Trabalho híbrido: o que você precisa saber sobre ele?

Trabalho híbrido: o que você precisa saber sobre ele?
O que é trabalho híbrido?
Como funciona essa modalidade de trabalho?
Quais as principais vantagens e desvantagens do trabalho híbrido?
Categoria: Qualidade de Vida

O trabalho híbrido vem se consolidando no mercado a ponto de já experimentar algumas introduções no novo mundo: o metaverso. Há grande interesse das organizações nesse recurso, que faz parte do futuro imediato e está abrindo suas portas para as empresas.

Sendo assim, mesmo que envolva muitos desafios, a adaptação ao trabalho híbrido está sendo significativa: cerca de 8,2 milhões de brasileiros ativos (11%) conduziram suas atividades profissionais remotamente entre maio e novembro de 2020.

Continue a leitura e confira o que você precisa saber sobre o trabalho híbrido.

O que é trabalho híbrido?

O trabalho híbrido é uma forma moderna de flexibilizar o local de trabalho. Desse modo, consiste em um modelo no qual o colaborador pode desempenhar suas funções a partir de qualquer lugar, além das instalações da empresa.

Nesse modelo, os colaboradores podem continuar seu trabalho em casa, ao longo de uma viagem ou na própria sede da organização. Portanto, o termo “híbrido” se refere às possibilidades múltiplas que oferece.

É claro que é indispensável que exista compatibilidade com o tipo de trabalho desenvolvido na empresa pelo colaborador. Mas, em princípio, esse seria um dos únicos obstáculos para que o trabalho híbrido se consolidasse nas empresas em geral na volta ao trabalho no contexto pós-pandemia.

Como funciona essa modalidade de trabalho?

Essencialmente, o colaborador desenvolve seu trabalho no regime home office em parte da semana e, em outros dias, realiza suas atividades de modo presencial ou passa na empresa para levar e trazer documentos. Tudo dependerá dos acertos que as partes fizerem.

Para que o colaborador desempenhe suas funções de forma adequada e eficiente e, ao mesmo tempo, esteja devidamente amparado, alguns princípios e cuidados devem ser adotados. Acompanhe, a seguir, as principais frentes que a gestão precisa observar.

Legislação pertinente

O primeiro cuidado consiste em verificar o que existe de previsão legal para o tema, a fim de evitar tropeços nas medidas que a empresa pretende tomar. Nesse sentido, leve em conta, entre outras, especialmente as previsões dos seguintes diplomas legais:

Entendimento entre as partes

Uma vez que nem tudo está definido na legislação, é muito importante que o empregador e os colaboradores entrem em entendimentos formais sobre diferentes aspectos que podem surgir. Além disso, deixe bem claro para todos quais são as diretrizes da empresa para a realização do trabalho híbrido.

De todo modo, entre os principais pontos que precisam ser acertados entre empresa e colaboradores, estão:

  • o controle e o limite de jornada de trabalho;
  • a agenda com os dias de comparecimento presencial;
  • a divisão dos custos operacionais;
  • a segurança dos colaboradores;
  • a disponibilidade de equipamento necessário (considere os aspectos de saúde e tecnologia);
  • a comunicação entre as partes.

Quais as principais vantagens e desvantagens do trabalho híbrido?

Considerando as perspectivas do trabalho híbrido, algumas vantagens e desvantagens do modelo já são conhecidas. Veja, a seguir, as que mais têm se destacado.

Vantagens do modelo híbrido de trabalho

Para o colaborador:

Para a empresa:

  • redução de custos operacionais e administrativos internos;
  • flexibilidade no trabalho;
  • fortalecimento da cultura organizacional;
  • menor rotatividade de funcionários;
  • retenção e atração de talentos;
  • maior produtividade.

Desvantagens do modelo híbrido de trabalho

As desvantagens ainda observadas no sistema abrangem questões que podem ser trabalhadas e resolvidas, como algumas organizações já o fazem. São fatores que dizem respeito a: infraestrutura para o trabalho fora da empresa, gestão do tempo, gestão de pessoal, e resistência de algumas lideranças a esse modelo de trabalho.

Como cuidar dos colaboradores nesse modelo de trabalho?

Como ficou claro, os gestores precisam tomar algumas medidas para organizar o modelo e fazê-lo funcionar bem no interesse das partes. Da mesma forma, é preciso trabalhar para corrigir situações que se mostram como desvantagens.

Para esse fim, trazemos dicas práticas para dar o suporte necessário aos colaboradores no formato híbrido de trabalho. Acompanhe!

Aprimore a comunicação para que seja eficiente

Leve em conta a distância e os meios de comunicação disponíveis. Desenvolva formas objetivas de transmitir a informação, tipos de comunicação utilizados, horários mais adequados e o que mais for necessário para facilitar as relações.

Crie uma rotina de delegação de tarefas

Uma forma muito boa de gestão à distância é a delegação de tarefas a serem realizadas ou de metas a serem atingidas. Converse antes com a equipe, oriente os melhores procedimentos e desenvolva boas práticas para esse fim. Corrija o que for necessário, apare as arestas e, finalmente, faça a gestão dos resultados.

Capacite a equipe para a participação em videoconferências

Videoconferências, para serem eficientes, não podem se tornar palestras à distância. Na verdade, são reuniões de trabalho e, às vezes, é preciso que todos participem, sobretudo quando é uma reunião da liderança com um colaborador. Assim, desenvolva regras e defina a ética para o encontro, a fim de que seja operacionalmente eficiente.

Ofereça benefícios para o trabalho híbrido

Tudo vai depender das possibilidades da sua organização, mas considere oferecer alguns benefícios que tornam o trabalho híbrido mais fácil e atraente para os colaboradores. Assim, pense nestas possibilidades:

  • ofereça uma cadeira ergonômica (entre outros cuidados para garantir ergonomia no home office);
  • adote um software de gestão para facilitar a comunicação;
  • ofereça uma ajuda de custo;
  • facilite a escolha dos dias presenciais.

Enfim, use sua criatividade dentro das condições da empresa e obtenha o melhor do trabalho híbrido. Assim, esse modelo será bom para os colaboradores e bom para a organização.

Como você pôde ver, o modelo de trabalho híbrido oferece vantagens tanto para a empresa como para os colaboradores. Porém, requer algumas medidas para que tudo seja ordenado e conduzido sem irregularidades. Ao mesmo tempo, algumas dicas, como as mostradas aqui, podem facilitar as coisas para o gestor.

Entre em contato conosco e veja como a BeeCorp pode ser sua parceira na condução da melhor estratégia para esse modelo de trabalho.

BLOG DA BEECORP
Você também pode se interessar
Qualidade de Vida
Mindset no trabalho: como aumentar o desempenho da equipe

Mindset no trabalho: como aumentar o desempenho da equipe Por: Carina Martins

Um dos termos que ganhou mais notoriedade nos últimos anos foi mindset. Embora muito se fale a respeito, nem todos entendem sua real definição e o impacto que o mindset...
Qualidade de Vida
O que é procrastinar? Guia rápido para vencer esse problema no dia a dia

O que é procrastinar? Guia rápido para vencer esse problema no dia a dia Por: Carina Martins

‘Deixar para depois’ ou ‘enrolar’ uma atividade é procrastinar. Para fazer isso, o procrastinador realiza atividades que geram um prazer imediato, são mais fáceis ou não são prioridade. Sobre...
Qualidade de Vida
Ginástica laboral: o que é, tipos e principais benefícios

Ginástica laboral: o que é, tipos e principais benefícios Por: Carina Martins

Ginástica Laboral é o tipo de ginástica realizada no trabalho com exercícios de curta duração (entre 10 e 15 minutos) com o objetivo de melhorar a saúde e a...
Qualidade de Vida
Alimentação saudável: como adotar e aumentar a produtividade no trabalho

Alimentação saudável: como adotar e aumentar a produtividade no trabalho Por: Carina Martins

Para pensar o que é alimentação saudável, podemos considerar que os nutrientes dos alimentos que ingerimos abastecem nossas células e constituem nosso corpo. Por isso, nossa alimentação impacta na...
Qualidade de Vida
Crise de ansiedade: aprenda a identificar, controlar e tratar

Crise de ansiedade: aprenda a identificar, controlar e tratar Por: Felipe Alvares

Para identificar uma crise de ansiedade observe a presença de alguns dos sinais mais característicos, como: taquicardia; agitação de braços e pernas; fala acelerada; respiração ofegante; irritabilidade; tensão muscular...
Qualidade de Vida
Luto: veja quais são as fases e entenda mais sobre esse processo

Luto: veja quais são as fases e entenda mais sobre esse processo Por: Felipe Alvares

Todas as pessoas um dia experimentarão o luto em suas vidas. Trata-se de um processo natural, mas que não deve ser deixado de lado nem pela própria pessoa, nem...
Qualidade de Vida
Autoconhecimento: o que é, importância e como desenvolver

Autoconhecimento: o que é, importância e como desenvolver Por: Felipe Alvares

Autoconhecimento é a consciência que cada um tem de si diante das situações que a vida apresenta. Isso envolve conhecer e entender os pontos positivos e negativos da própria...
Qualidade de Vida
Como manter a saúde mental em meio ao estresse no trabalho?

Cansaço mental: causas, sintomas e como evitar Por: Carina Martins

Recentemente, diferentes manchetes nos meios de comunicação despertaram a atenção do público para um tema que não costumava ser abordado diretamente: a saúde mental. Com o foco nessa questão, outros...
Qualidade de Vida
Tipos de personalidade: veja os 16 tipos e descubra o seu!

Tipos de personalidade: veja os 16 tipos e descubra o seu! Por: Felipe Alvares

O conteúdo a seguir se baseou no modelo proposto pelas pesquisadoras Katharine e Isabel Briggs Myers (mãe e filha), chamado Myers-Brigs Type Indicator, MBTI. Esse modelo, por sua vez, fundamentou-se...
SOLUÇÕES EM DESTAQUE
Qualidade de vida, Saúde e Ergonomia
Preparado para transformar pessoas e negócios?
O investimento em saúde, segurança e qualidade de vida impacta diretamente nos resultados da sua organização.
Fale com nossos especialistas
x

Solicite uma proposta







    Assine nossa newsletter

      Autor
      Carina Martins

      Head de Marketing e Inside Sales BeeCorp | Jornalista e Especialista em Comunicação Corporativa

      Fale com consultor!

      Fale com um consultor

        Cadastrar currículo