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Técnicas de negociação para contratar serviços de saúde e segurança do trabalho

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Técnicas de negociação para contratar serviços de SST
Por que investir na SST?
O que é importante considerar ao realizar essa negociação?
Melhores técnicas
Negociação na prática
Por: Felipe Lacerda
Categoria: Gestão
15/05/2023

A necessidade de investimento em saúde e segurança do trabalho não precisaria de uma exposição de motivos, seja pela importância que tem, seja pela necessidade que a realidade demonstra existir. Por essa razão, as técnicas de negociação constituem importante ferramenta para que a empresa promova a contratação do melhor fornecedor para esse fim.

É preciso encontrar uma empresa experiente em saúde e segurança do trabalho e que, preferencialmente, seja especializada em qualidade de vida e bem-estar dos colaboradores. Essa abordagem do conceito amplo de saúde resulta nos melhores resultados para os colaboradores e nas maiores vantagens para a organização.

Continue a leitura e descubra técnicas de negociação para contratar serviços de saúde e segurança do trabalho.
Para definir um programa ideal de acordo com a realidade atual do seu negócio, confira esse material inédito:

Por que investir na saúde e segurança dos colaboradores?

O Brasil está situado entre os países com maior número de acidentes de trabalho, com mais de 570 mil casos no ano de 2021 e 2.487 óbitos associados ao trabalho apenas naquele ano, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT). Este é um sinal evidente de que é preciso investir na segurança dos colaboradores da empresa.

Mas, não se trata apenas de evitar acidentes, mas de promover um ambiente de trabalho sadio, atendendo às necessidades físicas, orgânicas e mentais da equipe. Só assim, é possível garantir um clima organizacional adequado ao bom desenvolvimento dos negócios e ao sucesso da empresa.

Então, saúde e segurança dos colaboradores é um investimento essencial e indispensável, qualquer que seja o segmento ou o porte da organização. Além disso, qualidade de vida e bem-estar no ambiente laboral reduzem significativamente os acidentes de trabalho.

Embora o objetivo seja prevenir os riscos sobre a integridade física e a saúde mental dos colaboradores, há um elenco de vantagens quando a empresa realiza esse intento principal. Assim, considere, entre outras:

  • redução do número de acidentes do trabalho;
  • redução do absenteísmo;
  • redução de despesas com afastamentos e doenças ocupacionais;
  • redução da incidência de processos trabalhistas e seus custos;
  • melhoria da imagem da organização;
  • melhoria do clima organizacional;
  • melhoria da produtividade.

O que é importante considerar ao realizar essa negociação?

Um bom resultado na área de SST requer a condução dos trabalhos por uma empresa especializada e experiente, capaz de auxiliar o gestor desde a identificação das principais demandas da empresa até a operacionalização das soluções.

Um bom exemplo de como realizar o diagnóstico do cenário, é a AET. Por conseguinte, todo esse trabalho pode ser um desafio, por isso é preciso que um fornecedor nesse campo disponha de características como:

  • experiência;
  • expertise;
  • diversidade de soluções;
  • atendimento completo;
  • possibilidade de operações pulverizadas;
  • atendimento online e presencial;
  • personalização do escopo.

Quais as melhores técnicas nesse tipo de negociação?

Ao iniciar um processo de negociação para contratação de uma empresa de saúde e segurança do trabalho, é importante adotar alguns princípios estratégicos, por vezes abordados como técnicas de negociação. Constituem facilitadores que tendem a encaminhar a negociação para um resultado positivo, para que ambas as partes sejam beneficiadas. Acompanhe!

Ter conhecimento do assunto

Conhecer o assunto envolvido diretamente com a contratação é indispensável para que se possa ter argumentos que sustentem suas posições, além de poder contra argumentar com segurança durante a negociação. Nesse sentido, leve em conta que o seu interlocutor pode ser um especialista no assunto.

De todo modo, mesmo que você não seja o especialista da área, conhecer o tema dentro do que se precisa saber para negociar é o primeiro passo. Por sua vez, você é o cliente e, em princípio, deve ser atendido em suas expectativas.

Saber ouvir

Saber ouvir é uma grande estratégia em uma conversação, sobretudo quando se trata de negociar. Quanto mais seu interlocutor se manifestar, mais você conhecerá as expectativas que ele traz consigo e mais argumentos poderá desenvolver.

No entanto, o aspecto mais importante de saber ouvir é o desenvolvimento da empatia que pode surgir. A mente vê com bons olhos quem a escuta. Isso facilita a aceitação dos seus argumentos quando for a sua vez.

Conhecer o fornecedor

Procure dispor de referências do fornecedor, sobretudo com pessoas e empresas de suas relações. Avalie se atende à boa parte dos quesitos considerados importantes para esse segmento, conforme visto anteriormente.

Destaque com você mesmo as fragilidades porventura apresentadas e, se pertinente, considere-as na contra-argumentação. De toda forma, é importante você demonstrar que conhece o fornecedor, pelo menos naquilo que importa para sua empresa.

Referir-se às facilidades da concorrência

Tenha referências de outros fornecedores concorrentes e as respectivas facilidades que oferecem e que são interessantes para sua empresa, pois constituem um bom argumento na negociação. Faça perguntas sobre elas, sobretudo, quando você souber que o seu interlocutor não dispõe da mesma facilidade.

Esclarecer suas objeções

Seja transparente quanto aos seus objetivos e deixe claras as suas objeções sobre qualquer aspecto. Isso significa que o seu fornecedor deve saber o que você realmente não deseja, não concorda ou não prefere, enfim, qualquer que seja sua objeção.

Ao mesmo tempo, esclareça os motivos ou a razão de ser de sua discordância ou dos aspectos que deseja limitar. Permita que não haja dúvidas quanto ao que não interessa à sua empresa.

Os planos de saúde, por exemplo, podem fazer sentido para realidade de um negócio, ou não. Por isso, não desvalorize seu conhecimento sobre a própria organização e garanta que a sua expertise seja considerada pelo fornecedor.

Negociação na prática

De modo geral, as melhores negociações são aquelas que conduzem a uma situação onde há ganhos para as partes. Nesse sentido, o bom negociador deixa sempre uma impressão de que todos saíram ganhando com os entendimentos conduzidos.

Em termos práticos, o processo de uma negociação pode ser representado por 7 passos, como você pode ver a seguir:

  1. Preparação;
  2. Investigação;
  3. Sinalização;
  4. Teste de suas hipóteses;
  5. Troca de concessões;
  6. Acordo;
  7. Acerto final.

Essas etapas caracterizam o aspecto prático da negociação propriamente. No entanto, devem ser precedidas de preparos que incluem a definição das reais necessidades da empresa, a compilação de dados, o levantamento de informações sobre os fornecedores e muito mais.

Na verdade, não se pode partir para uma negociação despreparado e, muito menos ainda, sem as informações necessárias. Leve sempre em conta que você pretende chegar a um acordo que deve valorizar sua demanda diante dos fornecedores.

Como você pôde ver, a importância da negociação vai muito além dos trâmites que ela envolve. Sua significância maior reside na capacidade de selecionar o melhor fornecedor para os serviços de saúde, bem-estar e segurança do trabalho para sua empresa. Requer técnica e estratégia, mas pode encontrar o que há de melhor para atender um segmento tão sensível quanto esse.

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      Autor
      Felipe Lacerda

      Fundador e CEO BeeCorp | Escalou a BeeCorp para todo o Brasil, contabilizando mais de 900 clientes e 1 milhão de colaboradores beneficiados.

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