Se você já fez alguma doação ou atuou de forma voluntária em um projeto, deve ter percebido como foi boa a sensação de participar dessas ações. A solidariedade faz bem, e há provas de que isso é verdade. A saúde mental de quem ajuda, muitas vezes, tem impactos mais positivos do que a de quem recebe.
Mas o que as empresas têm a ver com isso? Elas são essenciais para estimular as equipes a participarem de projetos solidários. Como resultado, verão profissionais mais engajados e, consequentemente, mais produtivos.
Outra forma de pensar na felicidade e performance da equipe é com práticas que estimulem a endorfina. Veja nesse material:
Vamos entender melhor sobre solidariedade e como a empresa pode se beneficiar da solidariedade e dos efeitos dela nos times? Continue a leitura!
Qual o conceito de solidariedade?
A palavra solidariedade tem origem francesa, e tem a ver com reciprocidade, com responsabilidade mútua. Deu para perceber que esse conceito já diz muito sobre o fato de ela ser uma via de mão dupla, ou seja, de beneficiar tanto quem se doa quanto as pessoas que recebem uma ajuda.
É por isso que a maioria de nós se sente tão bem após participar de uma ação benéfica, de “fazer o bem”. A importância disso é tão grande que a Organização das Nações Unidas (ONU) estabeleceu uma data para lembrar esse, que é um dos valores fundamentais da humanidade: 20 de dezembro celebra o Dia Internacional da Solidariedade Humana.
Entre os benefícios de participar de atos solidários, podemos mencionar:
- sensação de bem-estar;
- aumento da autoestima;
- senso de cooperação;
- troca de ideias e de sentimentos entre as pessoas.
Para a ONU, o significado é ainda mais abrangente. Ele trata da promoção dos direitos humanos, do reforço das ações de paz e da lembrança de que compromissos e acordos mundiais devem ser respeitados.
Como a solidariedade impacta a saúde mental?
Inspiração é a palavra-chave quando pensamos na relação entre a saúde mental e a solidariedade. Para você ter uma ideia, estudo realizado pela Universidade da Colúmbia Britânica mostrou que a prática de apenas um ato de gentileza por dia ajudou pessoas em tratamento para ansiedade a melhorar sua condição.
A pesquisa concluiu que os níveis dos chamados “hormônios da felicidade” — a dopamina e a serotonina — aumentaram entre os participantes do experimento. Melhor do que isso: aquela sensação de isolamento, característica dos ansiosos, diminuiu, mesmo em quem apresentava quadros de fobia social.
Ainda está em dúvida sobre os benefícios da prática da solidariedade para a saúde mental das pessoas? Veja essa lista, que traz vantagens bastante significativas:
- ajuda a reduzir efeitos negativos de condições psicológicas e doenças físicas;
- libera hormônios do organismo, como a dopamina e a serotonina, que promovem a diminuição da sensação de dor e desconforto;
- promove um efeito duradouro, pois as sensações provocadas pelas ações solidárias são retomadas, sempre que elas são lembradas;
- contribui para diminuir o estresse por favorecer o sentimento de alegria;
- melhora a autoconfiança etc.
Ações solidárias para promover a saúde mental dos colaboradores
Nem precisamos reforçar, diante do que vimos até aqui, o quanto os sentimentos de altruísmo, empatia e tolerância são importantes para melhorar o relacionamento entre as equipes. A boa notícia é que há várias formas de agir, quando o assunto é a saúde mental no trabalho.
A promoção de ações solidárias é uma das estratégias para fortalecer a marca empregadora. Muitas vezes, elas são mais simples de organizar do que você imagina. Veja alguns exemplos:
- visita a lares para idosos ou para crianças, hospitais e creches;
- organização de grupos para doação de sangue;
- busca de voluntários para atuação em ONGs e projetos sociais;
- estímulo à adoção de animais abandonados;
- coleta e doação de roupas, alimentos e brinquedos, entre outros.
Como promover ações solidárias na empresa?
A solidariedade pode ser considerada pelas empresas ao pensar em ações para garantir o bem-estar profissional da equipe. Para isso, é preciso engajar os colaboradores na causa, fazendo com que eles se sintam parte desse projeto transformador em suas vidas.
Em geral, cabe ao setor de Recursos Humanos fazer o planejamento dessas iniciativas, encontrando formas de alinhar as estratégias de negócio e as ações de impacto social que pretende promover. Afinal, até mesmo a solidariedade deve ser estratégica quando falamos de empresas.
Ao encontrar um propósito em comum com seus colaboradores, o negócio terá resultados altamente positivos, como:
- sensação de pertencimento;
- fortalecimento da relação entre a empresa e a comunidade;
- possibilidade de desenvolver novas competências entre os profissionais;
- melhoria do clima organizacional e das relações entre as equipes;
- favorecimento da atração e retenção de talentos;
- impacto positivo sobre a reputação do negócio.
Antes de como começar com passo a passo abaixo, confira esse guia completo de como e por que as empresas devem agir em prol da saúde mental da equipe:
Faça um diagnóstico e escolha a causa a apoiar
No campo externo, é preciso conhecer quais são os principais desafios socioambientais da comunidade em que a empresa está inserida. Internamente, vale fazer uma pesquisa entre os colaboradores, para entender quais os potenciais de engajamento deles a essas causas.
Cruzando as informações, será possível estabelecer ações de solidariedade que trarão impactos à sociedade, ao mesmo tempo em que alcançarão os objetivos do RH em relação ao bem-estar dos profissionais. Não se esqueça de engajar as lideranças nesse processo.
Planeje as ações realizadas
Aqui, você precisará organizar as estratégias adotadas para reunir os colaboradores que participarão do projeto e como elas serão executadas. Separe o orçamento disponível, estabeleça quem serão os profissionais influenciadores, que apoiarão o engajamento dos times, e defina a infraestrutura necessária para desenvolver o trabalho.
Não se esqueça de relacionar os objetivos e os resultados esperados e determinar as métricas de acompanhamento das ações. O monitoramento é fundamental para propor melhorias, quando necessário.
Comunique o projeto de solidariedade e coloque em ação
A comunicação é essencial para que o estímulo à solidariedade alcance todos os colaboradores da empresa e faça o projeto funcionar conforme planejado. Por isso, é importante desenvolver uma campanha de conscientização. É ela que vai conscientizar e, com isso, mobilizar as pessoas a participar das ações propostas.
Lembre-se de mostrar com clareza os benefícios que esses atos vão gerar neles mesmos, como a melhora da saúde mental e a sensação prazerosa de levar gentileza e generosidade a outras pessoas. Use os canais de comunicação já estabelecidos na empresa para isso.
Estimular a solidariedade entre as equipes é uma forma de manter a autoestima, a autoconfiança e o espírito de coletividade em alta. Tudo isso contribui para que os profissionais se sintam mais engajados e, por consequência, atuem com mais entusiasmo. O resultado é aumento da produtividade e melhoria do clima organizacional. O mais interessante de tudo é que sua marca ganha todos esses benefícios ao ajudar outras pessoas!
Uma boa oportunidade para promover ações solidárias entre os colaboradores da empresa é usar os chamados “meses coloridos” para a abordagem sobre o assunto. As campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul tratam da saúde da mulher e do homem, e podem ser uma excelente opção para trabalhar esses temas. Quer uma ajuda para isso? Baixe nosso guia completo de ações corporativas inovadoras para esse período!
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