O conteúdo a seguir se baseou no modelo proposto pelas pesquisadoras Katharine e Isabel Briggs Myers (mãe e filha), chamado Myers-Brigs Type Indicator, MBTI. Esse modelo, por sua vez, fundamentou-se nos tipos de personalidade definidos por Carl Jung, famoso psicanalista do século XX.
Todo esse estudo te ajuda no desenvolvimento do autoconhecimento, o que te garante uma melhora da autoestima. No campo profissional, você tem consequências como conhecer limites e potenciais, de forma a trabalhar cada um deles.
Esses fatores impactam também na saúde mental, evitando problemas como o estresse no trabalho.
Isso vai favorecer uma carreira bem sucedida. Leia nosso post e confira quais são os tipos de personalidades!
Analistas ou racionais
O primeiro grupo envolve quatro tipos de personalidade, sendo que todos abrangem perfis de pessoas analistas ou racionais:
1. Arquiteto
O arquiteto é um tipo que compõe somente dois por cento da população. Pessoas desse tipo são imaginativas, ambiciosas, decisivas, curiosas, mas não desperdiçam energia.
Em relação à carreira, o arquiteto dificilmente se satisfaz com trabalhos fáceis: ele gosta de enfrentar desafios e problemas relevantes.
1.1 No trabalho
Como colaboradores, eles são independentes, não gostam de participar de reuniões nem de avaliações baseadas na simpatia e não dos méritos do colaborador.
Na posição de liderança, ele não se dedica à microgestão, priorizando estratégias mais abrangentes e permitindo que outros colaboradores lidem com as tarefas de rotina.
2. Lógico
Os traços de uma personalidade lógica são intuição, introversão, prospecção e tempo dedicado a pensar. Sua abordagem em relação a alguns aspectos da vida não é convencional.
Os lógicos são pessoas incomuns, sendo que são poucos os ambientes de trabalho destinados a eles. Com um pouco de esforço, os lógicos encontram formas de se destacar em diferentes carreiras.
2.1 No trabalho
Os lógicos costumam ser colaboradores engenhosos e inovadores. Eles se sentem bem diante de desafios complexos. Por outro lado, sentem-se desmotivados diante de atividades que limitam sua autonomia ou os compelem a trabalho pesado. Embora gostem de atividades que exijam concentração, eles também buscam variedade.
Quando assumem a gestão dos negócios, os lógicos são flexíveis e tolerantes. Porém, tendem a ser exigentes, percebendo logo falhas e irregularidades no ambiente de trabalho.
3. Comandante
Os comandantes se destacam entre os tipos de personalidade por serem líderes por natureza. Geralmente, apresentam carisma e passam confiança.
No âmbito da carreira, os comandantes revelam o que têm de mais ousado, por serem ideais para ocupar cargos de gestão, combinando sua determinação e sua inteligência na proposição de soluções e inovações.
3.1 No trabalho
O comandante, apesar de sua capacidade de liderança, ajusta-se bem a qualquer posição hierárquica. Em qualquer cargo que ocupem, os comandantes tomam a iniciativa, realizam feitos inesperados e expõem suas opiniões, conseguindo influenciar as atitudes dos colegas.
4. Inovador
O inovador é conhecido como “advogado do diabo”, conseguindo demolir argumentos e crenças simplesmente porque se diverte com isso.
Os inovadores sentem-se atraídos pela ideia de atuar com produtividade e gostam de ser prestativos. Costumam desenvolver soluções para problemas intelectuais e técnicos.
4.1 No trabalho
Os inovadores sentem-se à vontade para ir contra as ideias dos gestores. Geralmente, são avessos a regras e restrições. Por outro lado, são bem receptivos às críticas que orientam para o melhor desempenho.
Como gestores, eles são flexíveis e apresentam mente aberta. Também desejam que os outros tenham uma mentalidade aberta. Outra característica é que são capazes de avaliar com muita objetividade o melhor plano a adotar.
Diplomatas ou idealistas
O segundo grupo de tipos de personalidade envolve os diplomatas, os mediadores, os protagonistas e os ativistas:
5. Advogado
É um tipo raro de personalidade, correspondendo a menos de um por cento das pessoas. O advogado é um sonhador, mas não é ocioso: ele toma iniciativas a fim de alcançar seus objetivos com resultados duradouros.
Quanto à carreira, os advogados costumam se sentir sufocados, a não ser que o trabalho ofereça autonomia para que eles atuem conforme sua consciência e seu bom senso.
5.1 No trabalho
Na condição de funcionário, o advogado valoriza a autonomia e a cooperação, sempre disposto considerar as opiniões dos gestores. Esse pode ser um ponto importante para determinar a execução de um bom trabalho em equipe.
Como gestor, esse tipo de personalidade prefere capacitar seus colaboradores de forma que eles sejam capazes de pensar e atuar com independência.
6. Mediador
O mediador sempre procura encontrar o que há de melhor mesmo em pessoas e eventos duvidosos. Em geral, ele é reservado, tímido e calmo.
Os mediadores buscam uma carreira que cuide de suas contas e que, ao mesmo tempo, que seja gratificante. Se o trabalho não envolver muitos telefonemas nem interações sociais, ótimo.
6.1 No trabalho
Como colaborador, o mediador é leal, honesto, atento, otimista e orgulha-se de ser o que é. Sente-se mais motivado quando pensa em ajudar os demais, sem muita preocupação com resultados financeiros nem com listas.
Como gestor, o mediador respeita seus colaboradores como pessoas que têm direitos e ouve suas opiniões. Por outro lado, ele pode detalhar tarefas e definir limites, gerando estresse na equipe.
7. Protagonista
O protagonista orgulha-se de guiar os outros a trabalhar em equipe com o objetivo de melhoria pessoal e coletiva. Ele não teme falar sempre que julgar necessário.
Quanto à carreira, os protagonistas são motivados e criativos, sendo capazes de desenvolver formas de servir e de elevar as pessoas em qualquer tipo de empresa.
7.1 No trabalho
Na condição de colaboradores, eles desejam provar seu valor e impressionar seus superiores. Conseguem assumir diferentes responsabilidades de boa vontade e com eficiência. O protagonista gestor trata cada funcionário como uma pessoa especial, com qualidades únicas.
8. Ativista
O ativista é um espírito livre, geralmente ele alegra a festa, alimentando muito interesse em usufruir de conexões sociais. Corresponde a 7% da população.
Para escolher sua carreira, o ativista sente dúvidas por causa das muitas opções fascinantes que existem.
8.1 No trabalho
Os ativistas colaboradores costumam impressionar os gestores com sua capacidade de adaptação e sua criatividade. São ótimos ouvintes também.
O ativista gestor prefere atentar ao quadro geral, dando aos funcionários a oportunidade de lidar com detalhes da forma como julgarem melhor.
São peças importantes para fomentar o bem-estar no trabalho.
Sentinelas
Os sentinelas ou guardiões envolvem tipos de personalidade atenciosos, que gostam de ajudar e proteger os outros:
9. Logístico
O tipo logístico equivale à maior parte da população, aproximadamente 13%. Ele assume a responsabilidade pelo que faz, trabalhando sempre com paciência e objetividade. O logístico almeja uma carreira estável e, portanto, pensa em longo prazo.
9.1 No trabalho
Por ser muito responsável, o logístico é preferido para projetos pouco populares. É o que chamamos de “pau para toda obra”. Como os logísticos são sensíveis à crítica, podem ser inflexíveis algumas vezes.
Na posição de gestor, o logístico tende a ser rigoroso na cobrança das tarefas, podendo fazer críticas mais duras aos colaboradores.
10. Defensor
O defensor é um grande altruísta, retribuindo bondade com bondade. Quando deposita confiança no trabalho e nas pessoas, ele se envolve com generosidade e entusiasmo.
O fato de desenvolver uma ética de trabalho notável e de ajudar os outros faz com que os defensores se ajustem a diferentes carreiras profissionais.
10.1 No trabalho
Na posição de funcionário, o logístico destaca-se por sua humildade, paciência e engajamento com o trabalho.
Como gestor, ele é caloroso e atencioso, respondendo perguntas e preferindo trabalhar ao lado de seus colaboradores.
11. Executivo
O executivo é um tipo que preza pela ordem, honestidade, dedicação e outros valores morais. Costuma dar duro para garantir a união de todos.
A lealdade dos executivos faz com permaneçam com um único empregador. Eles costumam manter a imagem de bons cidadãos durante suas carreiras.
11.1 No trabalho
Como colaborador, o executivo segue as regras, ainda que, algumas vezes, seja inflexível e teimoso. Mas pode se abrir a inovações que se revelem eficazes.
Como gestor, o executivo gosta de organizar os trabalhadores em times capacitados. Não tolera preguiça e outras condutas indevidas.
12. Cônsul
É o segundo tipo de personalidade mais comum: 12% da população. Os cônsules são populares e muito sociais. Costumam seguir a carreira de administradores e organizam as pessoas e o ambiente ao qual pertencem.
12.1 No trabalho
Como colaborador, o cônsul gosta de responsabilidades bem definidas, sendo paciente, trabalhador e eficiente, além de respeitar a autoridade dos superiores.
Gerenciando, o cônsul descobre formas de engajar todos os profissionais, acelerando as relações para que as atividades sejam realizadas corretamente.
Exploradores
Finalmente, chegamos ao último grupo, que reúne os seguintes tipos de personalidade: virtuoso, aventureiro, empresário e animador.
13. Virtuoso
O virtuoso gosta de explorar de forma direta, investigando as coisas ao seu redor. Geralmente, ele desenvolve projetos úteis.
Quanto à carreira, os virtuosos geralmente são engenheiros, mecânicos, designers gráficos e cientistas forenses.
13.1 No trabalho
Como funcionários, eles querem mais espaço. Sentem-se limitados diante de muitas regras e podem se tornar obstinados diante de críticas.
Como gestores, eles tratam os subordinados como gostariam de ser tratados. Não oferecem muitos feedbacks, mas sabem ouvir na busca por soluções práticas para os problemas.
14. Aventureiro
O aventureiro é introvertido, mas gosta de inovar, indo além dos limites das convenções. É sensível aos sentimentos alheios e estimula a harmonia. Em sua carreira, ele procura mais do que poder e riqueza: busca a liberdade para criar.
14.1 No trabalho
O aventureiro, na posição de colaborador, não gosta de ser controlado, revela-se um grande solucionador de problemas e raramente se expõe a perigos.
Na gestão, ele não é dominador, pode ser um bom ouvinte e dá aos subordinados autonomia para agirem como devem.
15. Empresário
Os empresários gostam de ser o centro das atenções, mantêm uma conversa enérgica, têm um comportamento mais arriscado.
Ação é a palavra-chave quando se fala em carreira para os empresários. Eles pensam e tomam decisões rápidas.
15.1 No trabalho
Para o empresário, assumir a função de subordinado pode ser difícil, pois não gosta de seguir as determinações dos outros.
Na posição de gestor, ele se sente mais à vontade. É prático e consegue identificar, com mais eficiência e rapidez, o que pode ser melhor para o negócio.
16. Animador
Os animadores dedicam muito tempo a encorajar os outros. Gostam de ver os outros tão alegres e estimulados quanto eles mesmos.
O animador tem qualidades únicas em algumas carreiras, mas não são recomendados para outras, pois refletem o clima do ambiente de trabalho. Entre as profissões, podemos citar: guias turísticos, planejadores de eventos, representantes de vendas.
16.1 No trabalho
Como funcionário, o animador gosta de inovações, detestando atividades bem definidas e repetitivas. É ótimo para participar de brainstormings.
Como gestor, ele se esforça para animar e divertir sua equipe. Ele quer se sentir parte do time de profissionais — muito mais do que alcançar status social e demonstrar autoridade.
Mostramos os 16 tipos de personalidade, as principais características de cada um. Certamente você se enquadra em algum deles.
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