Outsourcing é um termo que corresponde a uma prática das empresas que transfere processos e operações para profissionais externos, ou seja, que não são funcionários da empresa.
Há tarefas que são realizadas no local e outras que podem ser realizadas de forma remota. Uma área empresarial que pode ser abarcada pelo outsourcing é a segurança do trabalho e a saúde ocupacional:
Entre as principais vantagens dessa prática, estão a redução de custos e a melhoria no nível de eficiência. Saiba mais sobre o assunto e veja como implementar da melhor forma em sua empresa!
O que é o Outsourcing?
Outsourcing é uma ferramenta de gestão em que uma empresa delega algumas atividades a outra empresa por meio de um contrato de prestação de serviços.
A empresa contratada é especializada na realização dessas atividades, podendo se responsabilizar por um departamento inteiro da contratante.
O outsourcing é o oposto do Insourcing: no último cenário, a delegação de atividades ocorre internamente, ou seja, as tarefas são realizadas internamente por setores especializados.
Quais são as vantagens do outsourcing?
O outsourcing pode ser muito vantajoso para as empresas. Vamos considerar algumas das principais vantagens:
Foco no que é mais importante
Com o outsourcing, a empresa contratante direciona o foco ao core business, dedicando mais tempo às tarefas mais estratégicas, aquelas que geram valor para o cliente.
Mais flexibilidade
A transferência da responsabilidade por processos simplifica o organograma da empresa, e isso otimiza a capacidade dela de ajustar-se às transformações.
A flexibilidade é perceptível inclusive nas finanças, pois o outsourcing ajuda a reduzir custos fixos e a aumentar custos variáveis, favorecendo uma gestão de recursos mais racional.
Conforme dados divulgados pela Deloitte, 59% das empresas do mundo recorrem a essa prática para diminuir gastos.
Melhor desempenho
A contratação de especialistas em uma área pode oferecer maior nível de qualidade no desempenho das tarefas e aumento da produtividade.
Aprendizagem
As práticas administrativas usadas pela empresa de outsourcing tendem a motivar mudanças benéficas nos processos da empresa contratante.
Mais colaboração
A estrutura mais enxuta da empresa contratante permite romper os silos organizacionais, otimizando a cooperação entre os profissionais e as equipes.
Menos riscos trabalhistas
Outra vantagem é a redução de riscos trabalhistas, já que os profissionais não têm vínculo com a empresa contratante, mas com a prestadora de serviços.
Quais são as desvantagens do outsourcing?
Apesar de haver muitas vantagens em adotar o outsourcing, também há desvantagens. Convém falar sobre elas também:
Menos Controle devido ao outsourcing
A empresa que contrata os serviços deve ter cuidado para não se distanciar demais das atividades delegadas, desatualizando-se sobre os processos.
Dificuldade de comunicação e integração
Nem sempre as formas de operação da contratante e da contratada estão em alinhamento. Nesse caso, os processos podem ficar travados.
Perda de confidencialidade e segurança
No outsourcing, é comum que informações sigilosas sejam passadas a terceiros. Para evitar problemas, é muito importante inserir uma cláusula de confidencialidade no contrato.
Exemplos de outsourcing
Vamos considerar alguns exemplos de outsourcing. Confira quais áreas empresariais podem ser beneficiadas por essa prática:
Saúde e bem-estar
Atualmente, as empresas revelam muita preocupação com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. Nesse sentido, atividades do setor de RH podem ser transferidas, pois há muitos processos passíveis de aprimoramento por uma empresa de outsourcing:
- SESMT: a legislação atualizada permite que os Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho sejam feitos por uma empresa parceira;
- Diagnóstico de Saúde: é o mapeamento de indicadores e aspectos baseados nos hábitos de vida, ocupacionais e alimentares (essa análise permite identificar os perfis de saúde dos colaboradores);
- SIPAT: por meio do outsourcing, é possível realizar dinâmicas para a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, que é obrigatória conforme a NR 5;
- Abril Verde: ações com a finalidade de promover segurança, saúde e prevenção de acidentes no ambiente de trabalho;
- PCR e outros exames: é possível implantar exames como o de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR) por meio de uma prestadora de serviços;
- Biofeedback: a análise das reações do corpo por meio de métodos que mensuram os processos fisiológicos, como o objetivo de resolver casos médicos (como uma dor de cabeça, por exemplo).
Ergonomia
A ergonomia expressa a preocupação dos gestores em criar um ambiente confortável, bem adaptado para o trabalhador. Uma empresa parceira pode realizar diferentes atividades nesse sentido:
- análise ergonômica do trabalho;
- consultoria ergonômica;
- formação de um comitê de ergonomia, formado por um profissional especializado (ergonomista);
- laudo ergonômico, que é um documento que define padrões para uma determinada atividade.
Tecnologia
Uma empresa parceira pode fornecer equipamentos de TI e gerenciar os dados. Essa responsabilidade pode ser totalmente delegada ou a parceria pode ser um apoio constante para a área de Tecnologia da Informação da empresa contratante.
Marketing
Serviços externos de marketing, físico e digital, podem ser contratados por uma empresa. Assim, ela pode delegar tarefas como a criação de imagens, de logomarcas, planejamento e execução de campanhas. Além disso, a parceria pode ficar responsável por toda a estratégia de marketing da empresa contratante.
Contabilidade
A empresa contrata serviços de contabilidade para cuidar de questões como relatórios, balanço patrimonial, planejamento tributário, folha de pagamento e outras.
Jurídico
O outsourcing ajuda a empresa a se manter sempre em dia com as leis, evitando problemas na esfera administrativa e na esfera judicial.
Qual é a diferença entre terceirização e outsourcing?
Na verdade, o outsourcing é um tipo de terceirização, mas com algumas características específicas. A terceirização se refere a serviços que apresentam pouca ou nenhuma relação com a atividade principal da empresa contratante.
O outsourcing, por sua vez, é uma terceirização mais estratégica, em que a empresa presta um serviço mais personalizado e completo. Dessa forma, causa impactos positivos no valor entregue aos clientes, sejam internos ou externos.
Como aplicar o outsourcing nas empresas?
Existem alguns passos que vão ajudar a escolher os serviços que deverão ser terceirizados e a empresa de outsourcing:
Avalie a empresa
O passo inicial é fazer um estudo interno e identificar as atividades-chave e secundárias e quais podem ser transferidas para uma parceira.
Embora seja permitido por lei, a atividade-fim não deve ser transferida porque envolve muitas responsabilidades e informações que devem permanecer apenas na empresa.
Pesquise os fornecedores
Na hora de escolher uma empresa prestadora de serviços, é oportuno considerar alguns critérios. Você pode, por exemplo, analisar se a empresa de outsourcing apresenta:
- soluções personalizadas para diferentes tipos de negócio;
- atuação em todo o Brasil para suprir as demandas de empresas com operações pulverizadas;
- amplo portfólio de soluções;
- clientes de diferentes portes, tipos e realidades.
Selecione e contrate a melhor opção para o outsourcing
Após a escolha, negocie o modelo de contrato e a forma de contratação. Analise o custo-benefício, comparando o valor cobrado com os serviços, a qualidade e a expertise que a empresa oferece.
Integre a equipe e os sistemas
Para evitar problemas de desalinhamento, recomenda-se trabalhar a integração entre a equipe externa e a interna. Analise ainda os processos já existentes e estabelecidos e a necessidade de ajustes.
Analise os resultados do outsourcing
Aplique métricas e indicadores para acompanhar os resultados e certificar-se de que estão conforme as expectativas. Dessa forma, você não perderá o controle sobre as atividades transferidas.
Para mais detalhes sobre ergonomia e bem-estar dos colaboradores, entre em contato conosco. Veja como podemos ajudar sua empresa!