Dia da Mulher: como promover na sua empresa

Dia da Mulher: como promover na sua empresa
Entenda mais sobre o Dia da Mulher
Saiba que ações devem ser evitadas para celebrar o Dia da Mulher
Conheça as ações ideais para promover o Dia da Mulher
Categoria: Qualidade de Vida

O Dia da Mulher é uma data que pode ser comemorada de diversas maneiras, inclusive como estratégia para impactar positivamente a equipe e a imagem da empresa no mercado. Comemorar esse dia mostra o quanto a sua empresa valoriza o papel da mulher e se preocupa com o bem-estar no trabalho.

Os homens também podem ser impactados pelas ações implementadas ou elas podem ser direcionadas apenas para as mulheres, a depender da estratégia. O importante é pensar em como as atividades relacionadas à comemoração podem se alinhar e contribuir para a conscientização dos direitos das mulheres.

Neste artigo, conheça mais sobre essa data, veja quais ações devem ser evitadas pelas empresas e quais são ideais para promover o Dia da Mulher. Um bom caminho para se pensar em ações adequadas é considerar o incentivo à atividades físicas, que impactam diretamente na felicidade e performance dos colaboradores:

Entenda mais sobre o Dia da Mulher

O Dia Internacional das Mulheres, reconhecido pela ONU (Organização das Nações Unidas), iniciou em 1908, com um movimento operário que reuniu 15 mil mulheres em Nova York exigindo a redução da jornada de trabalho, melhores salários e o direito ao voto.

A ideia de transformar a data em comemoração internacional surgiu em 1910, quando Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres, fez essa proposta durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague.

Mas, até então, essa comemoração não tinha uma data fixa, sendo formalizada só após uma greve em 1917, em meio à guerra, quando as mulheres russas reivindicaram “pão e paz”. Quatro dias após essa greve, o czar se viu forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu o direito ao voto às mulheres.

A greve iniciou em 23 de fevereiro no calendário juliano, adotado à época na Rússia, que corresponde a 8 de março no calendário gregoriano, data em que passou a ser comemorado o Dia Internacional da Mulher.

O significado das cores

As cores utilizadas nas comemorações têm um significado especial, sendo estabelecidas em 1908, pela União Social e Política das Mulheres (WSPU), no Reino Unido. O roxo remete à justiça e dignidade, o verde simboliza a esperança e o branco representa a pureza.

As bases para continuidade da luta pelos direitos das mulheres

Embora a conquista dessa data comemorativa não tenha resolvido os problemas, é uma forma oficial, com respaldo internacional, de impulsionar e manter as discussões vivas e atualizadas, dando continuidade à luta pelos direitos das mulheres.

A propósito, em 2023, a UNESCO celebrou a data com o título (DigitALL: Innovation and technology for gender equality), que em tradução livre significa “DigitALL: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”.

Essa comemoração se alinhou ao principal tema da 67ª Sessão da Comissão sobre a Condição Feminina, que tratou dos aspectos relacionados à inovação e mudança tecnológica, bem como da educação na era digital, objetivando a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas.

As campanhas e ações internas e externas das empresas

Todos esses movimentos ao longo dos anos criou uma conscientização sobre a data para lembrar o valor que as mulheres têm na sociedade, especialmente no mercado de trabalho e cada vez mais na política.

Com isso, são realizadas campanhas de conscientização, que partem não somente dos governos, mas também de empresas, com ações internas e externas.

Mas as campanhas precisam ser bem planejadas e executadas, com o maior alinhamento e objetividade possíveis, evitando o lugar-comum e dando preferência a ações de saúde da mulher e atividades de empoderamento, envolvendo habilidades e competências.

Como um todo, ações de cuidado com a saúde, o bem-estar e a segurança dos colaboradores devem ser pensadas considerando o momento do seu negócio. Saiba mais em:

Depois de descobrir o momento do seu negócio, defina uma ação ideal para o Dia das Mulheres

Saiba que ações devem ser evitadas para celebrar o Dia da Mulher

É importante fugir do óbvio e usar a data comemorativa para realmente empoderar as mulheres, contribuindo para promover a equidade de gênero no mercado de trabalho.

A despeito da diversidade ser um tema recorrente na sociedade, a disparidade entre mulheres e homens no mundo corporativo ainda é imensa. Segundo novo estudo da Organização Internacional do Trabalho (OIT), as mulheres recebem salários mais baixos que os homens. Em média, elas ganham 20% menos para realizar as mesmas funções. Conforme o levantamento, grande parte dos casos se deve à discriminação do gênero.

Dessa forma, investir em equidade de gênero significa também contribuir para uma importante mudança social. Por isso, é fundamental pensar em ações para o Dia Internacional da Mulher que impactem e contribuam, de fato, para as causas dos movimentos.

Nesse sentido, para a empresa estar alinhada ao simbolismo da data, é indicado evitar a distribuição de flores, bombons e produtos de beleza, normalmente oferecidas nessa ocasião. Embora sejam gestos carinhosos e delicados, não condizem com o objetivo da data.

O maior problema é que, além de ser lugar-comum, ações como essas reforçam os estereótipos de gênero. São “mimos” que dão mais força, por exemplo, à ideia de que as mulheres precisam se preocupar com a aparência e serem delicadas. Tais características remetem à construção social associada ao feminino.

Nesse sentido, é importante substituir tais mimos por ações que realmente representem o quanto a empresa se preocupa e quer contribuir com as causas femininas.

Conheça as ações ideais para promover o Dia da Mulher

O Dia Internacional da Mulher tem sido uma data importante para o combate à desigualdade entre os gêneros. Nos últimos anos, agregou novos significados, e as empresas podem fazer parte dessas mudanças, preparando atividades para as colaboradoras e os colaboradores na data, durante uma semana ou até mesmo ao longo do mês.

O tipo de comemoração e o tempo de duração vai depender do tamanho e recursos da organização. O mais importante é mostrar que a empresa se preocupa com as questões da mulher no ambiente de trabalho. Dessa forma, podem ser oferecidas desde uma simples palestra até atividades indivuais, como a Auriculoterapia, ou atividades envolvendo todos.

A seguir, veja algumas ações que o RH da empresa pode propor para o Dia da Mulher.

Palestras e intervenções

A aprendizagem é um presente valioso e as palestras podem trazer informações que motivem e transformem as equipes. Os temas podem ser os mais diversos e relevantes, como saúde física, mental e social, protagonismo feminino, entre outros.

As palestras também podem envolver os homens, visando a conscientizá-los sobre a importância do papel da mulher na sociedade. Muitos ainda apresentam um pensamento retrógrado, que não valoriza as atividades femininas.

Ginástica Laboral

A Ginástica Laboral é uma importante ação que contribui para a saúde da mulher. Ela envolve a prática de exercícios físicos específicos e leves, sendo realizada pelos colaboradores durante o expediente de trabalho. Tem curta duração, com intervenções de aproximadamente 15 minutos desenvolvidas por um educador físico.

Os movimentos são baseados em técnicas de alongamento, controle e percepção corporal, respiração, reeducação postural, bem como a compensação dos músculos. O objetivo é prevenir dores, lesões e surgimento de doenças ocupacionais. Os principais tipos são:

  • ginástica preparatória — ideal para o início do trabalho;
  • compensatória — realizada durante o trabalho
  • relaxamento — indicada após a rotina de trabalho.

Além de proporcionar bem-estar aos colaboradores no ambiente de trabalho, os benefícios se estendem para a vida pessoal de cada participante, proporcionando flexibilidade, qualidade de vida e mais produtividade. Dessa forma, é possível reforçar, inclusive, ações relacionadas à saúde coletiva.

Quick Massage

A Quick Massage é uma técnica de massagem corporal que proporciona relaxamento e alívio a um quadro de dor decorrente de tensões musculares. Cada sessão dura em torno de 12 a 15 minutos.

Em geral, é realizada em partes do corpo onde as tensões se acumulam, como a região cervical, ombros, braços, antebraços, mãos e região lombar. Embora seja de curta duração, apresenta efeitos eficazes e relaxantes. Por isso, é uma excelente opção para o Dia da Mulher.

Aqui, é interessante observar a relação quick massage/produtividade. Entre os seus principais benefícios, podemos citar:

  • aumento da disposição;
  • maior concentração;
  • melhora no desempenho no trabalho.

Mindfulness

O Mindfulness é derivado da meditação, com ênfase no controle das emoções e atenção plena. Ele proporciona melhor percepção das sensações corporais, dos pensamentos e das emoções em diferentes situações. Isso permite agir racionalmente, eliminando reações automáticas.

São técnicas práticas, cientificamente comprovadas, que tornam a mente mais saudável e desperta. É uma alternativa para o desenvolvimento de habilidades para lidar com diferentes problemas clínicos, como ansiedade e depressão.

Como vimos, há várias maneiras de comemorar o Dia da Mulher, apoiando e contribuindo com as causas femininas, por meio de ações alinhadas. Nesse sentido, promover atividades que envolvam conscientização, saúde e produtividade é uma excelente forma. Para isso, você pode contar com a BeeCorp, empresa especializada em programas personalizados de bem-estar corporativo.

Para saber mais sobre como desenvolver campanhas de conscientização, você pode baixar nosso kit de conteúdos para os meses coloridos.

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Qualidade de Vida
Sentimentos e emoções: entenda tudo sobre esses conceitos

Sentimentos e emoções: entenda tudo sobre esses conceitos Por: Christine Ornelas

Os sentimentos são a percepção que cada pessoa tem sobre as suas próprias emoções. É algo mais subjetivo, porém, percebido de maneira consciente. Basicamente, é o sentido que cada...
Qualidade de Vida
Terapia: entenda a importância e qual a mais indicada para você

Terapia: entenda a importância e qual a mais indicada para você Por: Paola Sobral

A busca pelo equilíbrio emocional e mental é uma jornada fundamental na vida das pessoas. Nesse caminho, a terapia (online ou presencial) emerge como uma ferramenta valiosa. Afinal, ela...
Qualidade de Vida
Paralisia do sono: entenda o que é e como evitar

Paralisia do sono: entenda o que é e como evitar Por: Felipe Alvares

Causada, principalmente, por traumas, estresse e outros transtornos psiquiátricos, a paralisia do sono pode ser evitada. Uma das maneiras é manter a saúde mental em dia. Esse distúrbio consiste...
Qualidade de Vida
Endorfina: tudo sobre esse hormônio e como aumentar

Endorfina: tudo sobre esse hormônio e como aumentar Por: Luíza Terra

Embora a sensação de bem-estar envolva nossas emoções, ela está relacionada a eventos químicos que acontecem em nosso organismo. Para que uma pessoa se sinta bem, seu cérebro precisa...
Qualidade de Vida
Narcisismo: entenda tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista

Narcisismo: entenda tudo sobre o Transtorno de Personalidade Narcisista Por: Paola Sobral

O narcisismo é um transtorno de personalidade que leva o indivíduo a ter um comportamento arrogante, insensível e manipulador. O narcisista acredita ser especial e superior, com direitos especiais....
Qualidade de Vida
Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve?

Auriculoterapia: você sabe o que é e para que serve? Por: Luíza Terra

A partir de Auriculoterapia é possível tratar diversos problemas que afetam a saúde do ser humano, a partir de um mapa de pontos no pavilhão auricular. Nesse sentido, a...
Qualidade de Vida
LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla

LGBTQIAPN+: o que significa cada letra e o contexto por trás da sigla Por: Felipe Alvares

A sigla LGBTQIAPN+ representa diferentes identidades de gênero e orientações sexuais. Por ser mais abrangente, ela acolhe uma quantidade maior de pessoas. Também substitui as siglas GLS e LGB,...
Qualidade de Vida
Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente

Resiliência: entenda o conceito e como ser mais resiliente Por: Paola Sobral

O significado de resiliência vem da física, que significa a capacidade de um material voltar ao seu estado original após sofrer alguma deformação. No campo da Psicologia, se refere...
Qualidade de Vida
Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão

Fonoaudiologia: entenda tudo sobre essa profissão Por: Anderson Rodrigues

O fonoaudiólogo é o profissional da área de saúde graduado em fonoaudiologia. Ele auxilia pessoas de todas as idades no desenvolvimento ou no restabelecimento de funções e habilidades relacionadas...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Carina Martins

      Head de Marketing e Inside Sales BeeCorp | Jornalista e Especialista em Comunicação Corporativa

      Deixe um comentário

      O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo