Pilates é um método de treinamento que pode ser feito por pessoas de qualquer idade. Devido aos inúmeros benefícios do pilates para saúde, é uma prática recomendada por muitos profissionais da área de saúde.
Como exemplo, é utilizada para melhorar a ergonomia no ambiente de trabalho. Outra prática muito comum e com muitos ganhos para a saúde, é a Ginástica Laboral. Confira nosso guia sobre esse assunto:
Leia nosso artigo para entender sobre o assunto: veja o que é pilates, entenda os benefícios dessa prática e para que serve.
O que é pilates?
Trata-se de um método de alongamento que faz bem ao corpo e à mente; e pode integrar a ginástica laboral. Para a prática de exercícios, as pessoas fazem uso de determinados equipamentos e acessórios, cujo objetivo é melhorar:
- a força muscular;
- a flexibilidade;
- o equilíbrio;
- o condicionamento cardiorrespiratório;
- a postura.
Além dos benefícios específicos da prática, é válido considerar que qualquer atividade física faz com que o corpo produza endorfina, o analgésico natural do corpo. Confira nosso material sobre o assunto:
Quem desenvolveu o método aplicado na prática do pilates foi Joseph Pilates. Ele foi o primeiro a oferecer explicações sobre as teorias do desequilíbrio interno do corpo.
Tornou-se uma modalidade muito praticada nos Estados Unidos e em toda a América do Sul, onde é usada para reabilitar pessoas ou simplesmente como exercícios físicos. Os princípios do pilates são:
- concentração: é necessário se manter concentrado durante as atividades para que os movimentos sejam realizados da melhor forma possível;
- controle: durante os movimentos, é necessário otimizar a coordenação motora, fornecendo ao corpo um padrão suave para que não haja contrações desnecessárias nos músculos;
- precisão: os movimentos devem ser realizados com a máxima precisão a fim de controlar o equilíbrio da musculatura que está sendo trabalhada;
- centro: esse princípio também é chamado de “Power House”, sendo o foco de todos os exercícios, já que a estabilização do tronco acontece pelo fortalecimento dos músculos e por um melhor alinhamento da postura;
- respiração: a respiração deve se manter em sincronia com o movimento, consistindo em um fator fundamental do método;
- fluidez: os exercícios devem primar pela leveza, os movimentos devem ser controlados para evitar impactos pesados.
Quais são os benefícios do pilates para a saúde?
Vamos analisar agora os benefícios que o pilates oferece à saúde dos praticantes. Se realizado corretamente, oferece diferentes vantagens:
Aumento da resistência física
Os exercícios atuam sobre muitos músculos simultaneamente, envolvendo desde músculos que a pessoa nunca trabalhou até os músculos que estamos habituados a fortalecer no dia a dia.
Tonificação dos músculos
A partir do fortalecimento muscular, as aulas de pilates ajudam na formação e conservação do “tanquinho”. Elas ajudam na tonificação do abdômen, que é bem aproveitada nas práticas de exercícios físicos e esportes. A ativação dos músculos abdominais é exigida em todas as atividades físicas.
Aumento da flexibilidade
A flexibilidade muda de pessoa para pessoa. Além disso, ela envolve critérios como sexo, altura, atividades do dia a dia, postura e outros.
Para aumentar a flexibilidade, existem movimentos muito importantes, os alongamentos, realizados para que o corpo deixe de ficar estático o dia inteiro, sentado diante de um computador.
Assim, há uma concentração maior de sangue e, consequentemente, maior circulação. Dessa forma, há o aumento do total de sangue bombeado em cada músculo.
Correção de problemas posturais
As pessoas com algum problema postural se beneficiam grandemente com o pilates. O hábito de manter postura viciada e nociva contribui para o acúmulo de diferentes problemas, que podem se desenvolver para um transtorno mais grave.
A técnica é fundamental para tratar desconfortos relacionados à má postura. Ela fomenta atividades reabilitadoras nas áreas afetadas e ainda promove alongamento e flexibilidade. Um cenário que estimula a coluna a permanecer na posição mais adequada, que deve ser mantida em sua rotina.
Enquanto a pessoa faz exercícios, os músculos que sustentam a coluna ereta são fortalecidos. Desse modo, é possível que os problemas sejam tratados de forma eficaz, impedindo que continuem se desenvolvendo.
Quando não são devidamente tratados, outros problemas tendem a aparecer ao longo do tempo, decorrentes da falta de cuidados com a postura. Além de praticar o pilates, vale a pena procurar um médico especialista no assunto.
Promoção de menor atrito nas articulações
As articulações têm lubrificação conhecida como “líquido sinovial”. Esse líquido vai lubrificar e nutrir as células das articulações.
Contudo, quando acontece muito atrito entre as articulações, o líquido costuma ser menos frequente, o que causa problemas como osteoartrite e artrite reumatoide.
Como oferece uma série de exercícios progressivos, no pilates são realizados exercícios que não causam impactos nos músculos.
Além disso, os movimentos não são bruscos e, como consequência, não há impactos nocivos nas articulações. Isso reduz agravos decorrentes de atividades de maior impacto, como a musculação e os saltos.
Melhoria da respiração
A respiração, além de fornecer oxigênio, mantém controle sobre os músculos. Desse modo, é possível estabilizar melhor nossa coluna. Isso ajuda a manter uma postura mais correta, bem como diminuir dores musculares.
Recomenda-se inspirar com força e, logo em seguida, expirar com intensidade. Tudo isso melhora o rendimento do praticante durante os exercícios.
A respiração praticada no pilates leva a melhorias na vida do paciente, oferecendo mais disposição para efetuar as tarefas de rotina.
O sistema imunológico fica fortalecido, combate doenças e enxaquecas, e elimina toxinas, o que permite maior bem-estar para o paciente.
Os efeitos garantem maior bem-estar para o paciente: o sistema imunológico fica fortalecido. Assim, as toxinas são eliminadas e a incidência de doenças e enxaquecas diminui.
Outras vantagens do pilates
Em adição a esses benefícios, podemos citar outras vantagens que o pilates proporciona a quem o pratica: promoção de relaxamento, reabilitação do corpo, melhoria da qualidade do sono, aumento da disposição e combate ao sedentarismo.
Também permite alguns benefícios mentais. De acordo com a conclusão de uma revisão de 27 estudos e quatro meta-análises, publicada no Journal of Bodywork & Movement Therapies, o pilates ajuda, inclusive, a reduzir o medo de sentir dor!
No caso específico de gestantes, podemos citar os seguintes benefícios: controle da respiração; fortalecimento da musculatura abdominal; fortalecimento do assoalho pélvico; melhoria da postura; melhoria da circulação; preparação para o momento do parto; fortalecimento dos membros superiores e inferiores; bem-estar físico e mental.
Qual é a importância no ambiente organizacional?
Os ambientes organizacionais geram, muitas vezes, incômodos, dores e até problemas na coluna, que podem causar limitações.
Os incômodos tendem a aumentar o absenteísmo, sendo uma das causas de afastamento do funcionário para tratamento. Além de reduzir a qualidade de vida do colaborador, os custos para a empresa aumentam, bem como acontece a perda de produtividade.
Nesse sentido, a quiropraxia é uma ferramenta valiosa para transformar a realidade. Consiste em uma especialização da Fisioterapia com o intuito de tratar e prevenir problemas musculares e outros transtornos de saúde.
Além da quiropraxia, o pilates e a quick massage (massagem rápida) são soluções que se ajustam bem ao ambiente de trabalho.
O pilates ajuda a minimizar as queixas dos funcionários e a melhorar a produtividade, a autoestima, a qualidade de vida na empresa e a imagem da organização.
Você conferiu como o pilates funciona e os benefícios que ele oferece aos praticantes do método. Vale a pena implementá-lo em sua empresa!A BeeCorp pode ser sua parceira na implementação do pilates para seus colaboradores. Agende agora mesmo uma consulta gratuita com um de nossos consultores e entenda como podemos ajudar você!