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Higiene no trabalho
Saúde

Precisamos falar sobre higiene e sua relação com a saúde e segurança do trabalho

Higiene e segurança do trabalho caminham juntas, sobretudo, quando se trata da preservação da saúde e da garantia do bem-estar no ambiente laboral. A pandemia de Covid-19 revisitou a necessidade de cuidados que deveriam ser rotineiros, mas que ainda não eram estabelecidos nas empresas.

Iniciativas de higienização pessoal e do ambiente de trabalho se tornaram imprescindíveis, e devem ser incorporadas na rotina de todos. É essencial discutir o assunto, orientar e adotar medidas efetivas no comportamento dos colaboradores e no ambiente laboral.

Selecionamos, neste post, informações importantes sobre a higiene e a sua relação com a segurança do trabalho. Continue a leitura e fique por dentro do assunto!

Qual é a importância da higiene no trabalho?

Higiene, de modo geral, se relaciona diretamente à saúde em qualquer segmento do trabalho, isto é, qualquer que seja a atividade desenvolvida. No entanto, em tempos de pandemia, essa relação se tornou ainda mais intensa e indispensável.

Como consequência de seu efeito sobre a saúde, a higiene do trabalho afeta diretamente a eficiência e até a própria continuidade da atividade ocupacional. Na verdade, ela repercute na qualidade de vida dos colaboradores e reflete nos resultados da organização.

Distúrbios da saúde, por exemplo, podem surgir em razão da manutenção inadequada do equipamento de proteção individual (EPI), como respiradores e óculos de segurança. Da mesma forma, a qualidade do ambiente laboral pode comprometer o bem-estar no trabalho e a integridade da saúde.

Nesse sentido, variáveis ambientais como iluminação e temperatura, podem provocar desconforto no desempenho das atividades. Do mesmo modo, a presença de ruídos constantes ou intensos também se traduz em incômodo, que facilmente pode evoluir para o surgimento de doenças ocupacionais.

Qual é a relação entre higiene, saúde e segurança do trabalho?

A higiene do trabalho atua essencialmente na identificação de fatores de risco, mas também na promoção da saúde do trabalhador. Suas intervenções são conduzidas com vistas à prevenção de doenças oriundas do trabalho, assim como à realização de diagnósticos da situação e do indivíduo.

Higiene, saúde e segurança do trabalho operam igualmente a partir de uma perspectiva preventiva. Ao mesmo tempo, o objeto de ambas é o cuidado com a integridade física, a saúde e o bem-estar do colaborador.

Quando, por exemplo, se identifica a necessidade do uso de EPI em determinada atividade e se promove sua adoção na empresa, trata-se de uma ação realizada pela higiene e pela segurança do trabalho.

As relações, no entanto, vão muito além, e alcançam principalmente os seguintes aspectos, entre outros:

  • ergonomia;
  • condições ambientais;
  • medicina do trabalho;
  • condições psicossociais.

Por que é tão importante cuidar dos colaboradores e quais são os impactos dos novos protocolos de higiene?

Existe uma realidade simples e constatável em qualquer empresa: quanto mais saudáveis, seguros e confortáveis estiverem os colaboradores, mais fácil é aprimorar o engajamento e a produtividade da organização. Essa é uma expectativa que a experiência demonstra não falhar.

Quando se dispõe de qualidade de vida, novas metas e novos desafios costumam ser bem recebidos. Por sua vez, o alcance e o desempenho à altura reforçam o ciclo que induz a própria empresa a investir em mais qualidade, bem-estar e saúde de seus funcionários.

Ao reconhecer a importância do colaborador por meio de iniciativas voltadas para aspectos dessa natureza, a empresa promove um estímulo à performance de todos, em geral. Ao mesmo tempo, a implementação de novos protocolos de higiene acentua aquela atenção com a saúde de sua equipe.

Por vezes, um simples programa de lavagem das mãos pode reduzir significativamente a ocorrência de questões de saúde em mais de 20%, conforme estudo sobre higiene no trabalho, publicado no Journal of Occupational and Environmental Medicine (JOEM), no ano de 2016.

Cuidados desse tipo, assim como a manutenção de um ambiente de trabalho saudável, constituem um forte agente de retenção de talentos na organização. Além disso, nada melhor para uma empresa que manter uma equipe saudável e bem disposta para o trabalho, certo?

Quais condições influenciam a higiene do trabalho?

A higiene do trabalho pode ser negativamente afetada por fatores intrínsecos à própria atividade desenvolvida na empresa ou em um setor particular, e por condições ambientais.

Por outro lado, algumas iniciativas afetam a higiene do trabalho de modo positivo, com resultados que estimulam e reforçam a importância de sua continuidade. Continue a leitura e conheça os dois tipos, a seguir.

Afetam negativamente

Conceitualmente, os riscos no ambiente de trabalho podem ser de natureza química, física, biológica, ergonômica e referente a acidentes do trabalho.

Na prática, as principais situações de riscos e causas de doenças ocupacionais podem ser assim relacionadas, entre outras:

  • temperaturas extremas;
  • iluminação deficitária;
  • ruído intenso ou permanente;
  • vibrações;
  • pressões hiperbáricas;
  • umidade elevada;
  • poeiras e gases no ar;
  • radiação, ionizante ou não;
  • riscos diversos de acidentes;
  • posturas corporais inadequadas;
  • esforços repetitivos.

Afetam positivamente

Se, por um lado, existem situações de danos à saúde, por outro, algumas medidas proativas podem afetar de maneira positiva a higiene do trabalho.

Ao identificar a existência de riscos à saúde e as possibilidades de adoecimento, a empresa deve considerar iniciativas como:

Ginástica laboral

A implantação de um programa de ginástica laboral com intervenções curtas de 10 a 15 minutos de duração é capaz de fornecer inúmeros benefícios, entre os quais se destacam:

  • melhoria no desempenho dos sistemas cardiovascular, respiratório e esquelético;
  • redução da fadiga e do esgotamento;
  • escape da condição de sedentário;
  • prevenção de doenças ocupacionais;
  • aumento da consciência corporal.

Utilização de EPI

A promoção, orientação e estímulo à utilização de EPI pelos colaboradores é capaz de reduzir significativamente os riscos de acidentes e as possibilidades de adoecimento.

Além disso, em muitos casos, o fornecimento e o esforço da empresa para o uso do EPI pode trazer redução de custos com compensações financeiras como os adicionais por insalubridade.

Lavagem das mãos

A orientação permanente e o estímulo para a lavagem das mãos trazem excelentes resultados na inibição e interrupção de importantes fatores de contaminação por microrganismos patogênicos.

A proatividade, nesse caso, beneficia a todos e a cada um, como se viu no estudo referido anteriormente.

Adoção dos novos protocolos de higiene

Ocorrências como a pandemia de Covid-19, por exemplo, trazem a necessidade de novas práticas consolidadas em protocolos de higiene.

Divulgar e implementar esses procedimentos é indispensável para a segurança sanitária dos colaboradores da empresa.

Adoção de uma consultoria especializada

Adotar uma consultoria especializada na atenção com a higiene e segurança do trabalho é uma decisão que traz benefícios e vantagens para a empresa e para seus trabalhadores. Deixar esses cuidados por conta de profissionais experientes permite à empresa focar em seus reais objetivos de negócio.

A adoção de medidas que reduz riscos existentes no ambiente de trabalho é indispensável para a construção de uma condição de equilíbrio em saúde e segurança. Ao mesmo tempo, também aquelas iniciativas que estimulam condições saudáveis sempre impactam bem na qualidade de vida dos colaboradores.

Como vimos neste post, higiene e segurança do trabalho são parceiras permanentes, e se complementam nos seus cuidados e objetivos. Assim, a melhor iniciativa para garantir um ambiente saudável e uma equipe estimulada é contar com a expertise de uma empresa especializada em soluções para a saúde e o bem-estar dos colaboradores.

Se você gostou de saber mais sobre o assunto deste post, entre em contato conosco e veja que ações tomar para construir bem-estar e qualidade de vida na sua empresa.