompanhamento nutricional consiste nas orientações fornecidas pelo profissional de Nutrição, após concluída a avaliação nutricional, seguidas pelas periódicas verificações dos resultados obtidos. As empresas, por sua vez, representam um ambiente de excelentes oportunidades para se conduzir o acompanhamento nutricional.

Ao mesmo tempo, sua implementação traz vantagens para os colaboradores e para a organização. Veja, a seguir, os principais benefícios que podem ser obtidos com sua adoção no ambiente corporativo.

Prevenção ou erradicação de doenças através do atendimento nutricional

A saúde pode ser facilmente abalada pela falta de importantes componentes nutricionais, muitas vezes, em razão da forma errada de se alimentar. Nesse sentido, um corpo sem o devido suporte nutricional acaba fragilizado em sua capacidade de defesa, criando campo para o surgimento de doenças ou o agravamento de situações crônicas.

Uma avaliação prévia e o acompanhamento nutricional subsequente podem evitar ou corrigir qualquer dessas situações. Em muitos casos, trata-se simplesmente de manter o colaborador informado e devidamente orientado com vistas à sua reeducação alimentar.

Auxílio no controle do peso

Um dos grandes fantasmas é a condição de sobrepeso que, no entanto, já predomina em muitos ambientes. O melhor amigo do colaborador para controlar o seu peso é o acompanhamento nutricional.

Sua importância para a conquista e preservação do peso mais adequado é indiscutível. Para isso, é essencial conhecer a condição nutricional, adotar uma alimentação saudável e, sobretudo, ter um profissional avaliando as condições periodicamente.

Melhoria no humor e nos níveis de satisfação dos colaboradores

Desequilíbrios nutricionais, para mais ou para menos, são capazes de alterar o bem-estar da pessoa sem que ela se dê conta disso. Pessoas bem nutridas e conscientes dessa condição apresentam níveis de humor e de satisfação mais elevados. Afinal, é o que todo gestor espera para os colaboradores de sua empresa.

Melhoria na qualidade de vida

Os benefícios apontados se consolidam em uma melhor qualidade de vida, indispensável para a construção de um ambiente de trabalho saudável. Pessoas que adotam uma boa nutrição, com o peso adequado, sem apresentar incidência frequente de doenças, constituem o material sobre o qual se constrói o bem-estar no ambiente corporativo.

Como funciona o atendimento nutricional nas empresas?

O atendimento nutricional nas empresas se insere muito bem nos programas de qualidade de vida. Na verdade, é um excelente instrumento para esse fim.

Rastreamento metabólico

O rastreamento metabólico é uma das técnicas utilizadas pelo profissional de Nutrição para conhecer o funcionamento do organismo do colaborador antes da avaliação nutricional. Utiliza como instrumento um formulário para ser respondido, facilitando e melhorando a eficiência do atendimento quando se der a primeira consulta.

Consultas individualizadas

Com duração aproximada de 60 minutos, as consultas são realizadas com cada colaborador, de modo individualizado. Com isso, a avaliação nutricional é personalizada, fazendo-se uso do resultado do rastreamento metabólico.

Exame de bioimpedância

A utilização da bioimpedância elétrica durante a consulta permite proceder à avaliação da composição corporal do colaborador. Dessa forma, o profissional consegue estimar a massa magra, assim como a gordura corporal e outros parâmetros do corpo avaliado.

Consultoria para alimentação

A consultoria nutricional para os colaboradores prossegue com as orientações necessárias à adequação alimentar a partir da avaliação realizada. Consiste nos trabalhos de reeducação alimentar de cada um e no acompanhamento nutricional.

Empresas que fornecem alimentação aos seus colaboradores também precisam ser orientadas por meio de consultoria nutricional. Além de tudo, o sentimento de segurança e de acolhimento aumenta entre os trabalhadores quando a empresa disponibiliza esse suporte a sua equipe.

Como você pode ver, a boa nutrição dos colaboradores da empresa pode ser fomentada e corrigida quando necessário. Basta dispor de uma consultoria especializada e experiente no trato com o ambiente corporativo.

Continue conosco em nossas redes sociais: estamos no Facebook, Linkedin, YouTube e Twitter.

Author
Bárbara Galan
x

Solicite uma proposta






    Fale com consultor!

    Fale com um consultor